Desenvolvido no final do século XIX, o AIDA é um dos mais antigos modelos ("frameworks") usados em publicidade e uma das fórmulas de copywriting mais utilizadas atualmente.

A versão atualizada da AIDA define 4 etapas básicas para persuadir clientes em potencial: atenção, interesse, desejo e ação.

A Oridem do AIDA

A origem do termo AIDA é atribuído a Elias St. Elmo Lewis em um artigo de 1898 sobre publicidade, que menciona os três princípios aos quais um anúncio deveria obedecer:

“A missão de um anúncio é atrair um leitor, de modo que ele vai olhar para o anúncio e começar a lê-lo; em seguida, vai se interessar por ele e vai continuar a lê-lo; depois, para convencê-lo (desejo), de modo que quando ele ler, ele vai acreditar. Se um anúncio publicitário contém estas três qualidades de sucesso, é um anúncio publicitário bem-sucedido.”

O termo “agir” foi incluído posteriormente, formando o acrônimo AIDA.

O que é AIDA?

AIDA é uma fórmula de modelo aplicado de estímulo-resposta que o copywriter pode seguir na escrita do copy.

  • Atenção: o consumidor descobre uma categoria, produto, serviço ou marca (geralmente por meio da publicidade).
  • Interesse: o consumidor quer aprender sobre os benefícios do produto/serviço e como resolve suas necessidades ou se encaixa em seu estilo de vida.
  • Desejo: o consumidor começa a gostar da marca, produto ou serviço.
  • Ação: o consumidor decide experimentar (trial) ou comprar.

Como fazer uma copy AIDA?

O propósito de aplicar o método AIDA no copywriting de Inbound Marketing é guiar efetivamente o receptor da mensagem por quatro estágios - Atenção, Interesse, Desejo e Ação - para incentivar a decisão de compra do produto ou serviço que está sendo promovido.

Para fazer uma copy usando o método AIDA, você precisa:

  1. Captar a atenção do cliente, seja por um slogan atraente, uma headline poderosa, uma promoção (desconto ou algo grátis) ou um vídeo (como Instagram Reels ou YouTube) demonstrando como um problema pode ser solucionado.
  2. Destacar os benefícios do produto ou serviço (ATENÇÃO: aqui é para apresentar as vantagens, em vez de listar aspectos descritivos do produto/serviço).
  3. Incluir prova social, como depoimentos e testemunhos, para criar o desejo, gerar confiança e servir como agente motivador para a pessoa decidir comprar.
  4. Direcionar para a compra, seja por um link direto ou um botão de call-to-action.

Você pode usar o AIDA em praticamente todo copy de marketing.

Ah, e outra fórmula que pode ser interessante para você, é a PAS.


Fonte: Copywriting - Volume 1: O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americano.