As pessoas tendem a agir mais para evitar a dor do que para obter vantagens (ganhos).

Por isso, no seu copywriting, você deve primeiro definir qual é o problema do cliente.

Assim, você pode despertar as emoções no cliente que o levarão à compra do seu produto ou contratação do seu serviço.

A fórmula PAS de copywriting conduz o cliente por 3 etapas no conteúdo, em que ele se identifica com o problema, tem uma agitação emocional e, então, o leva para a solução que direciona para a compra do produto ou contratação do serviço.

3 etapas da fórmula PAS de copywriting

"Pode ser a fórmula de vendas mais confiável já inventada."
– Dan S. Kennedy
  • Problema: escreva o problema do cliente de forma clara e objetiva, o suficiente para você obter a sua concordância. Aqui você não precisa se preocupar se é um problema que o cliente já sabe que tem ou que ainda vai descobrir. Se for um problema complexo, você pode elaborar mais e adicionar provas à sua argumentação: fatos, estatísticas, exemplos, etc.
  • Agitação: é a etapa que você coloca emoção no seu copy (texto) para ocorrer respostas emocionais ao problema. O objetivo é gerar agitação com emoções negativas (raiva, ressentimento, culpa, vergonha, medo, etc.) para que o cliente pense: "Isso não pode continuar assim. Eu preciso fazer algo sobre isso. O que eu posso fazer?"
  • Solução: agora é hora de você revelar seu produto/serviço e os seus benefícios para responder à agitação do cliente.

Ah, em relação às fórmulas de copywriting, você também pode se interessar em conhecer o método AIDA.

Exemplo de copy usando PAS

P.S.: Essa é um copy fictício com dados estatísticos aleatórios.

Querido(a) descontente com o celular,

VOCÊ ODEIA O SEU CELULAR?

VOCÊ TEM UM CELULAR QUE DEMORA PARA ABRIR A CÂMERA NO INSTANTE QUE VOCÊ MAIS PRECISA?

VOCÊ ESTÁ COM MEDO DE COMPRAR UM CELULAR – MESMO VOCÊ SABENDO QUE PRECISA DE UM?

VOCÊ SE CONFUNDE COM OS TERMOS TÉCNICO DO MUNDO DOS SMARTPHONES?

Em uma pesquisa recente realizada pelo PROCOM, mais de 86% dos proprietários de smartphones que compraram em lojas físicas nos últimos 12 meses sentiram que foram "enganados"... mentiram sobre o que os smartphones fariam por eles; quão fáceis eram de usar; ou sobre a ajuda e suporte disponíveis. Mais de 30% disseram que seus caros smartphones agora estão sendo usados pelos filhos pequenos para assistirem galinha pintadinha tela ou, pior, ficam desligados na bolsa como "celular do ladrão".

Se você está nesse grupo de proprietários de smartphones frustrados e decepcionados, literalmente jogou centenas, talvez milhares de reais pelo ralo!!! É assim que uma pessoa inteligente se comporta? Claro que não!

Se você tem medo de "se atualizar" por causa desses problemas - bem, pessoas bem-sucedidas vivem com medo? Claro que não.

Nós temos a solução de que você precisa.

Somos a "SMARTPHONE FELIZ", e aqui está o que faremos por você:

  1. Sempre falaremos com você em português claro. Nada de jargão técnico.
  2. Analisaremos objetivamente suas necessidades "do zero". Vamos lhe dizer o que um smartphone fará e não fará por você.
  3. Se você já tem smartphone de computador, nós vamos:
    1. Avaliá-lo e ajudá-lo a entender - rapidamente.
    2. Fazê-lo funcionar para você, se possível.
    3. Ensinar você a usá-lo.
    4. Se for "errado" para você, vamos avaliar se é possível ser trocado, substituído ou reparado.
    5. Se necessário, modificaremos ou adicionaremos acessórios ao menor custo possível.
  4. Se você ainda não comprou smartphone ou está pesquisando o primeiro para seu filho, ou filha, nós vamos orientá-lo(a) nisso... escolhendo o smartphone certo para suas necessidades.

Por que sofrer com smartphones travados, sem espaço, raiva, frustração? Mange um WhatsApp para SMARTPHONE FELIZ hoje para uma CONSULTA GRATUITA E SEM COMPROMISSO.

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Fonte: adaptado de The Ultimate Sales Letter. 4ª Edição. Por Dan S. Kennedy.