[subtitle]O Propósito de uma empresa transmite o diferencial para que as pessoas se identifiquem com a sua marca e se conectem com o seu negócio.[/subtitle] Sabe o Missão, Visão e Valores que as empresas definiam no seu plano de negócio? Pois é, agora ele se resumiu em Propósito.
O Propósito de uma empresa transmite o diferencial para que as pessoas se conectem com a sua marca.
Deixamos o B2C e o B2B de lado. Chegamos no momento dos negócios M2M (me-to-me): "me diga o que você tem para me oferecer que verei se me conectarei com você".
Essa causa deveria ser definida de "cima para baixo" (top-down), pelo CEO - ou dono do negócio, conselho, etc - e, então, transmitido para o restante da empresa.
Se a sua empresa não tem um Propósito claro, o Marketing pode "cutucar" a direção da empresa para que seja definida a cultura que a empresa quer cultivar e a mensagem que deseja transmitir para o público interno e externo. Isso precisa estar claro para a direção, os funcionários e todos os seus stakeholders.
84% dos executivos acreditam que uma organização com um propósito compartilhado será mais bem sucedida na transformação. [1]
É importante que os funcionários tenham consciência da historia da empresa e transmitam com convicção a causa e diferencial da empresa.
Tenha um propósito compartilhado e revelante
A Microsoft é um exemplos de como um propósito compartilhado e relevante pode contribuir para o crescimento da empresa. Abaixo está o gráfico de crescimento da marca da Microsoft em 2017.
Geralmente as startups já nascem de um propósito e, mesmo sem verba, conseguem transmiti-lo. Os consumidores da startup, sem verba de marketing, conseguem vender os seus produtos e serviços porque os consumidores se identificam com a sua causa.
Geralmente os líderes da Startup transmitem o propósito do seu negócio naturalmente e assim deveria ocorrer nas empresas de todos os tamanhos, tanto pela direção quanto por seus colaboradores.
Quando você transmite o seu valor e o seu consumidor se conecta com você, você é capaz de empoderar o consumidor por lhe dar o poder de escolha. Neste caso, o poder de escolher você. Na metodologia Play-Driven Design, esse estágio corresponde ao "Entregar".
O conjunto das experiências do seu consumidor com a sua empresa é o que define a sua marca.
Para que você entregue o que o seu consumidor deseja, aproxime-se e se interesse por ele:
- Avalie o seu atendimento com uma pesquisa do tipo Net Promoter Score (NPS);
- Crie uma cultura de falar com o consumidor, não só pela equipe de vendas, mas desenvolvendo uma área de customer success (atendimento ao cliente);
- Entenda a jornada do consumidor para gerenciar os pontos de contato.
Seja consistente e perseverante na construção de sua marca e em transmitir o seu propósito.
Sua empresa tem um propósito definido? Você tem ou teve alguma dificuldade em definí-lo? Compartilhe sua experiência nos Comentários
[1] Harvard Business Review & EY 2015 – The business case for purpose