[subtitle]Neste artigo exclusivo, eu explico como fazer uma estratégia de produção de conteúdo com baixo budget, mas com qualidade. A solução é utilizar a metodologia Play-Driven Design, combinando Automação de Marketing e Autores Convidados. Confira o workflow e replique esta estratégia de Guest Posts.[/subtitle] Como ter uma produção de conteúdo barata? Não pagando por ela. Ponto.

Você deve achar que eu estou louco, mas eu te explico.

Ao longo dos anos trabalhando com a metodologia Inbound Marketing, notei que a qualidade dos conteúdos estão caindo.

Se você terceiriza o seu conteúdo com uma mão de obra que não é especializada, provavelmente você está sempre trabalhando com um conteúdo sem aprofundamento.

Ou se a sua produção de conteúdo é terceirizada com uma empresa que, mesmo que não seja especializada, faz um trabalho investigativo, com entrevistas, essa mão de obra é cara. E é um valor justo, pelo que fazem.

Mas então, como ter conteúdos de qualidade sem inflar o seu orçamento?

Resposta: Guests posts (artigos de convidados).

Existem muitas pessoas interessadas em crescer a sua exposição pessoal (branding) e elas são especialistas em seu segmento de atuação. Elas adorariam um blog como o seu para poder escrever como guest blogger (autor convidado).

Um autor convidado tem interesse em aumentar a visibilidade de sua imagem pessoal, do seu negócio e levar tráfego para o site dele.

Como o Google entende que quanto mais links um site tem apontado para ele, mais relevante é o site, tem autor que tem como prioridade a construção de links para o site dele. Essa estratégia chamamos de link building.

Então, se tem gente especializada procurando site para escrever DE GRAÇA (adoro isso!) e você está precisando aumentar a sua produção de conteúdo, vamos "dar um match" com eles, igual no Tinder.

Produção de conteúdo com autores convidados

Para que você comece uma estratégia de produção de conteúdo com autores convidados, a melhor maneira é utilizar a metodologia Play-Driven Design.

Play-Driven Design é a metodologia inteligente para engajamento de personas e produção expontânea de conteúdo.

A sua produção de conteúdo deve ser realizada em 4 estágios:

  1. Identificar:: identifique os autores convidados e convide-os;
  2. Engajar: mantenha o engajamento com os autores e faça o follow up da produção;
  3. Entregar: entregue uma experiência aos autores, publicando e promovendo os guests posts.
  4. Otimizar: estágio central, realizado em todo o seu processo de sua produção de conteúdo.

Confira abaixo o modelo visual da metodologia Play-Driven Design.

A Metodologia Play-Driven Design

Engajamento com os autores convidados

Quero compartilhar com você 2 lições que eu aprendi fazendo estratégias de agenda de conteúdo com guest posts.

#1: Contato constante

A primeira lição que aprendi fazendo estratégias com Guests Posts: mantenha contato frequente com o seu autor convidado.

Você precisa "ficar em cima", fazendo follow-up, perguntando como está o andamento do artigo e se o convidado precisa de algo.

Às vezes, é mais trabalhoso que aquecer leads frios de vendas.

#2: Prazo curto

A segunda lição que aprendi é que os autores convidados estão sempre buscando outras oportunidades que podem dar a eles mais audiência.

Aí está o perigo, se aparece uma oportunidade melhor que a sua, pode acontecer de você deixar de ser prioridade e aquele artigo prometido não sair do papel.

Por isso, defina um prazo curto para o autor enviar o guest post. Para mim, um prazo curto é 1 semana.

Em um prazo de 2 semanas, o autor começa a ficar "cansado", aparecem outros compromissos para ele fazer e aumenta a chance de ele perder o foco.

No meu caso, eu dou um prazo de 5 dias. É mais ou menos assim: "Autor convidado, você aceita escrever para o meu blog? Show! Me envia em 5 dias?"

Diga ao seu autor convidado que você ficou muito feliz que ele tenha aceitado o seu convite, mas explique que você vai encaixar o artigo dele em sua agenda de conteúdo.

Informe que você precisa que ele siga o prazo combinado. Diga que ficará muito complicado se você tiver que produzir um artigo de última hora para substituir o artigo que ele se comprometeu e não entregou.

Propicie uma experiência com Play-Driven Design

Você quer que o convidado aceite o seu convite e ainda cumpra um prazo que você determinar.

Coloque-se no lugar do autor convidado por um minuto. Você deve estar pensando: "Quem aceitaria isso?"

Alguns aceitam, outros não.

Felizmente existe uma forma de você fazer convidar os autores, impor o seu prazo e ainda proporcionar uma experiência que deixem os autores convidados "excitados" (estimulados). Não é mágica. É ciência.

A metodologia Play-Driven Design utiliza gameplay de dinâmicas de jogo dramático para propiciar um play significativa, sem caracterizá-lo como um jogo.

De acordo com Andrew Rollings e‎ David Morris (Game Architecture and Design: a new edition), gameplay é o conjunto de estratégias necessárias para atingir pontos finais específicos.

Antes de passarmos adiante, confira abaixo o vídeo de apresentação do Play-Driven Design."

Vídeo de Apresentação do Play-Driven Design

https://www.youtube.com/watch?v=qOrq_AeI9R4&t

O Desafio do Guest Post

Eu lhe apresento: "O Desafio do Guest Post".

Em vez de você "impor" todas as suas condições para que o autor convidado escreva o artigo como você gostaria, você vai apresentar as qualidades requeridas no formato de um desafio.

O autor convidado, a partir de sua motivação como guest blogger, deve entender que existem regras e prazos para cumprir a atividade.

Se ele "topar", ele sabe quem tem "correr" para ganhar o jogo e ter o seu artigo publicado. Caso contrário, será "Game Over" (fim de jogo) para ele.

É um projeto que utiliza a metodologia de Play-Driven Design com a dinâmica de jogo da "Progressão" para manter o engajamento e a motivação com os autores convidados.

Não existe um placar ou competição entre os autores.

Os prêmios para o autor convidado são:

  • a experiência significativa que você está propiciando por meio do Play-Driven Design
  • ele ter um artigo publicado e promovido por você.

Você deve criar uma página com as regras para você aceitar um guest post.

Aqui estão exemplo de páginas com instruções de como enviar artigo:

Uma sugestão de como você estruturar o conteúdo da sua página é usar a técnica do 5 Ws + 2 Hs.

Abaixo está uma apresentação no Slideshare do Prof. Sergio Barraida das Neves.

Como o autor convidado irá participar do Desafio do Guest Post

Na página em que você explica todas as regras, você deve orientar como a pessoa pode participar do seu desafio.

Para participar do Desafio do Guest Post, o autor convidado deve preencher um formulário.

É importante que o autor convidado preencha um formulário para gerarmos 2 gatilhos mentais: desejo e compromisso.

Ele tem que querer fazer parte disso e, ao preencher o formulário, ele demonstra esse desejo, ao mesmo tempo em que gera o compromisso.

Para que você consiga "ganhar escala" de produção de conteúdo, o ideal é que você utilize um formulário integrado com uma ferramenta de automação de marketing.

A submissão do formulário é o gatilho para iniciar o workflow de automação.

Gameplay: Jogos de progressão

O gameplay do projeto "O Desafio do Guest Post", utilizando a metodologia Play-Driven Design, se caracterizará como um jogos de progressão, uma dinâmica de jogo dramático, muito comum em jogos de aventura.

Veja abaixo a definição de "jogos de progressão", de acordo com Jesper Juul, em seu livro "Half-Real: Video Games Between Real Rules and Fictional Worlds":

"Jogos de progressão: para finalizar, o jogador tem que executar exatamente as ações que o designer planejou ou o jogo termina.” – Jesper Juul

Uma vez que o guest blogger se interesse em participar do seu "Desafio do Guest Post", ele receberá uma sequência de instruções que ele deverá cumprir.

Caso o usuário não cumpra a entrega de uma das etapas dentro do prazo, ele receberá uma notificação por email de "Game Over" (fim de jogo).

Se ele seguir a sequência de instruções dentro do prazo e for bem sucedido, cumprindo as suas orientações, ele terá vencido o desafio.

Gameplay: jogos de progressão - Play-Driven Design

Fases da produção de contúdo

Quando o autor submeter o formulário, você deve iniciar o processo de orientá-lo na produção de conteúdo.

Iremos orientá-lo a produzir o conteúdo usando a poderosa fórmula PERSIREA.

  • P – Pesquisa: oriente o autor como ele pode pesquisar por telas que têm um bom volume pesquisa.
  • E – Escrita: é o dia em que o autor irá se dedicar a escrita do artigo.
  • R – Revisão: é fundamental a revisão do artigo para evitar erros ortográficos.
  • S – SEO (Search Engine Optimization): explique algumas táticas de SEO para o autor convidado faça uma otimização mínima de SEO para o seu artigo.
  • I – Imagens: indique ao autor algum banco de imagens para que ele possa escolher uma imagem de destaque (featured image) para o artigo, que ajudará na divulgação nas redes sociais.
  • R – Redes Sociais: informe ao autor convidado que você divulgará o artigo nas redes sociais e solicite que ele escreva uma chamada de como ele gostaria que o artigo fosse divulgado.
  • E – E-mail: assim como você fez para as redes sociais, solicite que o autor informe como ele gostaria que fosse divulgado o artigo para o seu mailing.
  • A – Autor: por último, solicite o mini currículo do guest blogger para que fique visível ao final do artigo, no perfil do autor com foto, com os links para as suas redes sociais.

Para que o autor não receba todas as orientações juntas, ficando desestimulado por achar que é muita coisa e difícil de cumprir,

Distribua as instruções da PERSIREA nos seguintes dias:

  • DIA #1: Pesquisa
  • DIA #2: Escrita
  • DIA #3: Revisão, SEO e Imagens
  • DIA #4: Redes Sociais, Email e Autor

Aumente a sua Produção de Conteúdo com Automação de Marketing

Para que você consiga dar escala e volume à sua produção de conteúdo, a estratégia utiliza automação de marketing.

Você consegue executar o projeto de forma manual, se quiser fazer um projeto piloto. Mas, se você já usa uma ferramenta de automação de marketing contratada, aproveite para usá-la aqui também.

Alguns benefícios do uso da automação de marketing no Desafio do Guest Post:

  • evita "esquecimento" no processos de follow-up;
  • evita que você limite a sua produção de conteúdo devido à quantidade de execução de tarefa;
  • identificação dos pontos de fuga dos autores convidados.

Workflow para a produção de conteúdo com autores convidados, automação de marketing e Play-Driven Design

O Workflow abaixo é a demonstração visual de todas as informações que descrevi acima para que você consiga automatizar o seu processo de produção de conteúdo de qualidade, contando com autores convidados.

Workflow para a produção de conteúdo com autores convidados, automação de marketing e Play-Driven Design - O Desafio do Guest Post

Exemplo de configuração do Workflow no Marketing Automation do MailChimp

Se você utiliza a ferramenta MailChimp, quero compartilhar com você as instruções de como configurar o workflow acima, usando o recurso de Marketing Automation.

As instruções abaixo foram enviadas pelo time de suporte da MailChimp. Estou compartilhando o conteúdo original em inglês. Tudo bem?

In order to accomplish what you are trying to do, you will need to create multiple automations.

You mentioned that people will receive the automation once they are added to a group on your list. Your first automation could have "Joins list group" as the trigger. This automation would be for the people who make it all the way to the last Congratulations message.

Everyone who joins a group on your list, will receive email #1 in this automation. Only people who click a link in each email after that will receive the following emails.

For email #2, #3, #4, and #5, you would select "Edit trigger" and choose the trigger: "Specific link in previous email clicked". Here is a screenshot for reference:

Specific link in previous email clicked - MailChimp

Triggers

For the Congratulations automation (for people who go through the entire workflow): Email 1- triggers and sends when someone joins the group Email 2 - triggers when someone clicks a specific link in email #1 Email 3 - triggers when someone clicks a specific link in email #2 Email 4 - triggers when someone clicks a specific link in email #3 Email 5 - triggers when someone clicks a specific link in email #4; this will be the Congratulations message

You would then create 5 separate automations for each Game Over message you want to send. You would use the trigger "Not clicked campaign" for each of these automations. Here is a screenshot of which trigger I am talking about:

Not clicked campaign - MailChimp

Once you click that trigger, it will take you to a page where you select the campaign. I've included a screenshot here for you to reference:

Not clicked campaign - Settings - MailChimp

You will need to change the campaign for each of the 5 "Game Over" automations you are creating.

For instance, the first Game Over automation would be: Email 1 - triggers when someone does not click any link in email 1 from the original automation

Game Over

For the second Game Over automation it would look like: Email 1 - triggers when someone does not click any link in email 2 from the original automation.

By creating 6 separate automations, you will ensure that people who click the link in each email, receive all the messages. While people who do not click a link in Email #1, Email #2, Email #3, Email #4, and Email #4 will receive a Game Over message after the email they do not click a link on.

The above steps should get you headed in the right direction, Angelo. I know I have gone over quite a bit of information, so please let me know if I need to clarify anything. In the meantime, I hope you have a great week.

Conclusão

Você pode estimular a produção de conteúdo com os seus autores convidados, deixando claro quais são as regras.

Deixe claro que é uma relação de ganha-ganha. Você dará visibilidade ao autor convidado e, como moeda de troca, você espera que ele produza um conteúdo de qualidade, dentro do prazo combinado.

O sucesso da sua estratégia com autores convidados está no uso da metodologia Play-Driven Design aplicando a dinâmica de jogo de progressão.

Experimente utilizar a estratégia em um projeto piloto, sem ferramenta de automação. Promova a página que os autores convidados possam ter conhecimento que eles podem contribuir com o seu blog.

Quando você tiver um volume de solicitações maior do que o que você pode gerenciar manualmente, avalie a ferramenta de automação que irá ajudá-lo.

Você já viu que até as ferramentas mais populares, como MailChimp, podem ajudá-lo a automatizar a sua produção de conteúdo.

Se precisar de mais informações sobre como aplicar Play-Driven Design na sua produção de conteúdo com baixo orçamento, envia a sua pergunta. Eu ficarei muito feliz em ajudá-lo. Boa sorte!

[end]O que você acha de alavancar a sua produção de conteúdo com essa estratégia? Pronto para aplicá-la no seu negócio? Responda nos Comentários[/end]