[subtitle]Para atingir os resultados que os CEOs e acionistas esperam, apenas o Inbound Marketing como conhecemos não é o suficiente. Conheça o Inbound Marketing 3.0.[/subtitle] Olá, Inbound Camper! Quero compartilhar com você o meu ensaio sobre o Inbound Marketing 3.0 e o que você precisa começar a fazer hoje, antes do seu concorrente.
Estamos passando por um momento de evolução do marketing digital, atreladas ao avanço das ferramentas disponíveis de marketing digital e vendas. Para atingir os resultados das Grandes e Médias Empresas que os CEOs e acionistas esperam, apenas o Inbound Marketing como conhecemos não é o suficiente. É preciso trabalhar um planejamento estratégico à longo prazo combinando Inbound e Outbound Marketing.
Antes de continuarmos, quero te pedir uma gentileza. Se você utilizar este conteúdo como "inspiração" para alguma publicação, lembre-se de mencionar o autor Angelo Públio e incluir um link para o site angelopublio.com.br. Combinado?
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A evolução do Inbound Marketing
A metodologia de Inbound Marketing, desde que foi criado em 2006 pelos co-fundadores da HubSpot, tem passado por uma evolução. Como o Inbound é um combinado de várias atividades que acontecem simultaneamente, à medida que os CEOs exigem mais resultados a cada ano do planejamento estratégico de Marketing, novas táticas são incorporadas à metodologia.
A HubSpot, como sendo uma plataforma de Inbound Marketing, busca incorporar ao seu software, seja de forma nativa ou por meio de integrações com outros softwares, todas as peças necessárias para que o CEO consiga ter em relatórios online uma visão do que acontece no seu marketing digital e vendas.
Essa evolução do Inbound fica mais evidente no keynote principal do evento internacional INBOUND, que é realizado anualmente em Boston pela HubSpot. Todavia, também é importante acompanhar as sessões e treinamentos que acontecem no evento para identificar as tendências que ainda não foram incorporadas pela HubSpot, mas que já são demonstradas pelos gurus do marketing digital e de vendas.
Dentro da evolução do Inbound Marketing, existem alguns marcos que vale a pena ressaltar:
Inbound Marketing 1.0
Baseia-se em marketing de conteúdo (blogs, ebooks, infográficos, etc) e sua distribuição por email, redes sociais e SEO. Utiliza Automação de Marketing combinando website e email.
As empresas notam o crescimento do número de visitas em seu site e têm uma grande satisfação com os leads gerados.
Inbound Marketing 2.0 = Marketing + Vendas
Na versão 2.0, apesar da felicidade das empresas e a alegria do Diretor de Marketing com os resultados de marketing, as empresas que aderem ao Inbound Marketing tem uma dificuldade em dar vazão aos leads gerados.
A área comercial precisa de ajuda para compreender a mudança de comportamento do consumidor para poder melhorar suas vendas. É nítida a inquietação do CMO e do Diretor Comercial quando a empresa aumenta o investimento em marketing, mas não aumenta a sua receita.
É comum ocorrer um impasse com a agência: em vez do time comercial buscar adequar-se ao novo consumidor, que espera uma venda consultiva, a empresa passa a questionar o valor de sua agência de marketing. A empresa contratante cobra da agência contratada que ela deveria ser responsável por gerar receita, enquanto que, na visão da agência contratada, essa função deveria ser desempenhada internamente pela área comercial da empresa contratante.
Nesse momento, ou a agência envolve-se no processo de venda e oferece soluções, ou o seu cliente "pula para outra". Por isso, o Inbound Marketing passa a ter um irmão - "Inbound Sales" (vendas inbound) - para poder dar conta dos resultados.
A HubSpot incorporou em sua plataforma de Inbound Marketing um CRM (Customer Relationship Management) – HubSpot CRM –, para poder gerenciar as oportunidades, e uma ferramenta de Vendas – HubSpot Sales – que o vendedor utiliza diretamente no seu Inbox de email, que permite o envio de emails em série, rastreamento da abertura da mensagem e clique nos links existentes no seu conteúdo.
Inbound Marketing 3.0
Depois de 10 anos da criação do Inbound Marketing, o que se pode notar é que, para conseguir entregar os resultados que os CEOs e os acionistas esperam, não é possível negar a importância do Outbound. Sim, meus caros amigos, tudo aquilo que escrevi em 2014 sobre Outbound x Inbound, na verdade merece uma releitura: eles não se anulam e, sim, se completam.
Um detalhe importante, é que o Outbound (ir atrás do cliente), com uma prospecção ativa, é feita de uma forma meticulosa, amparada por ferramentas e informações disponíveis na Internet.
Se você sente que já atingiu a maturidade de sua estratégia para começar o Inbound Marketing 3.0, apresento abaixo as 3 principais estratégias de Outbound disponíveis no momento que você deve começar hoje.
As estratégias estão ordenadas por complexidade de implantação, do grau menor para o maior. São elas:
- Mídia paga digital integrada com CRM;
- Público personalizado - audiência customizada baseado em pixel;
- Account based Selling - venda baseada em conta.
Agora me diga, em que versão você considera que está o seu Inbound Marketing? Se sente seguro para passar para o próximo nível? Já está no Inbound Marketing 3.0? Comente.