Olá, Inbound Camper!
Pronto para o mês de março? No mês de março temos feriado prolongado, hein! Coisa boa... Vai dar para descansar, né? rs
O melhor do feriado prolongado de março é que será no final do mês... daí você começa o outro mês renovado.
Se é assim que você pensa, você está levando a sua vida como uma verdadeira montanha russa. Semelhante àquele efeito sanfona da dieta de final de ano.
Cara, o segredo para ter uma vida bem-vivida e feliz é o equilíbrio e a frequência.
Eu não sou nenhum expert nisso, mas isso é um pouco do que eu tenho lido e tenho buscado seguir. Está funcionando!
Um ponto importante é que isso não é só para a vida pessoal. Também funciona se você quiser ter sucesso profissional.
Se você investe ou conhece alguém que aplica em ações, deve saber que o importante é diversificar os papeis e investimentos. Pois é, também deveria ser assim para a sua vida.
No livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes", que tem mais de 25 anos, o autor Stephen R. Covey já mencionava a importância da autorrenovação equilibrada.
O equilíbrio precisa existir entre 4 pilares: o físico, espiritual, mental e social (emocional). Covey afirma que uma vez que um dos pilares é descuidado, "forças negativas" irão empurrá-lo no sentido contrário do crescimento.
De acordo com Covey, isso também se aplica nas empresas: o físico do indivíduo é o aspecto econômico da empresa; o espiritual é o critério de um bom serviço; mental é o reconhecimento e desenvolvimento do talento; e o social está ligado com as relações humanas e o propósito da empresa.
O livro "O Design da sua Vida" (título original: "Designing your life"), dos autores Bill Burnett e Dave Evans, professores da Universidade de Stanford, apresenta a estratégia de usar a metodologia de Design Thinking para projetar uma vida equilibrada e produtiva.
"Designing your life" é uma das matérias mais disputadas da Universidade de Stanford. Para você ver como é a vida, mesmo os mais talentosos alunos que ingressam nesta prestigiada universidade têm a necessidade de achar um equilíbrio.
Mas você deve estar se perguntando: "Mas, Angelo, o que isso tem a ver com Vendas e Marketing Digital, que é sobre o que você escreve?!". Calma, vamos chegar lá!
Se lembra que eu comentei lá em cima sobre "equilíbrio e a frequência"?
Sabe aquela meta pós carnaval de começar academia? Então, o pessoal da 4Partner e NA5, empresas em que sou sócio, na semana passada se movimentaram para retomar a academia e correr no Parque Ibirapuera (nosso escritório fica a uma quadra do parque). Eu também entrei no movimento hahahah.
Internamente o pessoal das empresas costuma levar docinhos, bolos, pipoca e dividir durante o horário de trabalho. Em um bate papo, perguntei a um de nossos vendedores de produtos de TI que é formado em Educação Física (o mundo é complexo mesmo rs), se ele ia começar regime junto com a academia. Ele respondeu: "regime não, reeducação alimentar."
Eu perguntei qual era a diferença. Ele me explicou que regime é temporário, tem data e hora para acabar. Enquanto que reeducação alimentar é para sempre. Depois dessa explicação, até eu estou querendo começar a me reeducar.
De acordo com o livro Fanatical Prospecting, do Jeb Blount, as empresas têm um problema de vendas porque não fazem um trabalho consistente e frequente de prospectar.
Em vez de fazer uma reeducação e ter um foco em manter um funil de vendas sempre cheio, os vendedores correm para colocar oportunidades no funil de vendas que sejam suficientes para bater a meta. É como o regime, tem hora para começar e terminar: bastou conseguir vestir aquela calça jeans que estava apertada, daí para e volta só no mês seguinte.
Blount chama de "a regra dos 30 dias" (traduzido livremente de "the 30-day rule") o efeito do vendedor prospectar por 30 dias para garantir um funil de vendas de 90 dias. O problema é que, quando vai chegando no final dos 90 dias, o vendedor já não consegue mais bater a meta. Daí, novamente para e entra no mesmo ciclo.
Se o vendedor mantivesse a frequência de prospectar um pouco todo dia, manteria o pipeline de vendas cheio o ano todo.
O vendedor não precisa trabalhar mais para conseguir isso. E nem a gente quer que o vendedor trabalhe mais do que as oito horas. Ele precisa ter tecnologia auxiliando-o para que ele seja mais produtivo e venda mais ($).
O vendedor precisa ter uma vida equilibrada, certo?! (Responde sim, por favor, para eu ter certeza que você compreendeu tudo até aqui.)
Pensando nisso, eu escrevi semana passada um artigo com 15 motivos porque vale a pena contratar o HubSpot Sales Starter. É um pacote de ferramentas pagas para o CRM Gratuito da HubSpot.
Acima mencionei que o pilar "mental" no ambiente corporativo corresponde ao reconhecimento e desenvolvimento do talento. Dê as ferramentas certas ao vendedor e permita que ele cresça.
Dessa forma, as empresas precisam manter o "equilíbrio" de suas ações de Vendas e Marketing Digital. Da mesma forma que é necessário diversificar os investimentos, Blount, orienta que o vendedor precisa diversificar as suas atividades. Tem que fazer outbound, social selling, Inbound, etc...
Em 2017, eu escrevi um artigo sobre o que chamei de Inbound Marketing 3.0, da importância de combinar estratégia de Outbound com Inbound Marketing. Se você ainda não leu, vale a pena. Eu comento sobre os níveis de maturidade das empresas para o Inbound Marketing (1.0, 2.0 e 3.0).
Por fim, eu tornei público mais um vídeo no YouTube do meu curso essencial de Inbound Marketing. É um vídeo sobre o "caminho de conversão" (conversion path), do Inbound Marketing. É o processo de conversão para gerar leads, transformando visitantes do site em prospects. Ele está acessível como artigo no meu blog.
Assim, espero abrir a cabeça das empresas que não estão fazendo Inbound Marketing para que entendam como elas podem gerar leads para os vendedores encherem o funil de vendas.
Chega por hoje?! rs
Ahh, se você tiver curiosidade, aqui está a minha playlist que me acompanhou enquanto escrevi este email: StudyingHardToWin - Reggae
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Como gerar leads: transforme visitantes do site em leads e clientes [Vídeo]
Você deve estar se perguntando como é possível gerar leads de vendas com Marketing Digital. O seu site é sua fonte para geração de leads! O caminho de conversão (conversion path) é o que vai permitir você converter seus visitantes em prospects, usando um processo de conversão de leads da metodologia Inbound Marketing.
Que você tenha uma semana de muita alegria!
Grande abraço,
Angelo
P.S.: eu tenho um desafio pessoal, eu quero ajudar o maior número de pessoas no Brasil a terem sucesso com Vendas e Marketing Digital oferecendo cursos de altíssima qualidade com valores acessíveis e artigos gratuitos no seu blog pessoal porque acredito que as pessoas precisam de apoio em sua jornada de crescimento pessoal e profissional. Se você souber de alguma empresa que possa apoiar a minha causa, ficarei muito feliz em saber.