Para que um website de conteúdo não seja apenas um repositório estático de informações, aprenda a contar com seus usuários para gerar conteúdo espontâneo.
A partir do levantamento do tipo de personalidade do jogador e de seu comportamento, desenvolvi a metodologia Play-Driven Design (PDD) para que um website de conteúdo não seja apenas um repositório estático de informações. É sempre melhor que ele propicie a geração de novos conteúdos por seus usuários de forma espontânea, baseado nas dinâmicas de jogo dramático, permitindo a interação entre os usuários do website e seus mantenedores.
Por conta de experiências comerciais prévias, observei que os projetos de design dos websites são normalmente pensados para agradar “a maioria” de sua audiência, o que limita os resultados do projeto, na medida em que não tratam de forma singular, ou ao menos mais segmentada, os interesses de cada novo visitante.
Outro fator importante é que diferentes usuários podem vir a se enquadrar em uma mesma persona, sem terem o mesmo tipo dominante de play.
Isso acontece também em estratégias de Marketing Digital. Por exemplo, as estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo fazem uma segmentação por buyer persona (arquétipo de comprador), categorizando os usuários por seu potencial de compra.
Já no Play-Driven Design, a identificação do usuário ocorre pela player persona. É um modelo de usuário que combina tipos de jogadores existentes em cada pessoa e sua motivação para guiar o PDD.
“Play-Driven Design propicia a geração de novos conteúdos por seus usuários de forma espontânea.”
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Responda nos Comentários:
- Você já usa o mapeamento de persona ou buyer persona no desenvolvimento de websites?
- O modelo atual de persona tem permitido que você gere engajamento e estimule a geração de conteúdo?
- Já conhecia o conceito de player persona?
- Já está utilizando o Play-Driven Design e o modelo player personas?