Em um levantamento realizado pelo Ministério da Economia, o Brasil registrou a impressionante marca de 3,83 milhões de novas empresas em 2022. Mesmo com o fechamento de 1,69 milhões no mesmo período, o saldo se manteve positivo: 2,14 milhões de novas empresas, totalizando 20.191.290 empresas ativas no Brasil ao final de 2022.

Então, surge a pergunta: como as novas empresas abertas a cada ano planejam divulgar seus produtos e serviços?

Certamente, você já deve ter notado que cada vez mais as empresas utilizam o WhatsApp para se comunicar com os clientes. E sim, muitos consumidores, como é o meu caso, preferem a comunicação pelo WhatsApp. No entanto, em alguma etapa do processo de vendas, o bom e velho email ainda ressurge.

Considere, por exemplo, quando uma empresa precisa enviar um contrato para assinatura digital ou um link de pagamento ao cliente. Embora a comunicação possa começar pelo WhatsApp, muitas vezes o email entra em cena para finalizar a transação. Ou seja, o endereço de email é solicitado no momento da assinatura ou durante o preenchimento do formulário dos dados do cartão de crédito.

O fato de muitas pessoas preferirem se comunicar por WhatsApp, não elimina a necessidade do empreendedor ter um formulário em seu site. Afinal, ainda há quem prefere preencher um formulário para solicitar um contato, ao invés de chamar a empresa pelo WhatsApp.

Mas pode ser que um percentual de empreendedores, desses 3,83 milhões de novas empresas de 2022, não tenha considerado criar um site devido ao custo. E é aí que uma “landing page” pode ser uma alternativa.

Uma “landing page”, traduzida livremente, é uma “página de aterrizagem” que contém basicamente um título, uma pequena descrição que decorre sobre o título (que pode estar atrelada ao propósito), um formulário e os benefícios que o visitante da “landing page” terá ao preencher o formulário. Esses benefícios são os argumentos de venda para estimular que a pessoa preencha o formulário, por exemplo: receba o contato de um especialista que esclarecerá todas as suas dúvidas.

As pessoas cadastradas no formulário são consideradas seus “leads”. Os leads são pessoas que têm interesse no que você vende. Depois que você tem o email delas, precisa cuidar e “alimentar” esses leads dentro da jornada do cliente para que se tornem clientes. Uma forma de alimentá-los é nutri-los com conteúdo que você pode enviar por email.

Por isso, uma ferramenta como o ConvertKit gratuito (Crie agora sua conta grátis do ConvertKit), que oferece landing page e envio de emails para até 1.000 pessoas, pode ser um importante aliado para você, inabalável empreendedor.

Insights para empreendedores usarem o ConvertKit gratuito

Selecionei para você alguns insights do livro A startup de $100 de Chris Guillebeau, que podem ser úteis se você estiver iniciando sua jornada empreendedora:

  • Promova antes de produzir: antes de investir energia e grana, teste se há interesse no que você tem a oferecer. Isso pode evitar esforços em algo que talvez não tenha a aceitação esperada. Lançar sua landing page antes de um site pode te ajudar nisso.
  • Mantenha os custos baixos: no começo, é possível investir mais em dedicação e esforço do que em dinheiro, evitando dívidas, especialmente quando se está validando o mercado.
  • Resolva a dor do cliente: muitas pessoas buscam produtos ou serviços que as façam sentir-se mais amadas. Mesmo que a princípio pareça que desejam status, quando, por exemplo, compram um produto de luxo, o que estão buscando é ser amadas. Assim, destacar benefícios de seu produto que resolvam dores pode ser mais eficaz (melhor taxa de conversão) do que apenas dar destaque no que pode satisfazer os desejos do cliente.
  • Trabalhe com propósito: seu produto ou serviço resolve um problema e alinha-se ao seu interesse pessoal? Por exemplo, levar cachorros para passear pode ser rentável, mas o propósito (missão) de “ajudar donos a ficarem tranquilos quando não podem passear com seus cães” pode dar mais significado a você e à sua realização pessoal. Como você comunica e pensa no que faz pode dar mais clareza para seus clientes e tornar mais evidente a sua importância e diferencial para você e seu cliente.

Conclusão

Em sua jornada como empreendedor “inabalável”, é essencial ter as ferramentas certas ao seu lado e buscar uma base sólida de conhecimento.

Com insights valiosos e a utilização inteligente de recursos acessíveis como o ConvertKit, você estará mais preparado para enfrentar os desafios do mercado alinhado com seu propósito. Lembre-se de que você também precisa ter fé para não se deixar abalar por derrotas temporárias.

Como dica final, sugiro que explore os diversos modelos prontos de landing pages oferecidos pelo ConvertKit, para que você não precise começar do zero e assim acelere o desenvolvimento do seu negócio.

Que seu progresso seja abençoado!