O grande problema que levam as pessoas a não terem uma realização pessoal é a “alienação”.

A “alienação” acontece quando as pessoas não pensam, ou pensam o mínimo possível, em si mesmas. Assim, essas pessoas se deixam ser influenciadas e controladas por fatores externos à sua mente.

O alienado tem preguiça em usar seu cérebro. Mesmo quando emite muitas opiniões, elas não são suas.

“Um alienado é aquele que se deixa ser influenciado e controlado por circunstâncias externas à sua mente.” — Napoleon Hill

Um alienado, em vez de lutar pelo que quer, aceita qualquer coisa que a vida lhe dá. Isso acontece porque ele não estabelece o que ele quer da vida.

A boa notícia é que você pode quebrar esse hábito da alienação. Para isso, existem nove princípios que você deve seguir para obter sua realização pessoal e conquistar sua independência financeira.

9 princípios da realização pessoal

Conforme o livro Mais Esperto que o Diabo, de Napoleon Hill, há 7 princípios fundamentais para que você alcance a realização pessoal.

No primeiro desses princípios, chamado de “Propósito”, Hill destaca 2 subitens como sendo essenciais para a base e definição do propósito: Fé e Conhecimento.

Dado a relevância desses dois pilares — que estão presentes também, por exemplo, nos hábitos milionários —, optei por listar ambos no mesmo nível dos sete princípios originais.

Assim, em meu estudo, considero um total de nove princípios.

1. Propósito

O primeiro passo para que você tenha realização pessoal é definir um propósito sobre a sua vida.

Sem um propósito, qualquer fracasso que você encontre, pode acabar com sua moral, destruir sua autoconfiança, liquidar seu entusiasmo, ou enfraquecer a sua imaginação de como se ergue.

“Não vos iludais, de Deus não se zomba; o que alguém tiver semeado, é isso que vai colher.”
— Gálatas 6:7

Com a clareza de um propósito definido, você consegue fechar a porta da sua mente para qualquer outra coisa que pode desviar você para um hábito que o afaste de seu plano e metas.

O propósito é fortalecido pela sua fé e sua busca de conhecimento.

2. Fé

A Fé combina dois pontos importantes que podem andar juntos: aprender e orar. Por exemplo: mesmo na derrota você pode aprender algo e com a oração você pode encontrar a força poderosa para se reerguer e alcançar o seu propósito definido.

“A pessoa que começa uma oração com um propósito definido e fé inabalável de que vai alcançar o seu objetivo coloca em ação as leis da natureza que transmutam os desejos dominantes de uma pessoa no seu equivalente físico.”
— Napoleon Hill

De acordo com Napoleon Hill, a fé é um estado da mente em que se reconhece e se utiliza o poder do pensamento positivo, como um meio pelo qual se contata e se chega a Deus.

Os pensamentos negativos são uma forma de pecado porque te levam para hábitos que te afastam de Deus: inveja, ganância, medo, ódio, intolerância, vaidade, autopiedade, desencorajamento, mentira, etc.

A sua fé limpa a sua mente dos pensamentos negativos e utilizar o poder dos pensamentos positivos como meio de contato com Deus.

3. Conhecimento

É importante você procure estudar para que você melhore sua capacidade de pensar para poder examinar e conectar fatos que podem lhe ajudar a atingir o seu propósito.

Diferente do que o conhecimento que você aprendeu na escola, aqui a sua busca está em aprender para conquistar o seu propósito e o que realmente você quer da vida.

“Os pais devem dar as suas crianças tudo o que eles podem dar a elas na forma de conhecimento.”
— Napoleon Hill

Você deve manter-se sempre sedendo por conhecimento e direcionar o seu cérebro para pensamentos positivos, como o sucesso, a felicidade e como ser uma pessoa boa.

4. Autodisciplina

A autodisciplina é o princípio que a pessoa deve procurar desenvolver antes mesmo de ir em direção ao seu propósito porque é importante que se tenha domínio de si próprio para poder liderar os outros.

O problema de não ter domínio de si é porque se deixa levar pelos desejos e podem se tornar vícios. A maior falta de controle das pessoas estão relacionados ao desejo por comida, pelo sexo e de dar opiniões imprecisas.

Você pode suprir suas necessidades fundamentais e “alimentar” o seu corpo com o que é necessário, mas sem cair no excesso.

Por exemplo:

Até mesmo uma única refeição altamente balanceada, se for feita exagerada, fará com que os seus órgãos trabalhem em excesso. Manter esse hábito, seu sistema gastrointestinal pode parar de funcionar corretamente e você ter uma “constipação”.

5. Superação: aprendendo com a adversidade

Cada adversidade que você enfrenta pode trazer também uma oportunidade equivalente. E existe uma diferença entre derrota temporária e fracasso.

“Cada adversidade traz consigo a semente de uma vantagem equivalente.”
— Napoleon Hill

Muitas pessoas quando encontram uma adversidade perdem a ambição e param de tentar. Por isso, a pessoa que percebe que uma adversidade pode ser uma derrota temporária e a adversidade traz consigo uma oportunidade, ela continua lutando e se torna uma vencedora.

“O sucesso normalmente está a um passo muito curto além do ponto em que se desiste de lutar.”
— Napoleon Hill

A adversidade, derrota temporária ou fracasso pode ser uma benção disfarçada que te tirar da sua zona de conforto e quebra o seu “ritmo hipnótico”.

Ritmo hipnótico é a repetição de um hábito que cria um ritmo organizado, de tal forma que negligência o uso da mente. É como você entrar em um estado “automático” que você já faz sem pensar, que pode lhe levar a um hábito de alienação.

Uma vez que você quebra o seu ritmo hipnótico, você liberta sua mente para um recomeço.

O fracasso só é fracasso quando você desiste de lutar e aceita a derrota.

6. Influências do ambiente

Os seus pensamentos são alimentados pelo ambiente que está a sua volta. E o hábito desses pensamentos levam você ao ritmo hipnótico.

Assim, forças mentais, espirituais e físicas do ambiente em que você está inserido afetam e influenciam você. Por isso, quando você passa muito tempo com outra pessoa, sem perceber, você começa a pensar como ela. Essa influência pode ser positiva ou negativa.

Então, as pessoas mais próximas e que você tem maior convívio tem maior influência sobre você: esposa(o), quem mora na sua casa, sócios, colegas de trabalho e melhores amigos.

Portanto, você precisa escolher ambientes que te inspirem positivamente para você ter controle da sua mente e se manter firme no seu propósito.

Quando você encontra um grupo de pessoas com o mesmo propósito que você e ambas trabalham juntas para atingir este objetivo, vocês estabelecem um “MasterMind”.

MasterMind é a associação de pessoas cuidadosamente escolhidas, que se complementam em suas habilidades, para cada um atingir seu objetivo pessoal, ao buscar o propósito em comum.

Se você quer ser bem-sucedido, você precisa controlar o seu ambiente para evitar a influência de forças negativas. E, uma maneira de isso acontecer é você ter a cooperação amigável de outras pessoas e remover as influências negativas.

O pensamento positivo reforça a sua autodeterminação.

7. Tempo para realização das coisas

Você precisa de um espaço de tempo para poder realizar as coisas. As pessoas não nascem com sabedoria, mas, com o passar o tempo, é possível obter pelos estudos e pensamentos.

O tempo pode ser responsável pelo seu sucesso ou fracasso.

Por exemplo:

Imagine que você tem um ano para realizar um projeto. Se você ficar “alimentando” os pensamentos negativos, isso pode te desanimar, por exemplo, nos pequenos obstáculos.

Agora, se você ficar a tendo pensamentos positivos, isso pode lhe ajudar a ficar mais motivado e encontrar maneiras de driblar os problemas (“derrotas temporárias”).

O que você estimular dentro desse tempo se tornará um hábito permanente.

“O tempo é amigo da pessoa que treina a sua mente a seguir padrões de pensamentos positivos, e inimigo da pessoa que se aliena em hábitos de pensamentos negativos.”
— Napoleon Hill

As pessoas não nascem com sabedoria, mas é por meio do lapso do tempo que ela pode ser conquistada por aqueles não alienados que formam hábitos de pensamentos positivos.

A sabedoria é a habilidade de entender e de se relacionar com as coisas e pessoas ao nosso redor, de maneira que você possa ganhar seu apoio na conquista dos seus objetivos.

As pessoas preparadas e em busca de sabedoria conseguem adquirir ainda mais sabedoria nos momentos de adversidade e fracassos. Mas as pessoas que não estão preparadas e que não procuram por sabedoria, não a encontrarão nesses momentos.

O tempo é o que permitirá você testar o seu conhecimento. O conhecimento testado e validado (qualidade e confiabilidade) é superior ao recentemente adquirido.

É preciso observar que o conhecimento apurado hoje pode se tornar defasado com o tempo, enquanto com o passar do tempo os relacionamentos podem se fortalecer ou enfraquecer.

É preciso compreender que existe o tempo certo de semear e o de colher.

8. Harmonia

A natureza humana sofre influência do ambiente em que vive. Se você está em um de fracasso e pobreza, se você não escapar desse ambiente, você permanecerá direcionado para a pobreza. Você precisa escolher o ambiente que deseja estar para se tornar parte dele.

A lei da harmonia determina que tudo que estiver dentro dos limites de um mesmo ambiente se relacione de forma harmoniosa.

Cada pessoa pode estabelecer o seu próprio ambiente, seja ele mental, espiritual ou físico. E uma vez escolhido esse ambiente, a pessoa passa a ser parte dele.

Assim, uma vez que você estabelece o seu propósito, você determina o seu ambiente. Da mesma forma que o propósito de uma empresa é o que define o ritmo e influência do ambiente.

Homens bem-sucedidos estabelecem o seu próprio ambiente, seja na escolha dos lugares que deseja estar ou criando o seu próprio espaço. Eles se cercam e se conectam com pessoas que pensam e querem o sucesso. E, exige que a harmonia prevaleça entre elas. Por isso, é importante que você seja cuidadoso na escolha com quem você quer se relacionar.

“Homens bem-sucedidos em quaisquer ramos geralmente estabelecem o seu próprio ambiente cercando-se de pessoas que pensam e agem em termos de sucesso.”
— Napoleon Hill

As pessoas bem-sucedidas têm um propósito claro e insistem que as pessoas ao seu redor também tenham um objetivo. E que a harmonia esteja presente entre eles.

9. Cautela

O princípio da cautela orienta para que você tenha cuidado, planejando os seus movimentos para evitar que você caia em circunstâncias danosas.

“Aceitai a advertência, para que não se irrite e acabeis perecendo fora do caminho, pois sua ira se inflama de repente. Felizes, todos os que nele confiam.”
— Salmos 2:12.

Quem não tem cautela, pode comete esses erros:

  • Age primeiro e pensar depois (isso se você chegar a pensar depois).
  • Deixa qualquer um se vincular (“encostar”), em vez de escolher com quem vai se associar.
  • Não escolhe uma ocupação (profissão).
  • Falta preocupação em ir bem nos estudos (escola, universidade, etc.).
  • Escolhe qualquer emprego só para ter dinheiro para comer e se vestir.
  • Não se preocupa em saber as regras dos negócios, permitindo ser enganado.
  • Alimenta-se mal, fazendo com que baixe sua resistência e fique doente.
  • Fica em ambientes de pessoas orientadas a uma mentalidade de pobreza, deixando-se influenciar para esses mesmos pensamentos.
  • Não observa o que fizeram as pessoas a fracassarem para aprender com os erros dos outros, por isso, acaba cometendo os mesmos erros.
  • Ignora as causas do seu medo, deixando, assim, o medo lhe dominar.
  • Não tem cuidado na escolha da companheira ou do seu companheiro. Nem se preocupa como mantém seu relacionamento. Dessa forma, leva seu casamento ao fracasso.
  • Não se relaciona de maneira adequada com seus amigos, fazendo com que eles se afastem ou virem inimigos.

É preciso não ficar alienado, planejar os passos dos seus planos para poder agir sempre com precaução.

Você deve se antecipar, prever as possíveis fragilidades das pessoas que você se associar (princípio da harmonia) e já pensar antecipadamente em como você vai solucioná-las quando aparecerem.

A pessoa cautelosa quando manda alguém em uma missão, manda uma segunda pessoa junta para certificar-se que a primeira cumpriu a missão. E no retorno da missão, verifica com ambas pessoas se tudo foi cuidadosamente cumprido e realizado com sucesso.

Quem tem cautela é detalhista e presta atenção até nos detalhes que parecem sem importância. É esse nível de cuidado que torna a cautela o caminho (meio) para garantir o sucesso.

O ponto principal em que você deve ter cautela é na escolha das pessoas que você escolhe para se associar, como seus amigos. Essas pessoas que você se relaciona constituem o ambiente que você constrói. Por isso, você nunca deve ter nenhum grau de intimidade com alguém que não gere um benefício mental, espiritual ou econômico.

A cautela reforça a sua autodeterminação em encontrar felicidade e sucesso material.

Conclusão

Em sua busca para encontrar a sua realização pessoal e independência financeira, ficar alienado pode ser um empecilho para você conseguir o que você quer.

Entretanto, se você, gradualmente, começar a internalizar os 9 princípios acima, você colocará sua vida nos trilhos e caminhará para o seu sucesso.

Com o passar do tempo, a medida que você tiver progredido nos princípios, você notará que você não ficará “paralisado” com os problemas que surgirão, mas olhará para eles como sendo pequeninos diante da sua grandeza e da força em realizar o seu propósito. Desejo que você viva uma vida plena e inabalável!


Fonte: