4 Ferramentas para organizar sua produção de conteúdo

Confira 4 ferramentas selecionadas para você planejar, organizar e executar seu calendário editorial com todo seu projeto de marketing de conteúdo. Em uma estratégia de branding, um dos critérios para você construir sua marca é a consistência. Pensando nisso, você aumenta sua presença online ou a presença de seu negócio pela produção frequente de conteúdo.

Por  isso, você precisa "estar afiado" em todas as etapas do processo de produção de conteúdo. Precisa também estar organizado o suficiente para não pular etapas ou se atrapalhar por falta de foco e consistência.

[Tweet ""Are you doing relevant things again, and again, and again?" (Dr. Hubert K Rampersad)"]

Como organizar sua produção de conteúdo

Seguir a PERSIREA, poderosa fórmula para escrever e divulgar artigos de blog, também ajudará você neste processo.

Selecionei quatro ferramentas que já utilizei em etapas diferentes do processo de produção de conteúdo. Elas podem ajudar você, de acordo com o estágio e com sua maturidade na produção de conteúdo.

Dividi essas quatro ferramentas em dois grupos:

  • Ferramentas para Gerenciar Projetos: você pode utilizá-las não só com seu calendário editorial, mas para gerenciar o projeto como um todo. Por exemplo, na criação do site envolvido na sua produção de conteúdo.
  • Ferramentas para Calendário Editorial: por serem específicas para a criação de conteúdo, elas já têm integração com o WordPress, permitindo que o conteúdo aprovado em seu fluxo de trabalho seja publicado automaticamente em seu Blog, utilizando a plataforma WordPress, além de agendar publicações nas redes sociais. Tudo isso em um único lugar.

Ferramentas para Gerenciar Projetos

Trello

É uma ferramenta bastante popular de gestão de tarefas.

Nela, você cria um quadro (board) em branco que organiza por colunas. Daí, você mesmo cria e define as colunas que quer. Cada coluna agrupa uma lista de tarefas.

O Trello oferece uma versão gratuita que permite compartilhar um board com outras pessoas e trabalhar em equipe. Ele lembra um grande quadro de cortiça onde você cola post-its organizados em colunas.

Se você é de uma agência e trabalha diariamente com mais de um projeto (board), pode ser difícil ter uma visão ampla de todos os projetos e gerenciar as tarefas por ordem de prioridade. Esta ferramenta bastante visual e intuitiva, uma das mais populares, tem integrações com diversas outras ferramentas.

TeamWork

É uma ferramenta completa para gestão de projetos.

Ela é direcionada para agências e organiza os projetos por cliente.

O que mais gosto no TeamWork é a possibilidade de os colaboradores visualizarem suas tarefas em todos os projetos de forma centralizada. E tudo fica em um único lugar, organizado por datas, permitindo filtrar, por exemplo, por tarefas atrasadas, tarefas do dia e próximas.

O TeamWork oferece uma versão gratuita com a opção de gerenciamento de até dois projetos. É utilizado por muitas Startups.

Por ser uma ferramenta robusta, oferece também o TeamWork Help Desk, recurso adicional para abertura de chamados de novas solicitações de clientes das agências, e o TeamWork Chat, para bate-papo em tempo real entre os colaboradores do projeto.

Ferramentas para Calendário Editorial

Contentools

Contentools é uma ferramenta de calendário editorial para marketing de conteúdo, com classificados de freelancers para você planejar e produzir seu conteúdo.

Saiba mais no artigo Contentools: gerenciador de conteúdo com classificados de freelancers.

CoSchedule

Em um único lugar, a ferramenta CoSchedule organiza a divulgação nas redes sociais de seu artigo de blog em WordPress, incluindo recorrência de publicação.

Leia mais no artigo CoSchedule: é fácil divulgar os seus artigos de blog nas redes sociais.

Qual a melhor ferramenta para você?

Todas estas ferramentas oferecem uma versão de teste grátis por um período, ou uma versão gratuita com uso limitado, como o Trello e o TeamWork.

O que recomendo é que você faça um teste para conhecer as quatro ferramentas e definir a que melhor atende suas necessidades.

Mas aqui está o segredo das agências:

Você deve combinar uma ferramenta de gerenciamento de projeto com uma ferramenta de calendário editorial.

Com isso, você consegue manter a organização de todas as tarefas envolvidas na construção de sua marca pessoal, otimizando a produção de conteúdo e ganhando produtividade na divulgação do conteúdo, graças às integrações existentes nas ferramentas de calendário editorial.

[Tweet "Combine ferramenta de gerenciamento de projeto com ferramenta de calendário editorial."]

Agora é com você

Responda nos Comentários:

  • Que ferramenta você está usando para organizar suas tarefas e a produção de conteúdo?
  • Qual você ainda pretende testar?

Sugestão de leitura: