PERSIREA: a poderosa fórmula para escrever e divulgar artigos de blog com sucesso, considerando todas as etapas do fluxo de trabalho, inclusive antes e depois da publicação. Antes de mais nada, quero esclarecer que Persirea não é o nome de uma Deusa Grego. PERSIREA é o acróstico (conjunto das letras iniciais) das tarefas sequenciais que você deve realizar durante a criação de seu artigo de blog e seu plano de divulgação do conteúdo.

Durante anos desenvolvendo conteúdo para blogs, construí minha fórmula que foi sendo melhorado e hoje compartilho com você.

PERSIREA: a poderosa fórmula para artigos de blog e guest posts de sucesso

Agora:

  • P - Pesquisa: defina sua pauta, pesquise sobre o tema e faça um esqueleto com os highlights – pontos chaves que não podem faltar no seu artigo.
  • E - Escrita: é o momento em que você deve fugir de qualquer distração para focar na escrita de seu artigo. Escolha um momento adequado, explique a seus colegas que você precisa concluir uma tarefa e não pode ser interrompido, feche aplicativos de e-mail e de mensagens, desabilite notificações e desligue o celular.
  • R - Revisão: é fundamental a revisão de seu artigo. Faça uma leitura em voz alta para você ficar mais atento a possível erros. Peça a alguém que leia e revise para você. Se você não tiver alguém que possa fazer isso, deixe para revisar no dia seguinte, quando seu cérebro estiver descansado. Quando você revisa logo em seguida, a sequência das palavras está em sua memória, o que faz com que seu cérebro recorra a ela em vez de ler o que está escrito. Assim, você dificilmente percebe os erros ortográficos no texto.
  • S - SEO (Search Engine Optimization): agora é a hora de otimizar seu conteúdo para garantir as melhores posições do seu artigo nos sistemas de busca. Talvez você precise fazer alguma intervenção no texto: por exemplo, substituindo palavras para adequá-lo às melhores práticas de SEO. Se achar necessário, faça uma nova revisão do conteúdo.
  • I - Imagens: o uso de imagens no conteúdo propiciará uma melhor experiência do usuário (UX Design) e maior tempo do usuário na página, fator que influencia o seu SEO. Você deve pensar nas imagens que estarão dispostas ao longo do texto, como também nas imagens que poderão ser utilizadas nos itens seguintes para divulgar seu artigo.
  • R - Redes Sociais: uma vez que você publique o artigo, é hora de divulgar seu conteúdo massivamente nas redes sociais. Você deve usar estratégias de publicação de várias chamadas nas redes sociais, em datas diferentes, apontando para o mesmo artigo. A combinação de várias partes do artigo e as imagens criadas no item anterior serão a "munição" para a divulgação do texto. Neste momento, vale também compartilhar seu artigo no Facebook, twitter e/ou instagram, e impulsioná-lo como anúncio. Atenção: quando você compartilha um conteúdo no perfil de negócios (business), tem a opção de acessar o botão “impulsionar” (boost). Com isso, você pode pagar pela divulgação para ampliar sua visibilidade.
  • E - E-mail: você precisa avisar aos assinantes do seu blog que um novo conteúdo está disponível. Apesar de algumas ferramentas de e-mail marketing, como o MailChimp, enviarem uma mensagem automática para os assinantes do blog com o resumo (excerpt) do artigo, algumas pessoas ainda fazem isso de forma manual.
  • A - Autor: agora o grand finale. Um dos motivos para um autor escrever um artigo de blog é construir seu personal branding. Na maioria dos Blogs, ao final do artigo fica visível um perfil do autor com foto, mini biografia e links para redes sociais. Quando você escreve para o seu próprio blog, isso deve estar configurado previamente. Aproveite para revisar sua assinatura. Analise se ela está de acordo com seus objetivos pessoais e profissionais no momento. Quando você é autor convidado (guest post), precisa lembrar de enviar seu mini currículo junto com o artigo, incluindo os links para seu site e redes sociais.

PERSIREA - Por Angelo Públio

Agora você experimenta

Ter bem definido um processo de criação e divulgação de conteúdo é fundamental para que você não perca tempo ou desperdice a oportunidade de atingir o maior número possível de pessoas.

Se durante o processo de criação, você esquece de fazer as imagens, quando chega a hora de publicar, ou você se atrasa para fazer isso naquele momento, ou você deixa para fazer depois (mas nunca faz). Isso também pode ocorrer nas outras etapas, por exemplo, a criação das chamadas para as redes sociais.

Você percebe quanto deixa de dar visibilidade ao seu artigo se não agenda as chamadas das redes sociais?

Espero que você perceba o potencial na adoção da Fórmula PERSIREA no seu blog e no blog de sua empresa.

Ter sucesso com seu artigo de blog não depende apenas de escrever e acender uma vela. É preciso adotar um processo bem definido, que pode funcionar como checklist e estabelecer seu fluxo de trabalho (workflow).

Para que você tire o máximo proveito da técnica, siga o workflow na ordem apresentada.

Pronto para começar?