A ferramenta CoSchedule (teste grátis por 14 dias) agrega e organiza toda a divulgação nas redes sociais do seu artigo de blog em WordPress, incluindo recorrência de publicação. Quando você cria um artigo, espera que ele seja encontrado.

Isso pode ocorrer de forma orgânica, por buscadores como o Google. Contudo, neste formato, você pode demorar um tempo considerável para obter as melhores posições nos resultados de busca.

Agora, quem não tem tempo a perder esperando que sistemas de busca, como o Google e o Bing, achem seu conteúdo pode divulgar artigos de blog e chegar até o seu público por meio das Redes Sociais.

Um dos estágios da PERSIREA, poderosa fórmula para escrever e divulgar artigos de blog, consiste em compartilhar conteúdo nas redes sociais.

Quando falo em compartilhar conteúdo, me refiro a uma ação realizada com estratégia, de forma "turbinada", inteligente e via recursos de tecnologia.

Não estou me referindo a compartilhar seu artigo em uma ou duas redes sociais, mas divulgá-lo para o maior número possível de redes, com recorrência automática de publicação, por meio de uma tarefa que não seja árdua e demorada.

CoSchedule divulga seu artigo de blog em diferentes redes sociais ao mesmo tempo

A ferramenta CoSchedule, ao mesmo tempo em que se integra com seu blog WordPress, também se conecta com as seguintes redes sociais:

  • Twitter
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Pinterest
  • Google Plus
  • Tumblr

Ela permite que, no mesmo lugar em que você escreve seu artigo de blog, organize as publicações das redes sociais.

Esse "pequeno grande" detalhe faz muita diferença em ganho de produtividade, porque com base no texto do artigo que acabou de escrever, você copia e cola as várias partes do artigo que deseja usar como conteúdo de divulgação, sem ter que abrir nenhuma outra janela.

Área do CoSchedule para agendar as publicações nas redes sociais durante a edição do artigo no WordPress
Área do CoSchedule para agendar as publicações nas redes sociais durante a edição do artigo no WordPress

No plano inicial do CoSchedule, você pode vincular até 25 perfis de redes sociais.

Imagina quanto tempo você levaria para agendar um mesmo artigo individualmente em cada uma delas. Você provavelmente levaria tanto tempo que nem pensaria nesta hipótese.

Felizmente existem plataformas como o CoSchedule, que tornam nossa vida mais fácil e mais eficiente em termos de divulgação de conteúdo.

Primeiro você faz a configuração prévia, vinculando os perfis das Redes Sociais ao seu blog.

Você precisa permitir que o CoSchedule publique em nome do perfil. Para isso, pela página de configurações da ferramenta, você acessa cada perfil com o login e senha correspondentes para autorizar que o CoSchedule publique ali.

CoSchedule - Configurações - Perfis das Redes Sociais
CoSchedule - Configurações - Perfis das Redes Sociais

Depois que os perfis estão vinculados, eles estarão disponíveis para ser selecionados na hora de compartilhar uma publicação nas redes sociais.

Veja abaixo como este processo de agendamento de publicação em várias redes sociais é rápido.

Exemplo no CoSchedule de como agendar o compartilhamento de um artigo no WordPress simultaneamente em várias redes sociais
Exemplo no CoSchedule de como agendar o compartilhamento de um artigo no WordPress simultaneamente em várias redes sociais.

Melhor horário para publicar nas redes sociais

Há muitos estudos sobre os melhores horários para se publicar um artigo nas redes sociais considerando os “horários de pico”, quando as pessoas mais interagem nas redes sociais.

Essas discussões sobre os melhores horários variam por Rede Social. Então, imagina a loucura que é você precisar viver se atualizando, avaliando qual rede social, e qual o horário que gera maior alcance, curtidas e comentários!

Pensando nisso, na ferramenta, a CoSchedule oferece o recurso “Best time” (melhor horário).

Na hora de criar uma publicação no CoSchedule, você pode escolher um horário para a publicação de sua preferência, ou simplesmente escolher a opção "Best time", e ele faz o trabalho duro por você.

CoSchedule Best time - Recurso que escolhe automaticamente o melhor horário para publicar em cada rede social
CoSchedule Best time - Recurso que escolhe automaticamente o melhor horário para publicar em cada rede social

Publicação recorrente nas redes sociais

Muitas vezes, é apenas no momento de uma publicação no blog que estamos acostumados a divulgá-la nas redes sociais.

Hoje, com todos os algoritmos das redes sociais, como por exemplo no Facebook, que limita a visibilidade de uma publicação, seu compartilhamento acaba tendo pouco alcance.

Republicar um conteúdo várias vezes é uma alternativa para aumentar o alcance de artigos nas redes sociais.

Pensando nisso, o CoSchedule oferece o recurso "ReQueue" (traduzido livremente como “republicar” ou ao “pé-da-letra” como “re-colocar na fila”), um recurso de automação de marketing para rede social.

Enquanto cria uma publicação, você indica que essa mensagem deverá ser republicada.

CoSchedule ReQueue - Opção para indicar que o conteúdo deve ser republicado nas Redes Sociais
CoSchedule ReQueue - Opção para indicar que o conteúdo deve ser republicado nas Redes Sociais

Para maior controle, você indica os horários em que devem ocorrer as republicações e também quantas vezes uma mensagem pode ser publicada dentro do mesmo mês.

CoSchedule ReQueue - Configuração do limite de republicação de uma mesma mensagem no mês
CoSchedule ReQueue - Configuração do limite de republicação de uma mesma mensagem no mês

Como funciona o ReQueue

  1. Agende suas publicações e indique que você deseja republicar, escolhendo a opção ReQueue.
  2. A ferramenta identifica de forma inteligente os dias em que você ainda não agendou publicações no seu calendário. Daí, ela "tapa o buraco" no seu calendário editorial com a repostagem.
CoSchedule ReQueue - Como Funciona
CoSchedule ReQueue - Como Funciona

Identificando seus artigos de blog mais compartilhados

Outra forma de dar visibilidade a seu blog é identificar seus artigos do blog WordPress que tiveram o maior número de compartilhamento, como um indicativo de que eles "caíram no gosto do povo", e divulgá-los novamente.

Com o Relatório de Conteúdo Top (Top Content Report) do CoSchedule, você visualiza os conteúdos mais populares e compara sua performance.

CoSchedule - Relatório de Conteúdo Top - Facilmente re-compartilhe os conteúdos mais engajados
CoSchedule - Relatório de Conteúdo Top - Facilmente re-compartilhe os conteúdos mais engajados

Para conhecer outras funcionalidades do CoSchedule, assista ao vídeo abaixo.

Agora é sua vez

Responda nos comentários:

  • O que você achou da ferramenta?
  • Você usa ferramentas similares?