Os 3 essenciais estágios da influência

Influência é uma ferramenta poderosa para construir sua marca pessoal, aumentar sua rede de contatos e seguidores. Aqui estão os 3 estágios da influência que você deve dominar para se tornar influente.

estagios-da-influencia.jpg

A influência pode ser uma poderosa ferramenta para mover as pessoas em direção ao que você gostaria.

Ela pode ser usada tanto para mover leads no funil de vendas, para “empoderar” o seu time interno e transformar colegas em parceiros.

Aumentar a sua influência contribuirá para o seu relacionamento com as pessoas que você trabalha, com clientes e com amigos. Isso permitirá você criar uma rede forte de networking.

E quais são os resultados?! Alguns deles para você se animar: construção da sua marca pessoal, geração de novas oportunidades de negócios e impulsionamento da carreira.

 

Os 3 essenciais estágios da influência

Os estágios abaixo fazem parte da Fórmula de Engajamento Play-Driven Design.

 

#1. Identifique a motivação de cada pessoa
Cada pessoa está passando por uma fase da vida que está em busca de conquistar algo. Pode ser que ela queira mudar de emprego, comprar algo de valor, se sentir amada, ou até mesmo conseguir montar uma rotina para dormir 8 horas.

Para identificar a motivação atual de cada pessoa, eu utilizo o modelo de Player Personas.

Ao conversar com a pessoa procuro identificar qual dos 4 tipos de player personas ela se encaixa:

  • Mergulhador/Mergulhadora: busca aprofundar seus conhecimentos

  • Executor/Executora: deseja saber maneiras de realizar uma atividade/ação com mais sucesso

  • Socializador/Socializadora: está buscando maneiras de interagir e encontrar outras pessoas

  • Herói/Heroína: quer reconhecimento e ganhar visibilidade

Agora que você já identificou o perfil da pessoa, fica mais fácil de saber como “provocar” uma conversa e engajamento.

 

#2. Engajamento que agarra a atenção

Muitas vezes quando eu ouvia a palavra engajamento, eu imaginava que eu teria que falar, falar, falar de forma que prendesse a atenção das pessoas. Em muitas situações as pessoas gostariam apenas de serem ouvidas.

Você sabe porque temos 2 ouvidos e 1 boca?

Experimente ouvir mais e falar menos.

Mesmo nas redes sociais, você pode interagir nas postagens das pessoas fazendo perguntas. Em vez de apenas deixar comentários do tipo “parabéns”, “muito bom”, “que legal”, faça uma pergunta que estimule o diálogo. Isso é uma forma de ouvir e a pessoa saber que você está atenta nela.

 

#3. Entregue o que a pessoa espera

Você identificou a motivação da pessoa, fez um engajamento e agora você precisa entregar o que ela está buscando.

Dependendo do tipo da player persona eu faço algumas perguntas que estimule as pessoas a falaram de si, dou conselhos, passo links para que elas possam aprender mais ou comento de oportunidades que elas possam conhecer outras pessoas.

Entregar o que as pessoas estão buscando consomem tempo, mas a satisfação de ajudar é recompensadora e faz parte das necessidades humanas.

 

Conclusão

Esses 3 estágios do Play-Driven Design são essenciais para você criar autoridade e conquistar a confiança dos outros!

Com o tempo você estará construindo relações mais fortes, novas amizades e parceiros de negócios.

Para que você possa obter o máximo de resultados na sua influência, você deve ficar sempre de olho no que você pode “otimizar” em sua estratégia. Otimizar é o estágio central da metodologia Play-Driven Design.

EngajamentoAngelo Públio