Play-Driven Design®
A Fórmula de Engajamento que promove você e a sua empresa fazendo pessoas felizes. O resultado é: mais vendas, com menos verba de marketing.
Como tudo começou: um desafio pessoal.
É sempre bom poder falar de um caminho percorrido e de um problema que se transforma em solução. É o tipo de coisa que pode incentivar outras pessoas a encarar esses demônios que nos perseguem o tempo inteiro. No meu caso, um desafio pessoal que começou em 2014 deu origem ao Play-Driven Design.
Eu sou um entusiasta do Inbound Marketing. A base dessa metodologia está na criação frequente e na distribuição de conteúdo em blogs, redes sociais e e-mails.
Era 2014, eu já tinha 12 anos de agência digital e 5 anos como sócio de uma empresa de vendas B2B de produtos de tecnologia. Minha esposa estava no sexto mês de gravidez do nosso segundo filho, quando começou a sentir contrações. Era muito cedo para isso e ela teve que ficar internada por 10 dias para uma medicação que inibia as contrações.
Durante esses dias no hospital, eu tive tempo para pensar bastante.
“O que vou deixar de legado para os meus filhos? Como posso ajudar outras pessoas e dar esse orgulho para minhas crianças?”
Fazia anos que eu tinha vontade de dar aula, mas foi ali que eu recebi o empurrão que faltava.
Ainda no hospital comecei a pesquisar opções de Mestrado em Design, sua área de formação. A Universidade Anhembi Morumbi estava com inscrições abertas e enquanto eu ficava com minha esposa no quarto do hospital, escrevi o pré-projeto sobre Inbound Marketing para submeter junto com a sua inscrição.
Felizmente fui aceito no Mestrado. Acontece que o pré-projeto sobre Inbound Marketing não foi. Os professores gentilmente explicaram que, por se tratar de um mestrado em Design, ficava complicado defender um projeto final em marketing.
Um projeto de mestrado é algo que vai se moldando durante o curso, à medida que os estudos se aprofundam. Logo que comecei, meu orientador sugeriu que eu criasse um site para ser o estudo de caso. Foi ali que surgiu meu blog pessoal angelopublio.com.br.
Também ali começava meu maior desafio: administrar a casa, Lorenzo recém-nascido (Graças a Deus deu tudo certo!), Luigi com 2 anos e meio de idade, minha esposa na fase pós-parto, precisando de muita atenção, as aulas do mestrado para assistir e ainda manter as atividades em minhas duas empresas.
Como se não bastasse, agora eu precisava manter o conteúdo do meu blog, precisava produzir textos constantes, de preferência semanais. Eu estava afogado e precisava fazer alguma coisa para resolver isso. Ele precisava de ajuda!
Comecei a me questionar:
“Como é possível atrair a atenção do usuário para um website de conteúdo? Como eu consigo envolver esse usuário e provocar sua criação espontânea de conteúdo?”
Estamos criando algo incrível no Brasil
A solução encontrada conquistou notoriedade internacional. O artigo científico que derivou de minha tese de mestrado, em que refletia sobre a metodologia Play-Driven Design, foi publicado na edição de maio do Journal of Business and Management, após avaliação pelo IOSR — organização Internacional de pesquisa científica.
Em 2018, à medida em que avancei com os meus projetos de pesquisa, concluí que é possível aplicar o Play-Driven Design em qualquer canal de comunicação, seja digital ou presencial. Assim, as empresas podem crescer melhor fazendo mais pessoas felizes. Divirta-se!
Angelo Públio
Autor de Play-Driven Design®
O que é Play-Driven Design?
“Conteúdo é Rei”… mas a qualidade está fraca.
Você está gastando cada vez mais tempo e dinheiro em marketing de conteúdo e redes sociais… e talvez não esteja percebendo isso.
Sim, o Inbound Marketing é a melhor maneira de atrair visitantes para o seu website e diminuir seus investimentos em anúncios de links patrocinados, mas, aos poucos, você que não queria depender de investimento de mídia paga, também pode acabar dependendo de investimento em produção de conteúdo.
É hora de virar o jogo. Com Play-Driven Design é possível atrair a atenção do usuário para um website de conteúdo, envolvendo-o e levando-o à criação espontânea de conteúdo.
Riscos do Marketing de Conteúdo Tradicional
- Conteúdo produzido por jornalistas terceirizados, sem um envolvimento emocional com o texto
- Definição de personas com base em interesse comercial, sem priorizar os desejos do usuário
- Compartilhamento de conteúdo nas redes sociais com baixo engajamento
- Baixo interesse do usuário em se relacionar com outros usuários
- O usuário raramente tem uma experiência “WOW”
- Cliente sem envolvimento com a marca
Existe uma maneira inteligente de proporcionar experiências significativas:
Play-Driven Design
Play-Driven Design propicia uma experiência
Os homens têm uma relação estreita com os jogos e são conhecidos por ter suas maneiras específicas de jogar (observadora, competitiva, divertida etc.), o que pode definir diferentes tipos de jogadores.
Enquanto os jogos analógicos são realizados em locais e horários predeterminados, no mundo virtual eles alcançam uma amplitude geográfica e podem ser jogados tanto em formas síncronas como assíncronas, conquistando forte presença na vida cotidiana e sendo, inclusive, praticados entre as chamadas “atividades sérias”.
A assiduidade de jogos em nossa vida diária é impulsionada por gadgets e telas sempre conectadas à Internet, o que contribui para que os sistemas e aplicações adotem elementos de jogo em contextos considerados não jogáveis – a gamificação.
À medida que os jogos são considerados atividades livres, estes sistemas gamificados podem ser praticados por motivações tanto intrínsecas quanto extrínsecas. Assim, a gamificação pode também ser entendida como uma condição prévia para a aplicação em websites.
O Play-Driven Design possibilita que websites de conteúdo propiciem experiências significativas e o engajamento de suas personas.
A Fórmula de Engajamento Play-Driven Design é a maneira inteligente de fazer pessoas felizes.
A forma inteligente de obter alta performance em marketing e vendas é estimular que as pessoas promovam você e a sua empresa!
Se você propiciar uma experiência positiva nas pessoas, fazendo-as felizes, elas irão participar, interagir, engajar, comentar e compartilhar essa emoção com seus amigos e familiares.
Gatilhos mentais, como reciprocidade, permitem com que as pessoas, de forma inconsciente, procurem contribuir para o sucesso daqueles que lhe fazem bem.
A fórmula de engajamento Play-Driven Design é esteróides para o seu Marketing e Vendas!
O Play-Driven Design destaca a importância compreender o desejo de cada pessoa a partir da observação. A partir deste "olhar", você poderá iniciar uma conversa que favoreça o engajamento entre você e seu futuro cliente.
Ao envolver as pessoas, sabendo o que irá satisfazê-las e buscando atender a essa necessidade, você terá criado o ambiente favorável para conquistar os novos promotores do seu negócio.
O resultado é: mais vendas, com menos verba de marketing.
Como funciona
Play-Driven Design é um processo cíclico realizado em 3 estágios: identificar, engajar, entregar, sendo a etapa de otimizar central, presente em todos eles.
1. Identificar
Você deve buscar o que motiva as pessoas. Este é o estágio responsável pela identificação do tipo de personalidade de cada pessoa.
A identificação pode se dar pelo método mais confortável para o profissional, aquele em que ele tem mais experiência para este mapeamento. Por exemplo, os tipos de personalidade listados por Carl Jung.
Recomendados o modelo de Player Personas, desenvolvidas por Angelo Públio, para essa identificação, mas você pode usar outro que convenha.
Uma vez que você identifique o perfil de uma pessoa, você pode salvar essa informação em um software de CRM para que a sua identificação aconteça rapidamente no próximo contato.
2. Engajar
Neste estágio ocorre o engajamento das personas pelos canais que você disponibilizou para conversar e promover o play significativo. É importante que a pessoa saiba sobre as suas limitações e as regras que você tem que seguir.
Estude quais são as ações esperadas das pessoas e como você pode dar e receber feedbacks. Lembre-se que você tem um propósito e o seu engajamento com as diversas pessoas compreendem um objetivo comum.
"No play existe alguma coisa ‘em jogo’ que transcende as necessidades imediatas da vida e confere um sentido à ação. Todo play significa alguma coisa."
– Johan Huzinga
3. Entregar
Entregar é o estágio em que você procura obter o feedback da pessoa e transmitir a sensação de que ela tem controle da situação.
Existem várias formas de você fazer a verificação da entrega. Por exemplo:
- você pode perguntar a pessoa se você conseguiu compreender o interesse dela;
- você pode informá-la que se você tiver alguma novidade sobre o que ela procura, você irá procurar deixá-la informada;
- você pode pedir para que ela contar para você as suas preferências;
- no meio digital, você pode pedir para a pessoa preencher alguma formulário sobre as preferências da pessoa;
- você pode pedir para a pessoa preencher uma avaliação online e indicar se você tem contruído para que ela atinga o objetivo dela.
Ao mesmo tempo que você coleta a opinião da pessoa, também procure realizar a sua identificar, obtendo mais informações sobre ela.
Com a contribuição do usuário é possível verificar o que pode ser melhorado na sua empresa: sistemas, procedimentos, atendimento, etc.
Ao informar às pessoas da importância de sua contribuição para que você se aprimore, você empoderamento essas pessoas estabelece uma proximidade com elas.
Central: Otimizar
A otimização está presente em todos os estágios anteriores, de modo a possibilitar no seu dia-a-dia a evocação do estado de felicidade entre as pessoas.
Com base no conceito de game tuning (afinamento de jogo), a análise do comportamento e feedback das pessoas, você tem informações para realizar ajustes necessários para as melhorias contínuas nas atividades que você faz, dentro de uma lógica de coachability (capacidade que temos de realizarmos um coaching em si mesmo).
Nesta etapa é onde você verificará se a forma que você tem procurando identificar o perfil de cada pessoa tem sido eficiente. Você avaliará constantemente como você tem estimulado o engajamento com elas e compreender, por exemplo, se você está entregando uma experiência significativa.
Trabalhar a otimização em um estágio central contribui para a sua excelência. Ao final, o que se espera é que você cresça melhor fazendo mais pessoas felizes!
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