Para analistas de marketing que precisam colocar ordem “na casa” ou empreendedores que estão começando, confira como fazer marketing nas redes sociais para criar um “burburinho” e impulsionar as vendas.

 

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Na internet você encontrará milhares de fórmulas mágicas para as redes sociais.

Quem está iniciando nas Redes Sociais para gerar visibilidade para os seus negócios fica um tanto perdido com o todos esses guias (nem sempre são relevantes).

Se você é um analista de marketing, quando começa em uma nova empresa, pode se deparar com uma verdadeira lambança de ações nas Redes Sociais “sem pé nem cabeça”.

Existem 10 princípios (fundamentos) de marketing para as Redes Sociais que lhe ajudarão a construir uma base sólida, atrair visitantes para o seu site e transformar seguidores em clientes.

Use esses princípios como leis fundamentais e veja os resultados crescerem.

   

A Lei do ouvir

Ouvir é mais importante que falar. Entenda como “ouvir” você observar o que está sendo compartilhado nas redes sociais. Com base nessa “escuta”, você identificará o que é importante para o seu público-alvo. Assim, você poderá criar conteúdo e participar de discussões relevantes que estimulem o diálogo (e não a desordem).

   

A lei do foco

Em vez de ser generalista, demonstre que você é especialista. Você precisa ter Foco em deixar claro no que sua empresa é especialista, que problema ela resolve e com quem ela se comunica. Quanto mais específico, menor é sua concorrência.

   

A lei da qualidade

Qualidade é melhor que quantidade. Quanto maior o número de seguidores, menor é o engajamento. Identifique as pessoas que sempre interagem nas suas publicações e estimule o diálogo com elas por meio dos comentários nas postagens.

   

A lei da paciência

Construir uma presença online é um projeto a longo prazo. É preciso ter paciência e mensurar mensalmente os resultados. É comum as pessoas desistirem de uma rede social específica porque acham que ela não está funcionando, simplesmente porque desconhecem os seus resultados.

   

A lei da composição

Quando você cria uma base de seguidores de qualidade, eles acabam sendo multiplicadores do alcance das suas postagens.

Quando algum de seus seguidores comenta ou curte o seu conteúdo, os seguidores deles são notificados sobre essa interação, fazendo com que seu conteúdo chegue em mais pessoas.

Se você está compartilhando links do seu blog, seus seguidores podem acabar divulgando em outras redes sociais, em artigos de blog e em outros canais como o WhatsApp.

   

A lei da influência

Você pode entrar em contato com Influenciadores, para realizar algum tipo de permuta. Eles podem se interessar por seus produtos, serviços e negócios. Em troca, eles poderão promover o seu conteúdo para os seguidores deles, gerando visibilidade e lucratividade.

   

A lei do valor

Em vez de tentar vender o seu produto, procure gerar valor. Além de criar relacionamento de valor com influenciadores, crie conteúdos incríveis que ajudam as pessoas. Esses conteúdos ajudarão a promover o seu marketing boca-a-boca.

   

A Lei do reconhecimento

Os vendedores procuram fazer “Social Selling” (vendas pelas redes sociais) e identificar perfis importantes que são decisores em determinadas empresas, no melhor estilo de “Account Based Selling” (venda baseada em conta). Mas, você, em vez de procurar pessoas de determinadas empresas, faça o inverso: reconheça quem são as pessoas que interagem com você e de que empresas elas são.

Outro ponto importante é não ignorar as pessoas que falam com você, só porque você pensa que elas não são importantes para o seu negócio. Se alguém lhe telefonar e deixar um recado, é educado da sua parte retornar o contato. Nas redes sociais funciona da mesma forma.

   

A lei da acessibilidade

Não publique conteúdo e depois desapareça. Se você for instável, seus seguidores também poderão agir da mesma forma, migrando para seguirem outras marcas e pessoas.

Mantenha uma consistência nas suas publicações e continue interagindo. Demonstre que você tem uma presença online viva.

   

A lei da reciprocidade

Da mesma forma que você gostaria que as pessoas compartilhassem o seu conteúdo, elas também adorariam que você fizesse o mesmo por elas. Em sua estratégia, defina um tempo para se dedicar em compartilhar e curtir conteúdos de outros perfis — por exemplo: seguidores que estão lhe compartilhando ou curtindo, parceiros, fornecedores e influenciadores.

   

Pronto para dar um próximo passo nas suas redes sociais?! Compartilhe este artigo nas redes sociais e deixe a sua curtida.

 

FONTE: Adaptado de 10 Laws of Social Media Marketing. Acesso em 24 abr 2019.