Em face da falta de foco e de um pensamento difuso do usuário, como é possível despertar sua atenção para um website? Os websites nem sempre conseguem reter nossa atenção. Muitas vezes isso acontece por causa de nossa falta de foco e de um pensamento que se torna difuso em face das tarefas que nos são atribuídas no dia a dia, tudo isso contaminado pelas múltiplas ocorrências (ruídos) ao nosso redor (Mihaly Csikszentmihalyi).
Em meio à ampla busca de informações ("information seeking"), como é possível despertar a atenção do usuário para um website, envolvendo-o com seu conteúdo e levando-o à criação espontânea de novos conteúdos?
Este é o objetivo da metodologia Play-Driven Design.
Play-Driven Design é uma metodologia de design centrado no usuário (user-centered design) aplicado em websites de conteúdo para que se torne fonte de uma experiência de interação lúdica e engajamento com os demais utilizadores desse website por meio de um gameplay baseado em dinâmicas de jogo dramático.
Você sabia?
- Design centrado no usuário: o usuário considerado em todas as etapas no desenvolvimento de um projeto (Jesse James Garrett).
- Websites de conteúdo: websites que têm como objetivo ser referência para os usuários em busca de informações (Angelo Públio).
- Gameplay: conjunto de estratégias necessárias para atingir pontos específicos num processo ou no estágio de um processo. (Andrew Rollings e David Morris).
- Play-Driven Design: metodologia criada em 2016 no Brasil por Angelo Públio.
Agora é com você
Clique para tuitar:
[Tweet "User-centered design considera o usuário em todas as etapas no desenvolvimento de um projeto."] [Tweet "Websites de conteúdo têm como objetivo ser referência para os usuários em busca de informações."] [Tweet "Gameplay é o conjunto de estratégias necessárias para atingir pontos específicos num processo ou no estágio de um processo."] [Tweet "Play-Driven Design é uma metodologia criada em 2016 no Brasil por Angelo Públio."]
Compartilhe a imagem:
Leituras sugeridas:
- Creativity: Flow and the Psychology of Discovery and Invention, por Mihaly Csikszentmihalyi.
- The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond (2nd Edition) (Voices That Matter), por Jesse James Garrett.
- Game Architecture and Design: A New Edition, por Andrew Rollings e David Morris.
Responda nos Comentários:
- Em sua última busca na internet que resultou na localização de vários sites, você lembra qual a característica principal do website que prendeu a sua atenção?
- Você já tinha ouvido falar de Play-Driven Design? Ficou curioso?
- O que faz você compartilhar um website nas redes sociais?