Vivemos um período de excesso de informação e estamos sempre tentando encontrar conteúdo na web. É o "information seeking", ou busca de informações.

Ao mesmo tempo em que vivemos um período de excesso de informação (Peter Morville, Ambient Findability: What We Find Changes Who We Become), estamos sempre tentando encontrar conteúdo na web.

De acordo com Mark Levene, no livro An Introduction to Search Engines and Web Navigation, esta é a chamada "information seeking", ou busca de informações, que pode ser classificada como:

  • informacional, quando o usuário tem a intenção de adquirir dados sobre algum tópico de interesse que ele presume que esteja disponível em websites. Por exemplo, quando o indivíduo quer apenas esclarecer uma dúvida sobre determinado tema, o primeiro site do resultado de busca já poderia oferecer a informação mais relevante;
  • navegacional, quando o usuário busca encontrar um website que sirva como ponto de partida para sua navegação, uma referência para aprofundar-se no assunto de interesse, como no caso de uma pesquisa de produto, quando ele quer identificar possíveis concorrentes e avaliações feitas por outros consumidores;
  • e transacional, quando o usuário tem intenção de realizar alguma atividade mediada por um website, como compra em e-commerce, renovação do aluguel de livros em uma biblioteca ou outro tipo de serviço web.

Além da busca, o usuário pode ter conhecimento da existência de determinado conteúdo a partir, por exemplo, do recebimento de um e-mail ou da atualização nas redes sociais, seja pela exibição direta deste conteúdo ou por links de redirecionamento para algum website.

Agora é com você

Clique nos links abaixo para você compartilhar no Twitter:

[Tweet ""Vivemos um período de excesso de informação""]

[Tweet ""Estamos sempre tentando encontrar conteúdo na web""]

Compartilhe a imagem abaixo no Facebook e aproveite para que outras pessoas aprendam com você:

Escolha a alternativa correta - A busca de informações na web pode ser classificada como?

Escolha uma pergunta abaixo, clique e a responda nos comentários: