Confira 5 dicas de como promover um evento presencial no Facebook para envolver os participantes antes, durante e depois do evento.
Você pode realizar algumas ações de marketing no Facebook para promover o seu evento presencial. E o melhor, o próprio participante pode te ajudar a aumentar o alcance do seu evento.
Como promover um evento presencial no facebook
#1. Crie uma moldura de Stories para os participantes do evento usarem
Você pode criar uma moldura para que os participantes utilizem quando criarem Stories para o Facebook durante o evento.
Para criar a moldura para o seu evento, acesse o Facebook Frame Studio.
Usando recursos de geolocalização, você pode definir que a moldura só fique disponível para quem estiver dentro de um “raio de distância” do seu evento.
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<div class="image-caption"><p>Facebook Frame Studio. Disponível em: <www.facebook.com/fbcameraeffects/manage/>. Acesso em: 21 março 2019</p></div>
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#2: Crie uma Hashtag para o seu evento
Crie uma hashtag que seja fácil dos participantes digitarem e memorizarem.
Use essa hashtag em todas as publicações que você fizer nas redes sociais e estimule que as pessoas usem.
Nos emails de inscrição do evento, mencione para usarem a hashtag.
Também divulgue a hashtag nos materiais impressos, apresentações e banners do evento.
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#3: Crie uma competição nas redes sociais
Crie uma competição para as pessoas publicarem fotos nas redes sociais durante o evento usando a hashtag.
Você pode definir que as fotos com mais curtidas ou mais criativas ganharão um prêmio, desconto ou incentivo.
Dependendo do tamanho do evento, você pode oferecer, por exemplo, 1 par de ingressos e diárias em hotel para o evento do próximo ano.
#4: Crie anúncios de vídeos com geolocalização durante o evento
Você provavelmente faz um evento para poder gerar negócios. Certo?!
Durante o evento crie anúncios em vídeo para divulgar seus produtos/serviços aos participantes.
Além de você marcar o local do seu evento para que o Facebook exiba os seus anúncios, você também incluir a localização dos hotéis do evento.
Você pode criar anúncios de vídeos com 10-15 segundos e divulgar no Facebook e também no Stories do Instagram.
#5 Impacte os participantes após o evento com “retargeting”
Muitas vezes os participantes durante o evento querem consumir o conteúdo, mas não comprar. Por isso, é importante pensar em como abordá-los após o evento.
Você pode utilizar os dados geradas pelas outras ações de marketing no Facebook para criar um público segmentado de quem esteve no evento e, então, direcionar novos anúncios (retargeting) e criar um Funil de Conversão no Facebook.
Por exemplo:
Você pode definir que quer que o seu anúncio pós-evento seja exibido só para quem assistiu no mínimo 10 segundos dos anúncios de vídeos (dica #4) apresentados durante o evento.
BÔNUS: venda seus ingressos diretamente no Facebook
Usando plataformas para venda de ingressos com Eventbrite que tem integração nativa com o Facebook, você consegue criar automaticamente o seu evento no Facebook para impulsionar as inscrições e vendas de ingressos.
Ahh, é importante você saber que o STJ considera ilegal cobrar tava de conveniência na venda online de ingressos.
Fonte:
Adaptado de: How to Promote Your Live Event on Facebook. Disponível em: <www.socialmediaexaminer.com/how-to-promote-your-live-event-facebook/>. Acesso em: 21 mar 2019.