Como fazer Funil de Conversão no Facebook Ads (Avançado)

Aprenda como fazer uma estratégia avançada de Facebook Ads, aplicando o Funil de Conversão da Jornada do Cliente (Buyer's Journey) de Inbound Marketing. Para você pagar menos nos seus anúncios no Facebook Ads os seus anúncios precisam ser mais relevantes.

De acordo com o Facebook, a pontuação de relevância é uma classificação de 1 a 10 que estima como o seu público-alvo está reagindo ao seu anúncio.

Quanto mais relevante é o seu anúncio, mais barato fica.

Coluna Pontuação de Relevância disponível na aba Anúncios do Gerenciador de Anúncios - Facebook Ads

Exemplos de ações pelos usuários do Facebook que influenciam na pontuação de relevância do anúncio:

  • Alta taxa de clique x número de visualizações. Por exemplo: um anúncio que recebe 1 clique a cada 3 visualizações é mais relevante que um anúncio que é clicado 1 vez para cada 100 visualizações.
  • Comentários positivos aumentam a relevância. Comentários negativos diminuem a relevância.
  • Pessoas ocultando ou denunciando o seu anúncio diminuem a relevância.

Ok! Mas, como fazer para que você tenha anúncios mais relevantes?

É aí que entra a estratégia avançada de combinar o Funil de Conversão da Jornada do Cliente (Buyer's Journey) no Facebook Ads.

Funil de conversão da Jornada do Cliente (Buyer's Journey)

A Jornada do Cliente (Buyer's Journey) é dividida em 3 estágios pelos quais o consumidor passa antes de tomar uma ação de compra.

Esses estágios são:

  • Consciência: "tenho um problema, busco uma solução".
  • Consideração: "quais são as minhas possibilidades, vou escolher uma".
  • Decisão: "escolhi uma, hora da agir".

Mostrar um anúncio do estágio da "Decisão" para quem não te conhece, provavelmente é menos relevante que mostrar para quem te conhece. E menos relevante = pagar mais.

Por isso, você precisa "conduzir" o consumidor em um Funil de Conversão.

Entenda:

Topo de Funil

Você precisa ter uma GRANDE audiência no seu "Topo de Funil" (Top of the Funnel - TOFU).

No Topo de Funil muitos consumidores (usuários) terão "Consciência" da sua existência.

Comunique que você pode ajudá-los com algum dos problemas (dores) que eles estão enfrentando. Os seus produtos e/ou serviços é que resolverão esse problema. Got it?

Você precisa ir "afunilando" a sua audiência.

Meio de Funil

Faça com quem está no topo do seu funil, vá para o "Meio do Funil" (Middle of the Funnel - MOFU).

Assim, ao apresentar um anúncio de "Meio de Funil" para quem já te conhece, você terá um maior engajamento.

O seu anúncio de Meio de Funil é do estágio da "Consideração", que apresenta as possibilidades e "continua a conversa (diálogo)" com o consumidor que está com um problema. E você sabe que ele tem um problema, porque ele viu o anúncio do Topo de Funil. Fantástico, né?! (Eu sei heheh)

Fundo de Funil

O "Fundo de Funil" (Bottom of the Funnel - BOFU) é o que representa a "Decisão", estágio final da Jornada do Cliente (Buyer's Journey).

Seguindo a mesma lógica, o seu anúncio de Fundo de Funil deve ser apresentado para quem atingiu o estágio de "Meio de Funil".

Assim como no Meio do Funil, no qual você tem um público menor comparado à audiência do Topo de Funil, o público do fundo do seu funil será ainda menor do que o público do Meio de Funil.

Funil de Conversão na Jornada do Cliente (Buyer's Journey)

P.S.: É triste ver uma audiência grande no topo do seu Funil e ver pouca gente no fundo do seu funil, mas não caia na tentação de colocar um anúncio de Fundo de Funil para uma audiência que ainda não te conhece. Isso "mata" toda a estratégia.

Como fazer Funil de Conversão no Facebook Ads (Avançado)

Para que você aplique a estratégia de Funil de Conversão no Facebook Ads, você precisa criar um funil de conversão combinando os Objetivos das Campanhas para cada etapa do funil.

É importante que você conheça bem a diferença entre os diferentes tipos de Objetivos das Campanhas que existem no Gerenciados de Anúncios do Facebook Ads.

Criação de nova campanha no Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads

Com base nos objetivos, combine uma sequência de 3 campanhas para poder "conduzir" o usuário do Facebook na sua estratégia.

Por exemplo:

  1. Objetivo da Campanha: Visualizações do Vídeo
  2. Objetivo da Campanha: Tráfego
  3. Objetivo da Campanha: Geração de Cadastros (Lead Ads)

Veja na imagem abaixo um exemplo de 3 campanhas criadas no Gerenciador de Anúncios para estruturar o Funil de Conversão:

Exemplo de Funil de Conversão no Facebook Ads demonstrando a sequência de 3 campanhas criadas no Gerenciador de Anúncios

Você pode nomear as suas campanhas como forma de compreender rapidamente o "encadeamento" entre elas, incluindo a sigla TOFU, MOFU e BOFU.

Você pode usar um número no começo do nome para visualizar na sequência ao ordenar as campanhas pelo nome.

https://www.youtube.com/watch?v=ZXrIdiPjh_g

Pronto! Agora que você está por dentro da estratégia, é partir para a ação.

[end]O que você achou? O vídeo ajudou na compreensão? Que outra estratégia de Facebook Ads Avançado você faz? Responda nos Comentários.[/end]