Play-Driven Design busca proporcionar às personas uma experiência otimizada, fortalecendo o engajamento dos usuários na estratégia de Inbound Marketing. A dificuldade na produção de conteúdo, discutida anteriormente, levou à reflexão quanto à possibilidade de estimular a produção de conteúdo pelos próprios utilizadores do site. Cheguei à seguinte questão: “é possível um website se tornar meio para interação lúdica e produção espontânea de conteúdo?”.
Minha hipótese levantada foi conseguir isso por meio da gamificação e do uso das mecânicas de jogos, como o ranking de usuários e as recompensas.
Os sistemas gamificados costumam utilizar um cadastro de usuários (login e senha) para armazenar as informações dos jogadores, enquanto que no Inbound, os websites solicitam dados básicos como nome e endereço de e-mail para poder enviar mensagens futuras por meio eletrônico, buscando evitar atritos que possam impedir o cadastramento.
O fato de um website ser gamificado não o descaracteriza como website de Inbound. Porém, ele continua margeado pelas buyer personas, tratando os usuários como consumidores.
Os estudos que realizei buscaram identificar um modelo que respondesse às minhas dificuldades como responsável por um website de conteúdo com recursos limitados e permitisse criar uma forma de relacionamento franco com os usuários.
As player personas que sustentam a metodologia Play-Driven Design (PDD) trazem um novo aspecto na tratativa dos usuários, na medida em que procuram oferecer-lhes não apenas um conteúdo que os leve à compra, mas também proporcionar uma experiência otimizada no processo de busca de informação.
Um website de conteúdo, ao adotar o PDD, pode se beneficiar da produção de conteúdo espontâneo dos usuários motivados por suas player personas – e essa produção se fortalece pelo engajamento entre eles.
Inbound Marketing x Play-Driven Design
O modelo do Inbound Marketing, conforme apresentado na figura abaixo, conta com quatro estágios centrais:
- attract (atrair) - ações de marketing digital destinadas a atrair novos visitantes para o site;
- convert (converter) - identificação do usuário pela oferta de conteúdo;
- close (fechar) - ação de “fechar negócio” ao combinar marketing digital com ações comerciais;
- e delight (encantamento) - manutenção do relacionamento em pós-venda e novas compras.
Enquanto o delight das buyer personas é o último estágio no Inbound, posterior ao momento em que elas se tornam clientes, o PDD busca direcionar as personas a uma interação lúdica e prioriza suas experiências em todos os momentos de engajamento, antes mesmo de o usuário se tornar cliente.
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