Criei meu website de conteúdo para uma pesquisa exploratória, uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa-ação. Os estudos continuam e não param por aí. Meu website de conteúdo “angelopublio.com.br” foi iniciado em agosto de 2014, em paralelo ao início do meu Mestrado em Design. Tem como público-alvo profissionais de marketing digital que buscam principalmente informações sobre Inbound Marketing e artigos sobre marketing digital.
Ele consiste em um portal de conteúdo sobre Inbound, fazendo referência a um método comercial de marketing digital inicialmente chamado “Inbound Marketing” – plataforma de marketing digital que centraliza todas as ações de marketing (blogs, páginas de website e redes sociais).
Como metodologia científica e procedimentos de meus estudos no curso de Mestrado em Design, procedemos a uma pesquisa exploratória por meio de pesquisa bibliográfica, e a uma pesquisa-ação, exemplificando a aplicação do Play-Driven Design (PDD) em um website próprio de conteúdo – que serviu, portanto, como estudo de caso.
Para o autor Antônio Joaquim Severino, “a pesquisa-ação propõe ao conjunto de sujeitos envolvidos mudanças que levem a um aprimoramento das práticas analisadas”. Assim, a pesquisa-ação foi aplicada em função de a pesquisa ter caráter experimental.
Sendo assim, o estudo de caso para minha pesquisa de mestrado enfocou o website pessoal angelopublio.com.br. A escolha deste website derivou, sobretudo, da autonomia em realizar testes e ajustes necessários durante a aplicação da pesquisa-ação.
Até hoje, o website está em constante transformação e segue assim à medida que o utilizo como forma de divulgar o PDD e avanço em meus projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) no processo de Doutoramento e pela minha paixão pela área acadêmica.
Você pode acompanhar os registros de alterações do website seguindo o perfil @angelopublio no Twitter.
Compartilhe a imagem:
Sugestão de leitura:
- Metodologia do Trabalho Científico, por Antônio Joaquim Severino
Responda nos Comentários porque você pode contribuir com a pesquisa-ação:
- Você tem um website que usa como laboratório?
- O que você usa de laboratório na Internet?
- Usa algum perfil de rede sociais ou de mídia para pesquisa e desenvolvimento?