Personas não são pessoas reais, mas as representam ao longo do processo de design. É um modelo de usuário adotado no desenvolvimento de websites.
A metodologia Play-Driven Design (PDD) — livremente traduzido como design ludodirecionado — consiste em um processo que promove o engajamento baseado em personas — modelo de usuário já adotado no desenvolvimento de websites.
A primeira menção ao termo persona é creditada a Alan Cooper em seu artigo científico de 1996, que seria publicado em 1999 em seu livro (dica de leitura no final do artigo).
Muitas pessoas que utilizam o conceito de persona desconhecem a origem do termo, na década de 90. Quando aplicada em um projeto já existente, a persona tem tanta importância no planejamento estratégico que traz em si um "ar" de inovação e se torna o condutor de todo o projeto.
Para Cooper, quanto mais específico é o mapeamento de uma persona, mais “ela se torna uma pessoa real nas mentes dos designers e programadores”.
Durante o mapeamento, define-se um nome para a persona, uma foto que a represente fisicamente, objetivos que podem ser alcançados pelo projeto de design e características apresentadas, tudo isso em formato de uma minibiografia.
"Personas não são pessoas reais, mas as representam durante todo o processo de design. Elas são arquétipos hipotéticos de usuários reais. Embora sejam imaginárias, elas são definidas com significativo rigor e precisão." – Alan Cooper
Agora a pergunta essencial:
Você já fez o mapeamento de suas personas?
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