[resumo]O que são Leads? Você pode entender um lead como uma solicitação de cotação, um contato solicitando mais informações. Existem diferenças entre um assinante do blog e um lead. Conheça os 3 tipos de leads existentes nos estágios do ciclo de vida (lifecycle stages), utilizados para organizar contatos no ciclo de vendas.[/resumo]

O que são Leads

Leads são quaisquer pessoas que se tornam conhecidos e têm potencial para se tornarem clientes.

Você pode entender lead como uma solicitação de cotação, um contato solicitando mais informações.

Por exemplo, se você é um restaurante, um contato que preenche o formulário de reserva do seu site é chamado de lead.

O visitante do seu site foi atraído até lá, mas apenas quando ele preencheu o formulário identificando-se é que ele se tornou um conhecido. Neste caso ele foi “convertido” de visitante em lead.

Ele reservou, porém não quer dizer que ele irá comparecer. Se ele comparecer e consumir, ele se tornará um cliente.

Assinante de blog é um lead?

Não.

Geralmente os profissionais de marketing simplificam a explicação de que qualquer contato com email é um lead. Assim, os assinantes de blog seriam um lead. Mas, não é bem assim que funciona.

Na plataforma HubSpot – cujo os fundadores criaram a metodologia de Inbound Marketing –, cada contato tem um campo no seu cadastro para indicar qual é o seu "estágio do ciclo de vida" (lifecycle stage).

Se o visitante do site não preencheu o formulário de reserva, mas preencheu o formulário do blog “Receba nossos Artigos por E-mail”, ele é apenas um assinante (subscriber) na propriedade do estágio do ciclo de vida do contato.

Assinante (subscriber) é um estágio anterior ao Lead.

Em nosso exemplo, ele é apenas um “curioso” em receber artigos e pode não estar pronto para visitar o restaurante.

De acordo com a HubSpot, como o assinante do blog está apenas está interessado em receber conteúdo, ele precisa ser nutrido com conteúdos para despertar a vontade nele de se tornar um lead interessado nos produtos e serviços oferecido pela empresa.

https://www.youtube.com/watch?v=RKNM-ll2KTU

[callout]Este vídeo faz parte do Curso Essencial de Inbound Marketing[/callout]

Tipos de Leads no estágio do ciclo de vida dos contatos

Em um estágio mais avançado da metodologia de Inbound Marketing, dividimos o ciclo de vida (lifecycle) dos leads em 3 estágios:

  • Leads: contato que demonstra interesse no que você vende.
  • MQL - Marketing Qualified Leads (Leads qualificados para Marketing): leads no estágio da decisão na jornada de compra, que se interessam em receber as suas ofertas, realizar a demonstração do seu produto e estudar os seus casos de sucesso.
  • SQL - Sales Qualified Leads (Leads qualificados para Vendas): são leads qualificados pela sua equipe de vendas como clientes potenciais. Não necessariamente existem oportunidades de vendas para estes leads, mas eles são um bom encaixe (good fit) para a empresa.

O estágio do ciclo de vida de um contato é sempre progressivo. Ou seja, um contato nunca volta para um estágio anterior. Por exemplo, um contato que se torna cliente, nunca volta para um estágio de SQL.

[fim]Ficou claro o que são leads e os tipos de leads? Você já conhecia os tipos de leads MQL e SQL? Responda nos Comentários[/fim]