Você enviou uma proposta, depois tentou diversos contatos, mas é ignorado pelo cliente? Confira o modelo de email de vendas com 33% de taxa de resposta.

Uma das possibilidades para otimizar o processo de vendas é utilizar modelos de emails de vendas.

Isso facilita o envio de emails de followup (acompanhamento) pelo vendedor, além de permitir ganhar tempo e eficiência com modelos "matadores", que instigam uma reação no cliente.

Você pode usar os modelos de emails diretamente no seu Gmail, aplicativos de email ou usando uma ferramenta de CRM ("Customer Relationship Management", traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Breakup emails

No Inbound Sales (processo de vendas usando Inbound Marketing), chamamos de breakup emails (emails de rompimento).

Os breakup emails usam gatilhos mentais para "provocarem" os prospects e clientes a sairem do status quo no pipeline de vendas.

De acordo com a Katharine Derum, gerente de vendas sênior da HubSpot, seu time tem obtido 33% de taxa de resposta com os modelos de breakup emails. [1]

O modelo de email de vendas a seguir é a adaptação que uso do template (em inglês) disponível em inglês HubSpot CRM.

HubSpot CRM é uma ferramenta gratuita de CRM para gerenciar até 1 milhão de contatos.

Modelo de email de vendas com 33 por cento de taxa de resposta. Modelo de breakup email disponível no HubSpot CRM.
Modelo de email de vendas com 33 por cento de taxa de resposta. Modelo de breakup email disponível no HubSpot CRM.

Modelo de email de vendas para enviar quando se é ignorado pelo cliente

Quando usar o modelo de email de vendas: quando fez diversas tentativas de contato, mas o cliente não responde seus emails e nem retorna as suas ligações.

Assunto do email (subject): Eu estou preocupado...

Mensagem:

Oi [PRIMEIRO NOME DO CONTATO],

Eu tentei falar com você algumas vezes para saber se conseguimos avançar a nossa conversa sobre [NECESSIDADE DO CLIENTE], mas não tive o seu retorno.

Pode ser que aconteceu 1 das 3 opções abaixo:

  1. Você já conseguiu tudo que você queria para [OBJETIVO DO CLIENTE] e eu devo parar de incomodar você.
  2. Você continua interessado, mas não teve tempo de parar para falar comigo. UFA!
  3. Você decidiu tirar um período sabático e é melhor eu falar com outra pessoa da empresa. Neste caso, me fale com quem eu devo falar.

Por favor, me diga qual a opção correta porque eu realmente estou ficando preocupado sem o seu retorno.

Abraços, [SEU NOME]

BÔNUS! Como habilitar no Gmail o recurso de modelos de emails

Veja no vídeo abaixo como configurar no Gmail o recurso pouco conhecido que facilita o uso de modelos de email, para que você cadastre o modelo apresentado neste artigo e comece a usá-lo. Sem desculpas, hein!

O que você achou do artigo? Pronto para testar o modelo de email no seu processo de vendas?

[1] 4 Breakup Email Templates That'll Get a Response Once and For All