Os gatilhos mentais são princípios psicológicos que influenciam a tendência de uma pessoa concordar com uma solicitação. São comportamentos pré-programados que, uma vez estimulados, desenrolam uma sequência de ações.
Os gatilhos mentais podem ser utilizados de diversas formas. Desde durante uma conversa presencial ou por telefone, até nos seus conteúdos online.
Os gatilhos mentais, de acordo com o autor Robert Cialdini, em As Armas da Persuasão, são princípios psicológicos que influenciam a tendência de uma pessoa concordar com uma solicitação.
Sabe quando você se programa para fazer algo, como estudar ou trabalhar, e o seu amigo faz um convite para um compromisso naquele mesmo horário?
No primeiro momento você responde "- não", mas o seu amigo argumenta:
"- ahhh, seria tão importante que você fosse, as pessoas que estarão lá estavam contando com a sua presença e ficariam muito felizes com a sua presença."
Ferrou! Depois de ouvir a argumentação dele, você sente aquele aperto no coração, se sente um monstro, ao mesmo tempo que se sente importante. O que você faz? Responde:
"- tá bom, vamos lá! Mas só dessa vez, hein!?"
Essa mudança de comportamento é o que Cialdini chama de "clique, zum". Temos comportamentos pré-programados, "padrões fixos de ação", que uma vez estimulados, "clique", desenrolam uma sequência de ações, "zum".
No exemplo que dei, Cialdini explica a mudança de comportamento: "um princípio conhecido do comportamento humano afirma que, ao pedirmos um favor a alguém, teremos mais sucesso se fornecermos um motivo". Além disso, o seu amigo utilizou a "afeição", outro princípio que comanda a conduta humano.
Neste artigo exemplifico 5 frases que você pode usar nos seus modelos de email de vendas. Cada frase corresponde a um gatilho mental, baseados no livro Mass Persuasion Method, da autora Bushra Azhar.
Espero que você use as dicas do artigo para o bem! Não gostaria que você utilizasse-as para repetir a prática cruel de vender brinquedos que sempre ilude os pais.
5 Gatilhos Mentais para os emails de vendas
#1: Prestígio
"Eu tenho (uso) e posso te mostrar o melhor caminho para você ter (usar) também."
De acordo com Azhar, "os compradores precisam acreditar que você irá ajudá-los a aumentar o status deles".
Se você usa o produto e serviço que você vende e que eles querem, eles enxergam você como um caminho para você orientá-los como chegar lá e fazer usofruto.
#2: Empoderamento
"Você tem o que é preciso para usar todas as funcionalidade do [produto/serviço], mesmo que você esteja começando."
Os seus clientes precisam se sentir capaz de conseguir alcançar os resultados. É o empoderamento do cliente.
Você precisa demonstrar que o cliente é good fit (bom encaixe) para o produto
#3: Valorização
Muitas vezes o seu cliente está comparando o seu produto com o seu concorrente.
Às vezes o seu concorrente pode ser o líder do mercado.
Pode ser que você não tenha diferenciais, se comparado ao melhor do mercado. É nessa hora que você precisa super valorizar as suas características.
Se o seu cliente está comparando você com um concorrente inferior, você precisa deixar mais evidente os seus diferenciais.
"O [seu produto] não só vai te permitir fazer [características A, B, C] muito mais fácil (rápido), como também têm outros incontáveis benefícios, como [X, Y, Z]."
#4: Visualização
"Imagine como você pode mudar a sua [o que o cliente quer mudar], quando você aumentar a sua [o que o seu cliente quer ter melhor resultado] em um período menor de tempo. Como você se sentirá tendo mais [resultado que o seu produto entrega] e mais tempo para se dedicar para no que você gosta?"
O seu cliente procura o seu produto porque ele espera que traga algum benefício e mude algum condição que ele tem hoje, seja na empresa, da sua vida pessoal ou profissional.
Faça com que ele sinta como será a vida dele após ele ter adquirido o seu produto e ter feito um bom uso dele.
#5: Conexão
"Você sabia que eu também ..."
Neste gatilho o cliente faz um reconhecimento que ele tem uma semelhança com você. As pessoas gostam de comprar de pessoas que elas têm empatia e gostam.
Você pode pesquisar nas Redes Sociais para encontrar algo em comum com o seu cliente. Se você identificar que ele torce para o mesmo time que o seu, use isso para criar uma conexão.
Essa identificação por parte do cliente é mais forte quando o vendedor expõe uma fraqueza. Essa fraqueza poderia ser um problema, uma dificuldade ou situação difícil que passou ou está passando.
Se o cliente expor alguma dificuldade dele, tente lembrar se você passou por uma situação semelhante e comente com ele.
Transmita o seu lado humano.
Leia também: 9 dicas de psicologia de vendas
Onde usar os Gatilhos Mentais
Você pode usar os gatilhos mentais nos emails que você escreve para os seus leads ou clientes, como também nos seus emails de campanhas para nutrição de leads (lead Nurturing). Funcionam bem durante uma negociação.
Pensando estrategicamente, o ideal é que você planeje com calma o uso dos gatilhos mentais. Sendo assim, criar modelos de emails para utilizar no processo de vendas é o caminho mais inteligente.
Veja esses 2 modelos de email de vendas:
- Breakup email: a tentativa final antes de dar “lost” na oportunidade
- Modelo de email de vendas para enviar quando se é ignorado pelo cliente
Redes Sociais
Você pode usar os gatilhos mentais para escrever posts para as redes sociais.
Além disso, é possível usar os gatilhos mentais como uma referência para os tipos de conteúdos que você irá compartilhar.
Por exemplo:
Você pode compartilhar fotos dos produtos sendo utilizado, que transmitam o princípio do gatilho mental do prestígio e o gatilho mental do visualização.
Pronto para praticar os gatilhos mentais no seu próximo email? Compartilhe alguma frase poderosa que você usa. Responda nos Comentários.