É muito comum as pessoas me perguntarem se precisam de um blog e qual a diferença entre site e blog.
Essa pergunta acontece em diferentes perfis de profissionais:
- A João que, nas horas vagas, tem um projeto paralelo para gerar renda passiva.
- O José, com uma startup que precisa iniciar uma presença online.
- A Maria, responsável pelo marketing de uma empresa que já tem site.
A verdade é que o blog não substitui o site.
O blog é uma estratégia complementar de marketing para quem já tem um site. Pode ser o ponto de partida para quem ainda não tem um site. E, dependendo do modelo de negócio, o blog é o pilar principal.
Muitas pessoas usam o Google para pesquisar informações. E o Google usa diversas fontes de informações (sites, blogs, YouTube, etc.) para apresentar nos resultados das consultas.
Por isso, se você tiver um blog, você estará produzindo conteúdo que poderá ser usado pelo Google. Mas, você pode pensar:
– "Se eu tiver um site, ele também não será usado pelo Google? Por que, então, preciso de um blog?"
Está certíssimo o seu questionamento. O que acontece é que se você tem um site com 11 páginas. Pode ser que em 3 anos você adicione mais 3 páginas em seu site, totalizando em 14 páginas. Mas, em um blog, se você adicionar um artigo 1 vez por semana, em três anos você terá adicionado 144 páginas para servir de "fonte" para o Google. Ou seja, com o blog você terá aumentado a possibilidade de aparecer 10 vezes mais conteúdo do que o seu site.
Na metodologia Inbound Marketing, que o objetivo é atrair pessoas até você, o blog é mandatório para a estratégia de marketing.