Ter ótimos depoimentos de clientes satisfeitos no seu site podem ajudá-lo a conquistar novos clientes. Saiba como identificar os seus clientes satisfeitos. Use os modelos de emails para você enviar para a sua base de clientes convidado-os para deixarem um depoimento e as instruções para você orientá-los como escrever.
Identifique os seus clientes satisfeitos
O primeiro passo para você coletar depoimentos de clientes satisfeitos para estampar o seu site é identificar os promotores do seu negócio.
Muitas vezes você pode identificá-los, de forma espontânea, ao receber um elogio por email ou por telefone. Mas, vamos fazer com que isso aconteça em proporções maiores.
NPS (Net Promoter Score)
Uma sugestão que te dou é você fazer uma pesquisa de NPS (Net Promoter Score).
O NPS é uma enquete de avaliação de atendimento feita ao seu cliente, com uma simples pergunta:
"Qual é a probabilidade de você recomendar a nossa empresa a um amigo ou parente?"
A resposta é uma escala de 0 a 10.
Se o seu cliente responder 9 ou 10, ele se encaixa como "promotor" do seu negócio.
Você pode criar um formulário online para a sua pesquisa NPS e enviar um link para o seu cliente avaliá-lo.
Combine uma ferramenta de automação de marketing no seu processo. Assim, quando o usuário responder a opção 9 e 10 no seu formulário, ele poderá receber automaticamente um convite por email para enviar um depoimento.
Como pedir depoimentos de clientes satisfeitos
Eu já pedi muito depoimentos nesta vida (rs).
O que eu descobri é que muitas vezes as pessoas acham difícil de escrever um depoimento. Elas tem a boa vontade, mas travam na hora de escrever.
Algumas vezes os depoimentos de clientes satisfeitos não saem muito bem como vocês gostaria. E, podem não te ajudar a vender mais.
Dito isso:
É importante que você dê um "empurrão na sorte".
Quando você perguntar a pessoa se ela pode dar um depoimento para a sua empresa, comente com ela que você pode ajudá-la enviando algumas perguntas para guiá-la na escrita. (Modelo de email #1)
Se você for enviar um email para uma base de clientes, pode ser trabalhoso oferecer enviar as perguntas por email (1 por 1). Assim sendo, você pode direcionar os seus clientes para uma Landing Page e colocar lá as instruções no formato de perguntas. (Modelo de email #2)
Modelo de email #1: processo individual por email
Assunto do email: Posso contar com o seu depoimento?
Olá, [FULANO]. Tudo bem?
Quero te fazer um convite (é bem rápido). Estou atualizando o meu site e seria fantástico se você pudesse me dar um depoimento para eu colocar em meu site.
Não precisa ser nada muito extenso (e espero que seja um depoimento positivo rs). Eu posso enviar algumas perguntas para ajudar na escrita.
Posso contar com você?
Muito obrigado e tenha uma ótima semana!
Um abraço, [SEU NOME]
Modelo de email #2: processo com link para Landing Page
Assunto do email: Posso contar com o seu depoimento?
Olá, [FULANO]. Tudo bem?
Quero te fazer um convite (é bem rápido). Estou atualizando o meu site e seria fantástico se você pudesse me dar um depoimento para eu colocar em meu site.
Posso contar com você? Aqui está o link: [LINK].
Muito obrigado e tenha uma ótima semana!
Um abraço, [SEU NOME]
Compartilhe as instruções para o depoimento do cliente satisfeito
As instruções que estou sugerindo você enviar para o seu cliente satisfeito foi adequada com base no artigo 6 Questions to Ask for Powerful Testimonials.
Você pode utilizar as instruções de duas formas:
- enviando por email aos clientes que responderam o seu email solicitando as perguntas (modelo de email #1);
- deixar disponível na sua landing page junto com o formulário para coleta dos depoimentos de clientes satisfeitos (modelo de email #2).
Se você não tiver como criar uma Landing page, você pode criar um formulário no Google Forms ou Typekit.
Modelo de instruções: enviar por email ou disponibilizar na landing page
Assunto do email: Enviar um depoimento foi uma ótima decisão!
Fico muito feliz pelo seu interesse em compartilhar um depoimento comigo e com os visitantes deste site.
Quero compartilhar com você 6 pontos importantes para que seu depoimento seja completo:
- Que tipo de problema você tinha antes de conhecer [SUA EMPRESA] e como ele o ajudou?
- O que você encontrou de resultados com as orientações de [SUA EMPRESA]?
- Que aspecto específico você mais gostou na [SUA EMPRESA]?
- O que seriam 3 outros benefícios que você poderia destacar?
- Você recomendaria [SUA EMPRESA]? Se sim, por quê?
- Existe alguma coisa que você gostaria de acrescentar?
Um depoimento com energia também irá contribuir para a sua marca pessoal. Todo mundo sai ganhando! 🙂
Muito obrigado! [SEU NOME]
Agradeça aos depoimentos enviados pelos seus clientes
Quando você receber os depoimentos, lembre de agradecê-los.
Seria encantador você agradecer com uma mensagem personalizada. Afinal, um depoimento não tem preço.
Envie um email mesmo que você tenha uma página de agradecimento (Thank You Page), após o preenchimento do formulário.
Se você quiser surpreender o seu cliente, use uma mensagem de agradecimento personalizada em vídeo. Eu já fiz algumas vezes e é realmente uma experiência "UAU". Eu sei porque depois que enviei o vídeo, a pessoa ficou tão eufórica que mandou outro depoimento só para agradecer ao vídeo.
Uma forma que exige pouco recurso é você subir o vídeo como "Privado" no YouTube e enviar um link para o cliente.
Se você preferir algo mais prático, você pode rapidamente criar os seus vídeos e encaminhar para os seus clientes usando a ferramenta Bonjoro.
Desejo sucesso com os seus depoimentos!!