Entenda as técnicas de crossmedia e transmedia para dar um próximo passo na sua distribuição de conteúdo e aumentar o engajamento com seu público.

Geralmente as empresas quando estão fazendo estratégias de Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo tem uma agenda de produção frequente de conteúdo.

Mas como tirar o máximo proveito desse conteúdo?

É preciso fazer com que esses conteúdo cheguem até as pessoas para que elas leiam, curtam, comentem, ou seja, que elas “falem” dele.

É comum que as empresas então façam uma distribuição do conteúdo em todos os seus canais: Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, email marketing.

Essa distribuição do mesmo conteúdo em diversos canais é o que chamamos de “crossmedia” (crossmídia).

Como então dar um próximo passo na distribuição de conteúdo?

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Como é possível ter um engajamento de longo prazo com os seus contatos e seguidores?

A técnica de “transmedia” (transmídia) tem como objetivo aumentar a sua lealdade dessas pessoas e despertar o desejo deles compartilharem essa experiência (famoso marketing boca-a-boca).

Na transmedia a conteúdo continua sendo distribuído em diversos canais, entretanto o conteúdo produzido explora as funcionalidade de cada canal e os conteúdos entre os canais são complementares.

A ideia da transmídia é que sejam utilizados conteúdos complementares. É uma técnica de cinema... sabe quando você assiste um filme e um personagem está sempre lendo um livro e tempo depois o livro é lançado nas livrarias? É a mesma ideia, o tema de uma rede não se repete na outra.

Por exemplo:

Na técnica de crossmedia uma empresa compartilha o mesmo conteúdo de sua página do Facebook no LinkedIn. Neste caso, um usuário que segue a página dessa empresa no LinkedIn não tem porque seguir também a página dessa empresa no Facebook, já que os conteúdos são iguais.

Já uma empresa que usa técnica de transmedia, ela cria um conteúdo diferenciado para o LinkedIn e outro conteúdo para o Facebook, de forma que os conteúdos são complementares. Dessa forma, uma pessoa que segue a página no LinkedIn também segue o Facebook dessa empresa, para que ele possa acompanhar “toda a história” que está sendo contada.

Para você que quer explorar a técnica de transmedia, experimente criar conteúdos específicos para um canal, fazendo com que um canal leve o usuário para “consumir” o conteúdo que está no outro canal.


Fonte: From cross media to transmedia reporting in newspaper articles. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s12109-012-9294-z>. Acesso em: 5 de abr 2019.