Muito se fala sobre como fazer um blog de sucesso. Nada melhor do que aprender fazendo. Confira 5 interessantes lições que aprendi.
Nos últimos 30 dias eu publiquei 30 artigos, 1 artigo por dia. E, aqui estão os meus 5 aprendizados com essa experiência:
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Artigos de bastidores: apesar de eu escrever no blog sobre vários conteúdos que eu considero interessantes e que eu estudo, as pessoas têm tido maior interesse (me pedido) por meus artigos que eu conto os “bastidores”, como eu faço as coisas.
Formulário de pop-up: aquele pop-up que surge oferecendo para a pessoa se cadastrar na newsletter é responsável por 60% dos cadastros de assinantes. 30% dos cadastros da newsletter acontecem pelo formulário que aparece no rodapé de todas as páginas, enquanto que 10% dos cadastros acontecem pela página de inscrição da newsletter acessada por um botão no topo do site.
Unsubscribes: a cada envio de newsletter as pessoas pedem para sair. No começo eu ficava chateado, mas depois percebi que isso é um movimento natural, já que eu mesmo costumo sair de newsletters com o passar do tempo, seja quando os meus interesses mudam ou evoluem. O importante é semanalmente fazer mais gente entrar (inscrever-se) na newsletter do que o número de pessoas que pedem para sair, mantendo um saldo positivo.
Taxa de conversão visitantes x assinantes: ao acompanhar diariamente os relatórios analytics do blog, notei que a cada 100 visitantes únicos 1 cadastro na newsletter é realizado. Com essa métrica em mente, eu consigo estipular quantas visitas eu preciso gerar por dia para atingir o número de cadastros que preciso obter, para ficar acima dos que estão saindo (unsubscribed) e manter a minha lista crescendo.
Redes sociais: 5% das visitas do meu blog são originadas das redes sociais. Atualmente eu não impulsiono os meus posts do blog nas redes sociais (estou revendo o uso das redes sociais na estratégia). Eu compartilho os links dos posts no Twitter, LinkedIn e Facebook. Dos 5% das visitas que acessam o meu blog vindo das redes sociais, 48% são do Facebook, 46% são do LinkedIn e apenas 6% são do Twitter. Eu não compartilho o conteúdo no Instagram (já fiz no passado e arquivei as postagens) porque para o Instagram eu estou utilizando a estratégia de transmedia.
Espero que as minhas lições possam contribuir para o sucesso do seu blog!
Compartilhe este post nas redes sociais com aquele amigo ou amiga que deseja saber como fazer um blog de sucesso. Quem sabe assim você me ajuda a aumentar a taxa de visitas vindo das redes sociais. 😉