[subtitle]Preparamos um checklist com as melhores práticas de Inbound Marketing para gerar mais leads com suas landing pages e melhorar as taxas de conversão.[/subtitle] Um componente importante na estratégia de Inbound Marketing para geração de leads é a landing page. Você vai encontrar em outros sites traduções para esse termo como "página de aterrisagem", "página de destino", "página de entrada" ou "página de pouso".
Em linhas gerais, existem os elementos essenciais para você ter em uma landing page, mas que nem sempre eles podem funcionar da mesma forma para todas as buyer personas do seu negócio.
Você precisa experimentar algumas variações de landing pages com testes A/B para que seus visitantes decidam o que funciona melhor no caso deles. Mas, antes de pensar em fazer um laboratório para novas experiências, você precisa se certificar que sua landing page está realmente muito boa!
O que a landing page precisa ter para que, depois de clicar no seu call-to-action, seus prospects se convertam em leads? Descubra no post de hoje!
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Seu título está consistente com o call-to-action?
Não há nada mais decepcionante para o visitante do que encontrar uma landing page (LP) com um título orientado à uma ação diferente do que estava no call-to-action (CTA) em seu site ou no anúncio de Links Patrocinados que o direcionou para a LP.
Isso pode gerar desconfiança por parte do consumidor e, assim, ele pode desistir de preencher o formulário no ato da constatação. Portanto, seja consistente, sem firulas, com o texto no título de sua página!
Como está a descrição de sua oferta na landing page?
O que você ofertou em seu CTA deve ser explicado no primeiro parágrafo de sua página de destino, deixando claro o quão valioso ele.
- Evite parágrafos longos com mais de 5 linhas.
- Apresente os benefícios para seu visitante em bullet points (lista com marcadores como essa) ou em lista numérica.
- Marque em negrito mais importantes nos benefícios apresentados.
Depoimentos
- Esse elemento não é imprescindível, mas pode fazer com que sua conversão se torne muito mais eficaz ao adicionar depoimentos e críticas positivas sobre o que está sendo oferecido.
Você escolheu uma imagem que enche os olhos?
É importante você sempre ter pelo menos uma imagem em sua página, tanto por questões UX Design (User Experience Design, processo de aumentar a satisfação do usuáro), mas também por questões de otimização para o SEO (nome do arquivo da imagem e o ALT contendo sua palavra-chave).
Para você entender do que estou falando, veja essa simulação de uma landing page da Resultados Digitais, a diferença de como ela é hoje e como ficaria sem uma imagem.
Sua oferta é valiosa suficiente para a quantidade de campos do formulário?
O propósito essencial da landing page é coletar emails que irão para uma lista de possíveis leads, por isso, a característica principal dessa página é a presença de um formulário no qual o prospect irá fornecer suas informações essenciais, e, portanto, sua autorização para receber uma nova oferta por e-mail.
Recomenda-se que seja pedido apenas o que é importante para sua empresa, pois, ao se deparar com muita coisa para preencher, o visitante pode desistir. Se você tiver que pedir muito informação do seu lead, questione-se se o que você está ofertado é realmente valioso a ponto do seu lead sentir-se motivado em preenche-lo.
Veja abaixo um exemplo de formulário bom bastante campos da Endeavor Brasil, mas com uma oferta de um eBook com um conteúdo bastante valioso para as empresas.
A informação mais importante aparece antes da barra de rolagem?
Quando possível, se esforce em deixar todo o conteúdo principal (descrição da oferta, benefícios e formulário) visível sem a necessidade que de rolagem. Esse é um dos motivos que geralmente o formulário está na lateral direita do texto.
Na versão mobile, com os sites responsivos, será quase impossível ter o site com 2 colunas. Você pode considerar fazer um teste A/B:
- Teste A: Título, descrição da oferta, benefícios e formulário.
- Teste B: Título, formulário, descrição da oferta e benefícios.
Nos exemplos abaixo, estamos fazendo uma simulação do teste A/B com base na landing page da Endeavor Brasil.
Você eliminou todos os elementos que tiram o foco do usuário?
Qualquer link em sua página pode distrair o visitante e levá-lo a abandonar a landing page, por isso, retire o menu de navegação dessa página e evite “floreá-la” em excesso. A única ação que você quer que o visitante faça é preencher o formulário e submetê-lo.
Pode ser uma boa opção colocar os botões de compartilhamento das redes sociais como forma de estender o alcance de sua oferta. Faça uma medição de quantas pessoas que acessam a sua página estão usando esses botões para compartilhá-la e depois de um tempo, se o número não for expressivo para você, opte em removê-los para limitar ainda mais qualquer distração.
Já escolheu que ferramenta utilizar para o teste A/B?
Como reforcei bastante sobre o teste A/B, aqui está algumas ferramentas que você pode utilizar para ser eficiente:
- Optimizely – é uma ferramenta bem robusta, utilizada por grandes sites. Oferece uma versão Free que tem o suficiente para você realizar seus testes.
- VWO – Visual Website Optimizer - com uma belíssima interface, tem um valor justo para te oferecer um ótimo teste A/B.
[end]E aí, entendeu agora como devem ser suas landing pages? Ficou ainda com alguma dúvida? O que mais você coloca nas suas landing pages e tem te dado resultados? Que outra ferramenta você usa para teste A/B? Compartilhe com a gente nos Comentários![/end]