ChatGPT para SEO

Em um mundo em constante evolução, a Inteligência Artificial logo se tornou presente nas práticas de crescimento digital.

Com efeito, o ChatGPT que ganhou popularidade, emergiu como uma ferramenta para também inovar no campo do SEO.

Dessa maneira, com o propósito de contribuir para o seu aprendizado contínuo, neste artigo compartilharei com você algumas maneiras de como utilizo o ChatGPT para potencializar o SEO em meus artigos que podem servir de “insights” (ideias) para você.

O que é ChatGPT?

ChatGPT é o chatbot da empresa OpenAI, que interage com o usuário no formato de conversa.

A visão da OpenAI é que a Inteligência Artificial deve beneficiar a humanidade.

O ChatGPT é uma plataforma de processamento de linguagem natural (do inglês Natural Language Processing - NLP), treinado para receber uma instrução — chamada de “prompt” — e responder com uma resposta detalhada.

O ChatGPT é baseado em um "grande modelo de linguagem", comumente se referido à sigla em inglês LLM - Large Language Model.

LLM é um gigantesco volume de dados no formato texto que tem suas palavras interrelacionadas para buscar identificar seus contextos e entendimentos.

Combinando o LLM ao poder computacional existente, é possível rapidamente se obter respostas para as entradas (inputs) dos usuários.

O ChatGPT é oferecido em uma versão gratuita e paga. A versão gratuita acessa a versão 3.5 do modelo do ChatGPT que contém dados até 2021, enquanto a versão paga (20 dólares por mês) acessa a versão 4.0 com dados mais atuais.

A versão paga, além de fazer uso de um modelo mais atualizado, também oferece recursos adicionais, como a construção de GPTs sob medida, que podem aprender e serem treinados com dados (base de conhecimento) fornecidos por você.

Neste artigo falaremos dos dois modelos, para você tirar proveito da versão gratuita e da versão paga, caso você opte por contratá-la.

Tom de Voz da Marca

Neste item, apresento como você pode usar o ChatGPT para que ele possa descobrir e definir o seu tom de voz de sua própria marca.

O tom de voz da marca é basicamente o seu estilo único de escrita.

Assim como no Play-Driven Design, onde a autenticidade e a personalização são essenciais, o tom de voz da sua marca deve refletir a sua verdadeira essência, para criar uma conexão genuína do seu público com você.

Como o ChatGPT durante o seu uso para o SEO pode criar alguns textos, como parágrafos, é importante que ele saiba como é o seu estilo. Assim, ele pode fazer com que os textos gerados por ele estejam perfeitamente alinhados com sua autenticidade, fazendo com que você tenha menos ajustes e adaptações.

Vou guiá-lo passo a passo, mostrando como você pode enviar seus artigos e receber o feedback da inteligência artificial.

O ChatGPT não aceita prompts muito longos. Então, se formos pedir para o ChatGPT analisar 3 artigos que você escreveu para chegar no entendimento do seu tom da marca, enviaremos os 3 artigos de forma separada. E precisamos informar isso em forma de instrução no prompt.

O prompt ficará assim:

Desejo que você analise e avalie 3 artigos escritos por mim para que você determine o estilo e características do meu tom da marca. Cada artigo será enviado separadamente. Após o envio do terceiro artigo, você deve apresentar uma análise detalhada e conclusiva sobre o meu tom da marca, em um formato de prompt, para que eu possa utilizar essa informação em estratégias de SEO e demais aplicações.

Neste exemplo, estamos indicando que iremos informar 3 artigos, porém você poderia analisar uma quantidade maior (como 5,8 ou 10), que, por amostragem, pode contribuir para uma definição de tom da marca mais apurada.

Abaixo está um exemplo de Tom de Voz da Marca que o ChatGPT poderia identificar a partir dos seus artigos:

Tom de Voz da Marca: Inspirador, Profissional e Acessível
Inspirador:
A nossa comunicação busca elevar e motivar o público. Utilizamos histórias de sucesso, exemplos motivacionais e uma linguagem que encoraja o leitor a acreditar em seu potencial e perseguir seus objetivos. Exemplos de frases inspiradoras podem ser incorporados regularmente.
Profissional: Mantemos um alto padrão de profissionalismo em todas as nossas comunicações. Isso inclui o uso de terminologia técnica apropriada, mas explicada de forma clara, para garantir que o conteúdo seja informativo e confiável. Nosso objetivo é ser uma fonte de informação respeitada e autoritativa em nosso campo.
Acessível: Apesar da nossa abordagem profissional, é crucial que nossa linguagem seja acessível e fácil de entender. Evitamos jargões desnecessários e complicados, optando por uma linguagem clara e direta. Queremos que nosso conteúdo seja útil e compreensível para todos, independentemente de seu nível de conhecimento prévio na área.

Com a resposta do ChatGPT, você poderia incorporar esse resultado ao novo prompt:

A partir do meu tom de voz da marca, descrito abaixo, e do artigo de blog que eu fornecerei no próximo prompt, faça a revisão ortográfica e indique os possíveis ajustes para que o artigo fique alinhado com o tom da marca. Indique em negrito os ajustes necessários no artigo.

Tom de Voz da Marca: Inspirador, Profissional e Acessível
Inspirador: A nossa comunicação busca elevar e motivar o público. Utilizamos histórias de sucesso, exemplos motivacionais e uma linguagem que encoraja o leitor a acreditar em seu potencial e perseguir seus objetivos. Exemplos de frases inspiradoras podem ser incorporados regularmente.
Profissional: Mantemos um alto padrão de profissionalismo em todas as nossas comunicações. Isso inclui o uso de terminologia técnica apropriada, mas explicada de forma clara, para garantir que o conteúdo seja informativo e confiável. Nosso objetivo é ser uma fonte de informação respeitada e autoritativa em nosso campo.
Acessível: Apesar da nossa abordagem profissional, é crucial que nossa linguagem seja acessível e fácil de entender. Evitamos jargões desnecessários e complicados, optando por uma linguagem clara e direta. Queremos que nosso conteúdo seja útil e compreensível para todos, independentemente de seu nível de conhecimento prévio na área.

Agora que já temos o prompt para a revisão do artigo, nos focaremos em dois pontos vitais para o seu artigo: título e meta-descrição.

O título e meta-descrição são chaves para capturar a atenção do seu público para um artigo e atender os requisitos de SEO. Como resultado, você pode melhorar seu posicionamento no Google e nos outros buscadores, como o Bing.

Títulos

Criar os títulos dos artigos é uma parte meticulosa da sua tarefa.

De acordo com a plataforma de SEO, Ahrefs, um título de blog deve ter de 50 a 60 caracteres.

Você pode solicitar que o ChatGPT crie um título de blog que atenda a este requisito de tamanho de caracteres, mas nos testes eu encontrei algumas dificuldades:

  • O modelo do ChatGPT usa um conceito de AI Generativa, ou seja, ela é uma inteligência artificial para gerar texto. Então, essa especificação técnica de gerar um título dentro de uma faixa de quantidade de caracteres não se encaixa bem com o princípio generativo do modelo, já discutido anteriormente no fórum da OpenAI.
  • Quando eu pedia para o ChatGPT gerar um título e o título não atendia ao requisito de tamanho de caracteres, eu tinha que solicitar pra ele gerar de novo. Esse retrabalho de executar o mesmo comando tomava tempo, porque era difícil de saber se eu precisaria fazer isso 3 vezes ou 10 vezes.
  • O ChatGPT por algum motivo não conta os caracteres de forma correta. Às vezes um título com 48 caracteres, ele indicava que tinha 52 caracteres. Parecia que algo, como os caracteres acentuados poderiam atrapalhar a contagem, ou as aspas (") que ele considerava quando apresentava os títulos. Esse erro também já foi discutido no fórum do OpenAI.

ChatGPT gratuito

Com base nesses desafios, eu criei um prompt que conseguiu sanar esses problemas:

Criar um título inicial com base na palavra-chave (PC) e no artigo de blog que eu fornecerei no próximo prompt. Colocar a palavra-chave no início do título. Usar os headlines listados abaixo como referência. Verificar o número de caracteres do título criado usando o comando len() do Python. Se o título estiver fora do intervalo desejado de 50 a 60 caracteres, ajustá-lo para atender ao critério de tamanho. Continuar ajustando e verificando até que o título esteja dentro do intervalo de caracteres especificado. Apresentar a versão final do título ajustada.

Headlines:
- Um Surpreendente Fato sobre Dinheiro
- Como Descobrir no que Você é Realmente Bom
- O Segredo dos Strikes no Boliche
- Você Tem uma Ação “Preocupante” na Bolsa?
- A Vida de uma Criança Vale R$ 1,00 para Você?
- Como Encontrar Alguém para Amar
- Seus Filhos Podem Ler estas Palavras?

Vamos entrar nos detalhes desse prompt:

  • Eu usei uma técnica de SEO de colocar a palavra-chave logo no início do título.
  • O ChatGPT pode gerar e executar códigos em Python. Dessa forma, para resolver o problema de imprecisão na contagem de caracteres, eu solicitei que o ChatGPT executasse a contagem de caracteres usando a função LEN do Python, que conta o comprimento (do inglês "length" - daí o nome LEN) de um texto fazendo a contagem de caracteres.
  • Usando o conceito de "loop" do pensamento computacional ("Computer Thinking"), o prompt deve permanecer em loop enquanto a contagem de caracteres não atender ao critério de estar dentro da faixa estipulada de 50 a 60 caracteres.
  • Usando técnicas de storytelling, eu dei alguns exemplos de Headlines que o ChatGPT pode usar como referência. O ChatGPT tem inteligência para analisar como é a "construção" desses títulos, para adotá-las como referências, em vez de simplesmente substituir a palavra-chave no headline. Os headlines que uso como referência são do livro "Copywriting: Palavras que Vendem Milhões" que contém o que eles promovem como os "219 headlines altamente persuasivas escritas pelos maiores copywriters do mundo...". No exemplo acima eu apresento apenas 7 headlines, mas você poderia colocar no prompt uma quantidade muito mais significante.

Como fica esse prompt na versão paga do ChatGPT

Na versão paga do ChatGPT, eu tenho 2 recursos adicionais que eu uso:

  1. Criação de um GPT customizado: permite-me criar um chatbot sob medida, o qual posso construir uma base de conhecimento para o chatbot usar como referência. À medida que eu posso fazer o upload de um PDF com os headlines que eu desejo utilizar como referência, não é mais necessário informar no prompt.
  2. Criar um inicializador de conversas ("Conversation starters"): deixando salvo quais são os meus prompts, bastando sempre que abrir o chatbot, clicar em um dos prompts previamente criados. Isso me ajuda a ganhar um tempo absurdo, porque na maioria dos treinamentos de ChatGPT que você pode ver de exemplo no YouTube, é ensinado a usar uma ferramenta como o Notion para guardar (salvar) os seus "prompts" para você copiar e colar sempre que quiser usar no ChatGPT.

Na versão paga, meu prompt salvo como inicializador de conversa é:

Criar um título inicial com base na palavra-chave (PC) e no artigo de blog que eu fornecerei no próximo prompt. Colocar a palavra-chave no início do título. Usar os headlines da base de conhecimento como referência. Verificar o número de caracteres do título criado usando o comando len() do Python. Se o título estiver fora do intervalo desejado de 50 a 60 caracteres, ajustá-lo para atender ao critério de tamanho. Continuar ajustando e verificando até que o título esteja dentro do intervalo de caracteres especificado. Apresentar a versão final do título ajustada.

Observe que o prompt da versão paga para a versão gratuita é praticamente o mesmo, tendo como única diferença a indicação de que os headlines que devem ser utilizados são os do PDF que compõe a base de conhecimento do meu GPT personalizado.

Meta-descrição otimizada

A meta-descrição é o pequeno resumo que vem abaixo do título do seu artigo nos resultados de buscas.

Aqui, o ChatGPT entra em cena para criar uma descrição concisa e atraente com base no conteúdo do artigo, respeitando o limite de caracteres e reforçando a sua palavra-chave.

É uma etapa fundamental do seu SEO para garantir que seu artigo se destaque nas pesquisas.

O prompt será o mesmo na versão gratuita e paga. A única diferença é que na versão paga você pode deixar o prompt como um "Inicializador de conversa", como mencionado no item anterior.

É preciso definir no prompt qual a quantidade de caracteres (faixa) que você deseja utilizar em usa meta-descrição. Essa definição é algo muito pessoal sua porque vai depender de qual ferramenta, especialista ou referência bibliográfica você adotou como "fonte da verdade".

O famoso plugin de SEO para o WordPress, Yoast, define como 155 o tamanho ideal para meta descrição. Eu, por exemplo, uso o Ghost, como plataforma de Blog, que utiliza como 145 o limite recomendado de tamanho de meta-descrição. Por isso, eu uso a faixa de 140 até 145 caracteres para definir como tamanho ideal da minha meta-descrição.

Especialistas definem que é importante usar uma meta-descrição com um tamanho que siga um tamanho recomendado para que o Google dê preferência em apresentar a meta-descrição definida por você.

Quando você define uma meta-descrição muito curta ou muito longa, o que se nota é que o Google, a partir do conteúdo do artigo, apresenta uma meta-descrição que o Google entende que pode ser que seja mais relevante para o seu artigo. Mas, se o Google é quem decide o que mostrar, você perde a oportunidade de que na busca seja apresentado as palavras (argumentos) que poderia tornar mais atraente para o leitor clicar no seu artigo no resultados da busca, do que do seu concorrente.

Criar uma meta-descrição inicial com base na palavra-chave (PC) e no artigo de blog que eu fornecerei no próximo prompt. Verificar o número de caracteres da meta-descrição criada usando o comando len() do Python. Se a meta-descrição estiver fora do intervalo desejado de 140 até 155 caracteres, ajustá-la para atender ao critério de tamanho. Continuar ajustando e verificando até que a meta-descrição esteja dentro do intervalo de caracteres especificado. Apresentar a versão final da meta-descrição ajustada.

Agora você já consegue ajustar sua meta-descrição usando o ChatGPT para SEO.

Conclusão

Boa! Você acabou de descobrir 3 dicas exclusivas de como eu utilizo o ChatGPT no meu blog para otimizar o SEO.

Cada passo que você der com o ChatGPT e com outros recursos de inteligência artificial, é uma oportunidade para o seu crescimento digital e aprendizado contínuo.

Está na hora de levar o seu SEO a novos horizontes com o ChatGPT. Experimente essas técnicas e veja seu conteúdo alcançar o sucesso.

Comece na versão gratuita do ChatGPT e, se sentir que o ChatGPT está contribuindo para sua evolução, você pode optar em dar um próximo passo e contratar a versão paga.

Muito agradecido pela leitura, e um grande abraço digital para você!