Com tantas ferramentas disponíveis no mercado, fica difícil decidir por onde começar com Inbound Marketing. O Wix oferece uma ferramenta de blog junto com a construção de um site. Será que esta é uma boa opção para iniciar no Inbound Marketing? Devo ter o blog junto com o site, no mesmo endereço? Quais as alternativas?

Wix é uma ferramenta compatível com as ferramentas de inbound marketing?

Sonia Lisa me enviou esta pergunta:

"Olá Angelo, tudo bem?

Antes de tudo gostaria de agradecer pelo curso. Gostei muito e foi deveras esclarecedor. Mas fiquei com algumas dúvidas. Em um momento das aulas você sugere que o blog deveria estar dentro do site (mesmo domínio), que esta é a melhor estratégia. Há um tempo atrás contratei uma empresa para fazer meu site, e depois de 1 ano, decidi romper com o contrato, pois não estava satisfeita com o serviço. Com isso, tive que encerrar o site e o blog com todo o conteúdo que havia nele. Recuperei o conteúdo, mas precisei refazer tudo do zero. Escolhi a plataforma wix, por ser mais acessível financeiramente e ter aparentemente boas ferramentas. Eles oferecem uma ferramenta de blog, que pode ser incorporada no site, mas depois da minha experiência ruim, fico com receio de usar todas as ferramentas e, mais uma vez, ter que reconstruir o site.

Minha pergunta é, o wix, é uma ferramenta compatível com as ferramentas de inbound marketing? É possível fazer um bom trabalho? Se não, qual a plataforma auto-gerida você recomenda. Pergunto porque estou com um cliente, começando do zero. E pretendo construir o site, blog e canais de comunicação dele.

Desde já agradeço sua atenção.

Abrs, Sonia."

Resposta:

Oi, Sonia,

Muito obrigado pela a sua mensagem e fico feliz que você tenha gostado. :-)

Vou explicar melhor o motivo que orienta aula que o site fique junto com o blog.

Existe uma métrica que é a "autoridade de domínio". Domínio é o endereço do seu site, por exemplo "sonialisa.com.br".

Vamos imaginar que 30 sites mencionam o seu site "sonialisa.com.br" e apontam links para você. Enquanto que o seu concorrente tem apenas 15 sites que mencionam ele e apontam links para o site dele.

Em um a explicação simplificada, o fato de você ter mais links apontados para você, você teria uma autoridade maior que o seu concorrente.

Quando você tem um site em um endereço "sonialisa.com.br" e o seu blog está em outro endereço, como "pensamentosdasonia.com.br", o fato de serem 2 domínios distintos fazem você "diluir" a sua autoridade em 2 endereços.

Para evitar essa "diluição", a recomendação é que você faça tudo em um mesmo domínio. Em vez de você ter 30 links apontando para o seu site e outros 20 links apontando para o seu blog em outro endereço, você poderia ter 50 links (30 links do site + 20 links do blog) apontados para o mesmo domínio.

Tecnicamente você pode ter o seu site "www.sonialisa.com.br" no WIX e ter um subdomínio "blog.sonialisa.com.br" no WordPress.com. Apesar de serem 2 hospedagens distintas, o seu site e o blog fazem parte de uma mesma entidade (sonialisa.com.br), contribuindo para fazerem parte de uma mesma autoridade.

Eu nunca usei o Wix, mas pesquisei no site deles algumas informações para poder te ajudar.

Eu vi que o Wix permite criar landing pages. Então você pode combinar uma ferramenta de Email Marketing e automação de Marketing, como o ConvertKit, com o Wix.

A ferramentas de automação de marketing é para gerar os formulários de captura de lead, fazer automação de marketing e disparar emails marketing.

Quando você cria um formulário de captura de leads na ferramenta de automação de marketing é gerado um código que você incorpora na sua landing page na Wix. Veja como incorporar códigos no Wix.

WordPress

Muitas pessoas usam o WordPress para fazer o blog. 29.7% da Internet usa WordPress.

Existem 2 versões do WordPress:

  • WordPress.ORG - é um código gratuito que você contrata uma hospedagem e instala esse código. A vantagem é que você é responsável pelo o seu site e pode instalar quaisquer plugins que você quiser. Geralmente as empresas que contratam agências usam essa opção. Atualmente eu uso essa opção no meu blog angelopublio.com.br, com uma hospedagem que já instala o WordPress quando se contrata e uso o plugin Yoast para SEO.
  • WordPress.COM - é uma hospedagem como a Wix, que se propõe a cuidar de tudo para você (estabilidade, atualizações, segurança, etc). Ela tem vários modelos de sites, alguns recursos inclusos e planos com mais funcionalidades. Como eles garantem a estabilidade do seu site, eles não permitem a instalação de plugins externos, como o Yoast que uso.

A Wix permite você instalar alguns aplicativos de SEO, que são gratuitos e pagos. Se você decidir usar o Blog no Wix, seria recomendado que você testasse alguns aplicativos, analisar qual você tem mais facilidade de uso e escolher um para você.

Existe uma outra plataforma que tem crescido bastante e os designers adoram: SquareSpace.

HubSpot Marketing

Se você quiser investir um pouco mais no seu projeto pessoal, o HubSpot Marketing Basic inicia em US$200, te oferece blog com ferramentas de SEO, Landing pages, criação de calls-to-action, CRM, publicações nas redes sociais e disparo de email marketing.

Nos meus clientes eu prefiro usar o HubSpot Marketing Professional. Inclui tudo da versão HubSpot Marketing Basic + Automação de Marketing.

No HubSpot eu consigo centralizar em uma única lugar o que as empresas precisam para crescer com Marketing e Vendas. Isso me ajuda a ter os relatórios sempre atualizados, sem necessidade exportar e importar dados em planilhas, tanto para apresentar ao cliente, como também para identificar que campanhas estão funcionando melhor e as que não valem a pena continuar. Não é uma ferramenta que cabe no orçamento de todo cliente, mas se o seu cliente tiver budget, vale o investimento.

Espero que as informações lhe ajudem na sua decisão.

Se tiver ficado alguma dúvida, por favor, me responda esta mensagem que ficarei muito feliz em ajudá-la!

Um abraço,

Angelo

Você está considerando Wix como ferramenta para Inbound Marketing? Responda nos Comentários!