Pergunte ao Angelo: Como definir a quantidade de personas?

[subtitle]Neste "Pergunte ao Angelo", Angelo Públio responde a uma dúvida sobre a quantidade de personas para um planejamento estratégico de Inbound Marketing.[/subtitle] A dúvida foi enviada por um aluno do Curso de Inbound Marketing.

Pergunta:

"Como definir a quantidade de personas a serem construídas para uma empresa?"

Resposta:

Você pode definir as suas personas com base em uma amostragem de histórico de clientes, analisando e buscando identificar os diferentes perfis que você consegue identificar nesse público.

Não existe uma quantidade mínima ou máxima de personas.

Você pode identificar, por exemplo, que você tem 8 personas, mas decidir que irá trabalhar uma estratégia para apenas 3 dessas personas. A sua decisão pode ser influenciada pelo tempo e orçamento que você tem disponível para produzir conteúdo.

Você pode ter um campo nos seus formulários para identificar as 8 personas, mas a sua estratégia será focada em 3 personas.

Essas 3 personas podem ser as mais relevantes para o seu negócio:

  • a persona que mais compra os produtos "mais caros";
  • a persona que compra com maior recorrência;
  • a persona que decide a compra rapidamente (em um menor ciclo de venda).

[callout]LEIA TAMBÉM: Personas: imagine seus usuários e empodere seu engajamento[/callout]

Personas Negativas

Você também pode definir "personas negativas", que são aquelas que você não quer trabalhar.

Entenda:

Você percebe que muitos estudantes têm pedido orçamento para fazer trabalhos universitários.

Você pode definir que "estudante" é uma "persona negativa", pois exigem um esforço de atendimento/qualificação, mas não geram receita.

Então, você quer identificar esse perfil nos formulários, quando eles baixarem ebooks ou solicitarem contato.

[callout]LEIA TAMBÉM: O Guia Essencial de Inbound Marketing por Angelo Públio[/callout]

Defina a quantidade de personas com base nos problemas que sua empresa resolve

Uma outra maneira de definir as suas personas são identificando quais são os "problemas" que os produtos/serviços de sua empresa resolvem.

Com base nos problemas, você pode definir qual as personas que buscam você (a empresa) como solução.

Por exemplo:

Suponha que a sua empresa é uma escola para Concursos. Você entende que a escola "resolve" o problema das:

  • pessoas que querem mudar de área;
  • pessoas recém formadas que quero começar na vida pública;
  • pessoas desempregadas que buscam uma nova oportunidade. A partir desses 3 "problemas" (dores), você defini a persona.

Dentro de um mesmo "problema", como "pessoas que querem mudar de área", você pode identificar que você tem 2 personas:

  • Patrícia, 20 anos, quer experimentar várias áreas de atuação para identificar o que gosta;
  • Carlos, 40 anos, busca no concurso uma estabilidade financeira, independente da área de atuação.

Espero que a explicação lhe ajude no entendimento sobre personas.

Como criar personas para novas empresas

Em um segundo momento, o mesmo aluno fez a seguinte pergunta:

"O que fico em dúvida é que a empresa ainda não está rodando para o público. Então, não tenho dados históricos sobre meus clientes. Tenho uma ideia por intuição, mas nada com muito embasamento prático. Essa metodologia de criar personas é mais indicado apenas para negócios que já possuem uma base de clientes? Ou também é indicado para empresas que são entrantes no mercado?"

Confira a explicação:

As personas servem tanto para as novas empresas, como também para as que já existem.

Como mencionei anteriormente, crie as suas personas com base no perfil do consumidor que o seu novo produto/serviço atende.

Responda você mesmo essas perguntas e você entrará no processo de criação de personas:

  • Quais são os produtos/serviços que você vende?
  • Quais são os problemas que cada um dos seus produtos/serviços que você mencionou anteriormente resolvem?
  • Quem são as pessoas (personas) que tem os problemas que você mencionou anteriormente e que os seus produtos/serviços irão ajudá-las a resolverem estes problemas?

Crie uma biografia para cada uma dessas pessoas considerando a sua intuição.

As personas não são fixas. Você pode começar com as personas que você definiu agora e depois que o seu negócio estiver "rodando", você pode já com algum histórico (menor que seja) revisar as suas personas e seu planejamento.

[pergunteaoangelo]

[end]O que achou das dicas de como definir a quantidade de personas? Que outra maneira você define as suas personas? Responda nos Comentários.[/end]