Um gerente de sucesso faz 3 coisas todo dia

3 coisas que você deve fazer todos os dias para ser um gerente de sucesso: construir confiança, construir um time e aumentar o seu networking.

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Para que você possa se tornar um gerente de sucesso que avança na carreira e satisfaz as suas ambições, existem aspectos-chave que você, como um líder, deve fazer de forma consistente. 

Você terá que se esforçar para fazer isso diariamente. Se você se esforçar, você será impactante e relevante na vida das pessoas.

Muitos gerentes se atrapalham correndo atrás de fazer as tarefas do dia a dia e as coisas que surgem de última hora. Mas, para ser um gerente de sucesso, é preciso percorrer uma jornada. É aquela velha frase: “de grão em grão a galinha enche o papo”. 

Se você se esforçar para fazer essas 3 atividades todos os dias, você notará que com o tempo elas serão realizadas naturalmente e você terá se tornado um gerente de sucesso. 

#1 Construir confiança

Você precisa construir confiança! As pessoas precisam saber que você sabe o que está fazendo e podem confiar suas vidas e dinheiro em você.

Dois pontos são extremamente importantes aqui: competência e caráter.

  • competência: é saber o suficiente para poder tomar decisões conscientes;

  • caráter, para tomar a decisão com base no que é melhor para o negócio e as pessoas envolvidas, não em interesses pessoais.

Você pode gerar confiança simplesmente ao demonstrar suas habilidades. E fazer isso não é algo complexo. Uma pergunta sábia durante uma conversa ou uma recomendação pode ser o suficiente para isso.

Você também pode explicar como você chegou a uma decisão (sem ser arrogante), tocando em pontos que destacam “valores” (ética), convicção e conhecimento durante o diálogo.

#2 Construir um time

A segunda coisa que você precisa é construir um time. 

Eu sempre falo para os meus filhos que somos um time e que eles não podem brigar entre si. 

As pessoas com as quais você trabalha são praticamente a sua segunda família. Por isso, você como líder também precisa pensar e envolver a equipe do trabalho da mesma forma. Todos devem ter um objetivo em comum.

Um time precisa saber qual é o propósito dele, que o motiva a pular da cama todos os dias. 

Seu time precisa estar concentrado e empenhado para vencer. Em um time não existe um único vencedor. Ou todo o time ganha ou perde.

Um time sabe claramente as regras. Se alguém descumprir as regras, você, como o técnico do time, precisa chamar a atenção individual desse membro, para que ele entre no eixo e se mantenha firme no propósito do time.

Para a construção de um time, todos os membros precisam ter claro: 

  • o propósito do time, onde eles querem chegar;

  • os valores que eles perseguem, que são as premissas de suas relações;

  • as regras que todos precisam seguir, para a harmonia e ordem da equipe.

Cada membro do time precisa ter claro que o que estão fazendo não é porque você está pendido ou porque você é o chefe, mas é para o bem e sucesso do time.

#3 Aumentar o networking

Um gerente de sucesso deve procurar ampliar diariamente a sua rede de relacionamentos. 

Isso contribuirá para que o líder possa conseguir um suporte externo para desenvolver sua equipe interna e ajudar a conseguir realizar os objetivos de curto e longo prazo.

Você pode achar que fazer networking tem a ver só com “politicagem”, com se aproximar de uma pessoa por interesses próprios. Não precisa ser sempre assim.

Faça um networking que seja uma relação ganha-ganha, em que ambos os lados saiam beneficiados. Sendo honesto e transparente, você pode impulsionar sua carreira e o seu negócio.

Conclusão

Um gerente é surpreendido diariamente com coisas de última hora que surgem para que ele resolva, além de ter que acompanhar o andamento da equipe, desenvolver novos projetos, controlar orçamento e bater metas.

Você não deve encarar as 3 coisas que os gerentes de sucesso fazem diariamente como algo do tipo: “agora preciso fazer pelos próximos 30 minutos a atividade de gerar confiança, preciso colocar na agenda o tempo da construção do time, agora é a hora de fazer networking”.

O segredo não está em colocar horários na agenda para dedicar-se às 3 coisas que um gerente de sucesso deve fazer diariamente. Elas podem ser incorporadas no seu ritmo de trabalho e durante as suas outras atividades.

Em um encontro ocasional no elevador, perguntar ao outro gerente como evoluiu o problema dele, aproveitando para dar-lhe a recomendação de um fornecedor, pode ser uma oportunidade para construir confiança e exercer o seu networking.

A influência do gerente de sucesso afeta positivamente os resultados do negócio e está ligada à forma como ele se relaciona com a sua equipe, os stakeholders e o mundo em constante mudança.

O que você achou? Como você se considera em cada um dos 3 imperativos de um gerente de sucesso? Responda nos comentários!

Fonte:

Adaptado de 3 Things Managers Should Be Doing Every Day, por Linda A. Hill e Kent Lineback. Harvard Business Review.

Being the Boss: The 3 Imperatives for Becoming a Great Leader, por Linda A. Hill e Kent Lineback. Harvard Business Review Press.