Escutar e observar são aspectos fundamentais para que uma empresa cresça, então é necessário estar atento a todos os stakeholders, e não somente aos clientes. Por isso, é importante considerar fornecedores e concorrentes no seu planejamento estratégico. De acordo com Churchill Jr. ("Marketing: Criando valor para os clientes"), é importante compreender o impacto das atividades de marketing sobre outros públicos interessados na organização.

Entendendo o stakeholder concorrente

O seu concorrente pode ser a sua principal fonte de análise do mercado, te ajudando a entender o que pode dar certo.

Quando você for abrir um negócio, pense bem no que você oferecerá e veja quem está oferecendo o mesmo. Se você tiver uma coffee shop, o seu concorrente será outra coffee shop nos arredores. Os restaurantes, fast-foods ou bares são apenas os seus concorrentes secundários.

Foque no seu concorrente principal, veja como ele utiliza o marketing, como ele faz para promover os seus produtos e serviços. Busque fazer algo diferente e original. Observe os erros dos seus concorrentes para você não cometê-los também.

O seu fornecedor tem muito o que falar

A sua empresa começa no fornecedor e é ele que fornece o que a sua empresa precisa. Pode achar que não, mas na maioria das vezes ele tem muita consciência do que acontece ao redor. Ele entende o que a sua empresa precisa e é bom ter uma boa comunicação com o seu fornecedor.

Faça com que ele perceba o que é importante para a sua empresa, realizando reuniões e convidando-o para eventos internos. Deste modo, o fornecedor terá uma proximidade maior para ficar atento a questão do seu interesse e também contribuirá para realizar um atendimento mais rápido.

Outros stakeholders

Além do cliente, concorrente e fornecedor, outros stakeholders podem compreender o seu planejamento de comunicação, como: revendedores, colaboradores, comunidades locais, grupos de pressão, órgãos licenciadores e financiadores.

Quanto mais stakeholders você tiver capacidade de analisar, mais rico será o seu planejamento estratégico.

Para você, quais os stakeholders mais importantes? Você tem escutado-os? Comente!