[resumo]Criar a Buyer Persona é uma tarefa vital no Inbound Marketing. Outros fatores, como o Ideal Buyer Profile e a Jornada do Cliente também são muito importantes. A buyer persona do cliente pode até ser a mesma de um leitor do blog que ainda não conhece a empresa, mas elas estão em diferentes fases da Jornada do Cliente.[/resumo]

Buyer Persona do Cliente x Buyer Persona do Blog

O Pergunte ao Angelo de hoje foi enviado pelo Fábio, aluno do Curso Essencial de Inbound Marketing.

"Olá Angelo, como posso definir os personas para uma agência de marketing digital?

Em um primeiro momento preciso fazer o inbound da própria agência (em casa de ferreiro o espeto é de pau) e pelo que entendi a agência tem como clientes empresas que necessitam de consultoria em mkt digital (inclusive do próprio inbound)

Se estou correto essa agência teria 2 tipos de personas:

  • (persona 1) os clientes e prospects (tomando como base o perfil da carteira de cliente existente);
  • (persona 2) consumidores de conteúdo que acessarão o blog e afins em busca de respostas e se manter conectados com novidades do nosso meio.

Seria isso? Ou devo separar os leads como um grupo de personas e identificas as personas dentro dele? Tendo dentro desse grupo as diversas variações que podem surgir.

Obrigado!"

Resposta:

Olá, Fabio!

Muito obrigado por enviar as suas dúvidas!! E muito boa a sua iniciativa de fazer o Inbound da própria agência.

Ideal Buyer Profile

O primeiro passo é você reunir o CEO/dono da agência, diretor comercial e o diretor de marketing em uma reunião. Nesta reunião você vai definir qual é o tipo de empresa que é o cliente ideal para a agência. Este artigo vai te ajudar com as perguntas que os participantes da reunião devem responder: Ideal Buyer Profile.

Depois que vocês definirem o perfil das empresas, você vai definir quem são as pessoas dessas empresas que o seu comercial (vendas) gostaria de marcar uma reunião. Apesar da resposta parecer ser a mesma para toda agência de marketing, ela pode variar. Por exemplo, se você faz endomarketing, a sua persona poderia ser uma "gerente de RH" no seu cliente. Ou uma agência de marketing digital que atende "dentistas", acabaria atendendo o próprio dono do consultorio.

Daí você vai seguir as instruções da videoaula de buyer persona. Ou seja, visualizar quais são os perfis dos seus compradores e fazer o mapeamento: Nome fictício, idade, escolaridade, renda, desafios, objetivos, etc...

Buyer Persona

Sobre a sua dúvida se quem já é cliente é uma determinada persona (persona 1) e quem entra no blog é uma segunda persona (persona 2), na verdade elas podem ser a mesma persona. Eu explico!

Vamos supor que você tem a buyer persona Eduardo, 35 anos, dono de pequena empresa com 20 funcionários, casado, com 1 filho, gosta de ter tempo com os amigos e a familia. O desafio do Eduardo é continuar fazendo a empresa crescer, sem sacrificar a sua vida particular. Eduardo prefere contratar uma agência de marketing digital que é especialista, do que ter um funcionário de marketing. Acompanha de perto os resultados das campanhas da agência para a sua empresa e usa canais como WhatsApp para solicitar jobs como email marketing e publicações nas redes sociais.

Você pode ter vários clientes na carteira da agência que tem a buyer persona do Eduardo, ao mesmo tempo que você tem diversos "Eduardos", visitantes do seu blog e do seu site.

A diferença é que o Eduardo que está no seu blog pode estar na fase da consciência da jornada do cliente (Buyer Journey), enquanto que o Eduardo que já é cliente, passou pela fase da decisão e optou pela a sua agência.

Para atrair um Eduardo para o seu blog, você escreveria textos, como:

  • Como crescer a sua pequena empresa com marketing digital
  • Ganhe agilidade e produtividade ao contratar fornecedores que usam WhatsApp
  • Contratar um gerente de marketing x contratar uma agência de marketing

Se você definir que você atende um 2 tipos de empresa, em cada tipo de empresa você pode ter mais de uma persona.

Eu te recomendo que você faça o mapeamento dos tipos de empresas que a sua agência quer ter como cliente e as buyer personas que fazem parte de cada tipo de empresa.

MAS, comece a sua produção de conteúdo em apenas 1 tipo de empresa e 1 persona. Aquela que seja mais importante para a sua empresa. Quando você ganhar experiência com a sua agenda de conteúdo e produção de artigos/ebook, daí você expande para as outras personas e outros tipos de empresas.

Sucesso na sua campanha! (Use o modelo de planejamento que está no bônus, hein!)

Depois compartilhe o seu site/blog para eu dar uma olhada.

Grande abraço,

Angelo

[pergunteaoangelo]

[fim]Qual a sua maior dificuldade ao mapear a buyer persona do seu cliente? Responda nos comentários![/fim]