Com o Inbound Marketing crescendo a todo vapor e sendo o Marketing de Conteúdo uma de suas principais vertentes, cada vez mais os blogs têm pipocado na web, sobre os mais diversos assuntos. Porém, em meio a esse oceano de posts publicados a cada minuto na internet, nem tudo é flor que se cheire.
Muita gente impulsionada pela onda blogueira começou a produzir textos sem nenhum preparo, o que acaba rendendo posts sem sentido e carência de profissionais capacitados que não ajudam em nada a melhorar a imagem da empresa no ambiente online.
Para que você não seja mais um na multidão, é preciso entender bem do assunto antes de colocar a mão na massa. Confira, a seguir, 7 segredos para escrever um artigo de blog realmente relevante e fazer sua estratégia de marketing de conteúdo dar certo!
1. Desperte a curiosidade do leitor com o título
Algumas palavras têm o poder de despertar a curiosidade das pessoas e em um ambiente tão saturado de conteúdo e distrações como a web esse é um requisito fundamental para ser lido.
Por isso, o primeiro segredo para ter um blog de sucesso é criar títulos de blog que chamem a atenção. Do contrário, seu alcance será bem reduzido.
2. Faça um esqueleto do artigo antes de escrevê-lo
Pensando ainda no quesito sequência lógica é interessante, antes de começar a escrever um artigo, elaborar um rascunho com os tópicos de como o texto será estruturado.
Coloque os pontos primordiais a serem apontados e, principalmente, o foco do artigo. Assim, ficará muito mais fácil seguir uma linha de raciocínio e não se perder na escrita.
3. Obedeça a uma sequência lógica
Parece básico, mas muitas pessoas acabam escrevendo sem levar isso em conta! Iniciar falando de um tema, seguindo uma linha e levar o texto até o final com qualidade é um fator fundamental para um artigo bem escrito.
Afinal, ler seu post não é obrigatório para o internauta. Por isso, se ele tiver que fazer esforço para tentar desvendar o que você quer dizer, com certeza vai fechar a página.
4. Seja direto desde o início
No primeiro parágrafo de seu texto, você já deve deixar claro sobre o que será tratado em seu artigo. Se durante o seu texto você precisar falar de outros temas mais extensos, use os links internos (como o que colocamos lá em cima, na introdução, explicando o que é Inbound Marketing).
Se você ainda não tiver artigos internos para o qual você pode criar links internos, aponte para sites externos e coloque esse tópico em sua lista de sugestão de pauta. Depois, você pode publicar o artigo em seu blog e atualizar o link.
5. Prefira frases curtas
Sabe aquelas frases que você começa a ler e quando chega ao final não se lembra mais do que estavam falando no começo? Esse tipo de escrita deve ser evitada ao máximo por quem escreve para blog, porque seu leitor provavelmente não vai ter paciência para textos enfadonhos e que não são diretos.
Portanto, utilize frases mais curtas e com informações mais diretas para que sua audiência não fique cansada nem desista do seu blog!
6. Evite parágrafos longos
Corra seus olhos sobre este mesmo texto. Algum parágrafo aqui tem mais de 5 linhas? Isso ocorre porque quando você têm parágrafos com muitas linhas, eles tornam-se verdadeiras muralhas e o leitor acaba pulando a leitura.
Mesmo que você aprendeu na escola que os parágrafos deveriam iniciar e concluir uma mesma ideia, na internet você deve quebrar essa regra e também quebrar os parágrafos (desculpe o trocadilho). A divisão de ideias em parágrafos curtos torna a leitura muito mais agradável e fluida para o internauta que está sempre com pressa, além disso, é mais fácil acompanhar as ideias quando, a cada nova informação, há uma divisão física no texto. Não é mesmo?
7. Marque seu texto
Geralmente quando o leitor vai iniciar a leitura de um artigo, ele percorre todo o texto para ver se o conteúdo é de seu interesse e possui informações relevantes. Por isso, você deve colocar em negrito as palavras relevantes em seu texto.
Vejo muitas pessoas colocando em negrito as palavras-chaves que elas querem indexar. Fica um conteúdo com a palavra-chave repetida várias vezes em negrito. Isso não ajuda na usabilidade e nem existe estudos que comprovam que influencia no SEO. Desse modo, indicam para seus concorrentes qual palavra-chave estão tentando “ranquear” nos sistemas de busca.
Bônus: Sempre dê uma pausa antes de revisar
Você termina de escrever seu artigo e o revisa já na sequência? Isso pode estar afetando a qualidade de suas postagens.
Depois de terminar de escrever um artigo, saia da frente do computador e, de preferência, revise o post somente no dia seguinte. Assim, será mais fácil detectar erros ou ainda verificar se o texto é de fácil compreensão.
O que achou? Você tem algum segredo ou mania ao escrever um artigo? Achou que o texto cumpriu o que foi proposto? Deixe sua resposta no Comentário!