O consumidor tem se tornado cada vez mais exigente, ao ponto em que ter que aguardar uma resposta por email tem se tornado inaceitável. O consumidor está ligado no "real-time" (tempo real) e, por isso, o uso de um chat online, ao vivo, em seu site, passa a ser uma ferramenta necessária para o seu negócio. Nesse contexto, hoje quero falar de 2 ferramentas: Zendesk Chat e LiveChat. Escolha a sua "arma", teste-a e turbine o seu atendimento online.

Zendesk Chat

Três amigos em um loft na capital da Dinamarca, resolveram levar o seu espírito Zen e descomplicar o atendimento aos clientes.

Atualmente a Zendesk é uma gigante no que diz respeito à SaaS (Software-as-a-Service) e é top of mind em ferramenta de abertura de chamados (tickets) para atendimento ao cliente e help desk.

A Zendesk comprou a Zopim, ferramenta de atendimento ao vivo, para oferecer este recurso aos seus clientes como uma ferramenta adicional à sua plataforma de help desk. Recentemente a Zendesk alterou o nome da ferramenta de Zopim para Zendesk Chat.

LiveChat

Enquanto a Zendesk incorporou um chat ao seu ecossistema, o LiveChat já nasceu como uma ferramenta de comunicação para pré-venda e atendimento ao cliente.

LiveChat foi criado como uma alternativa para ligações telefônicas, que consomem muito tempo e emails, que às vezes demoram para ser respondidos.

Comparativo: Zendesk Chat x LiveChat

A plataforma G2 Crowd que realiza avaliações de ferramentas, após analisar 2531 avaliações de 111 ferramentas, elegeu as TOP 10 ferramentas de Live Chat (chat em tempo real) indicadas para pequenas e médias empresas. A LiveChat foi eleita a ferramenta número 1 em ambas categorias.

TOP 10 ferramentas de chat ao vivo para pequenas empresas - G2 Crowd
TOP 10 ferramentas de chat ao vivo para pequenas empresas - G2 Crowd
TOP 10 ferramentas de chat ao vivo para médias empresas - G2 Crowd
TOP 10 ferramentas de chat ao vivo para médias empresas - G2 Crowd

Aqui estão alguns recursos do LiveChat que você não encontra no Zendesk Chat:

  • Ilimitado números de atendentes (agentes). Você só paga por quantidade de assentos (seats), que seriam a quantidade de operadores usando simultaneamente o sistema. Ou seja, você pode ter 10 operadores(atendentes), divididos em 2 turnos (5 atendentes por turno), então você paga por 5 assentos.
  • Você pode definir metas (goals) e monitorar a efetividade do seu atendimento em tempo real. Muito semelhante às metas do Google Analytics, você pode, por exemplo, monitorar se um consumidor após o chat acessou determinada página, como de fechamento de um pedido ou página de agradecimento após submissão de formulário.
  • Ferramenta de abertura de chamados para acompanhar as mensagens enviadas offline, quando você estava indisponível no atendimento online do seu site.
  • Relatórios avançados e customizados com possibilidade de exportar no formato CSV, que pode ser facilmente importado no Excel.
  • Facilidade de integrações com as ferramentas mais populares da internet, sem cobrar nada por isso.
  • "Espiar" a mensagem enquanto é digitada pelo visitante do seu site. É o que o LiveChat chama de "message sneak peak". O operador do LiveChat pode ver uma pré visualização da mensagem enquanto o visitante digita, antes mesmo dele clicar no botão enviar do chat.
  • Suporte 24/7 ao cliente LiveChat em todos os planos.
  • Possibilidade de remover a marca da LiveChat da janela do chat e de fazer o upload de seu logo em todos os planos.

Se você está buscando a melhor ferramenta de atendimento em tempo real, mas tem a necessidade de uma ferramenta de suporte. Você pode unir o melhor dos 2 mundos: LiveChat integrado com a gestão de chamados do Zendesk (não é o Zendesk chat).

E você, se sente confiante para começar um projeto piloto de atendimento online no seu site?