Confira os 5 tipos de clientes que você deve encarar no ciclo de vida do seu produto e que você deve considerar no seu planejamento de precificação.

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Você está lançando um produto novo no mercado e precisa definir o seu preço.

Com o lançamento do produto e disponibilidade dele no mercado, você passará por 5 “ondas” de clientes.

Confira quais são esses 5 tipos de clientes que influenciam no seu processo de precificação.

Os 5 tipos de clientes

  1. Entusiastas tecnológicos: amam tecnologia e, por isso, são as primeiras a comprar um produto. Estão dispostas a pagar o dobro do preço para ter o produto imediatamente.

  2. Early adopters” (primeiros adeptos): não são sensíveis ao preço, mas exigirão um tratamento diferenciado. Eles requisitarão mais atenção da sua equipe de atendimento (customer success).

  3. Pragmáticos (maioria inicial): é o que darão crescimento ao seu negócio. É neste tipo de cliente que as empresas focam quando estão planejando a sua estratégia de preço (precificação).

  4. Conservadores (maioria tardia): gostam de planos de preços bem definidos. Até você chegar nesta “onda” de cliente, você já terá a sua precificação do valor do seu produto mais clara.

  5. Retardatários (ou céticos): são aqueles que vem por último no processo. Se você for uma startup, nesta onda de cliente, você pode já ter vendido a sua empresa.


Fonte: Disciplined Entrepreneurship: 24 Steps to a Successful Startup, por Bill Aulet. 2013.