[resumo]Angelo Públio comenta em vídeo sobre os 3 fatores de engajamento identificados por Larry Kim, founder da WordStream e Especialista em PPC (pay-per-click), que podem ajudar você a acompanhar a Qualidade do Conteúdo: Taxa de Rejeição, Tempo Médio na página e Taxa de Conversão. Confira![/resumo]

3 fatores de Qualidade do Conteúdo

Larry Kim, fundador da WordStream e especialista em PPC (pay-per-click), em seu artigo Do Website Engagement Rates Impact Organic Rankings?, levanta uma hipótese que alguns dados que estão disponíveis no Google Analytics impactam indiretamente no posicionamento do conteúdo no Google.

Vamos aos 3 fatores apontados pelo Larry Kim.

 

[chamada]Este vídeo faz parte do Curso de Estratégia de Conteúdo e SEO 2018[/chamada]

#1: Taxa de Rejeição do conteúdo

De acordo com a documentação do Google Analytics, Taxa de Rejeição é quando um visitante do seu site/blog acessa uma página do seu website e sai logo em seguida, sem acessar nenhuma outra página interna do seu site/blog.

Se você é um site com uma única página, é natural que você tenha uma alta taxa de rejeição. Mas, de acordo com Larry Kim, uma baixa taxa de rejeição, é na grande maioria um indicador de sucesso.

#2: Tempo médio na página

O "tempo médio na página" é uma medição no Google Analytics que apresenta a média de tempo que os visitantes do site ficaram na página.

A teoria do Larry é que se a pessoa passa muito tempo na página é porque ele encontrou o que ele procurava.

Os dois primeiros fatores estão disponíveis no Google Analytics em "Comportamento > Conteúdo do Site".

Taxa de Rejeição e Tempo Médio na página - Fatores de Qualidade do Conteúdo disponível no Google Analytics

#3: Taxa de Conversão

As taxas de conversão de engajamento do seu conteúdo podem influenciar no seu posicionamento no Google.

Mas o que seria uma conversão de engajamento?

Veja alguns exemplos:

  • Comentários no seu post
  • Depoimentos na página do produto em um ecommerce
  • Curtidas na página
  • Compartilhamentos da página nas Redes Sociais

Você pode usar ferramenta como AddThis para poder ter acesso a um relatório de quais são os conteúdos mais curtidos e compartilhados no seu site.

O AddThis oferece um planos gratuito e pagos. Você tem acesso aos relatórios já na versão grátis.

[fim]Que outros fatores você utiliza para mensurar a qualidade do seu conteúdo? Responda nos Comentários[/fim]