Para que você compreenda o que é público personalizado – ou também chamado de audiência customizada (custom audiences) – é necessário que você entenda o que é um Pixel. Pixel é o menor elemento que compõe uma imagem digital, de forma que uma imagem é formada por um conjunto de pixels. As plataformas de mídia paga (por exemplo, o famoso Google Ads) e de redes sociais que oferecem anúncios evoluíram para oferecer anúncios com base em pixel. Elas geram um código que deve ser incluído no website do anunciante. Esse código gera uma imagem de um único pixel, imperceptível ao nosso olho, de modo que consiga identificar e rastrear os computadores, celulares e tablets que carregaram essa imagem e "visualizaram" esse pixel.
Como geralmente estamos "logados" em nossas contas das redes sociais, estas conseguem identificar rapidamente qual o nosso perfil e comportamento no website que tem o código do pixel. O que os usuários das redes sociais pouco sabem é que, ao criarem os seus perfis, eles concordaram com o contrato que autoriza as redes sociais a realizarem esse rastreamento.
As plataformas de anúncios agora permitem não só você impactar os usuários que visualizaram o pixel, mas ampliar essa audiência criando um público personalizado, impactar os seus amigos e os outros perfis que se assemelham (Públicos Semelhantes) às características desses usuários.
Você encontra esse recurso, por exemplo, em:
O que achou? Interessante essa forma de criar um público personalizado que se assemelham aos visitantes do seu site? Faz sentido para o seu negócio?