Oração de Libertação
O Senhor Jesus, no último pedido do pai-nosso, exorta todos os Seus discípulos a pedir continuamente ao Pai do Céu a libertação do Mal. Explicando o sentido deste último pedido da oração do Senhor, o Catecismo da Igreja Católica afirma que nele “o Mal não é uma abstração, mas designa uma pessoa, Satanás, o Maligno, o anjo que se opõe a Deus. O ‘diabo’ (‘diabolos’) é aquele que ‘se atira no meio’ do plano de Deus e de sua ‘obra de salvação’ realizada em Cristo” (n. 2851). “Ao pedir que nos livre do Maligno, pedimos igualmente que sejamos libertados de todos os males, presentes, passados e futuros, dos quais ele é autor ou instigador” (n. 2854). A oração de libertação que se segue pede ao nosso Pai do Céu a libertação do Maligno e de todos os males dos quais ele é o autor e instigador. Pode ser rezada pedindo a Deus a libertação do influxo diabólico para si próprio ou intercedendo por outra pessoa.
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
R. Amém.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.
Leitura do Livro do Deuteronômio (Dt 18,9-12):
“Quando tiveres entrado na terra que o Senhor teu Deus te dá, não imites as práticas abomináveis dessas nações. Não haja em teu meio quem faça passar pelo fogo o filho ou a filha, nem quem consulte adivinhos, ou observe sonhos ou agouros, nem quem use a feitiçaria; nem quem recorra à magia, consulte oráculos, interrogue espíritos ou evoque os mortos. Pois o Senhor abomina quem se entrega a tais práticas. É por tais abominações que o Senhor teu Deus deserdará diante de ti estas nações.”
Palavra do Senhor.
R. Graças a Deus.
Salmo 106 (105), 34-40:
Refrão: Pela Vossa infinita misericórdia, salvai-nos, Senhor.
Não exterminaram os povos como o Senhor lhes tinha mandado. Misturaram-se às nações e aprenderam a agir do modo delas.
R.: Pela Vossa infinita misericórdia, salvai-nos, Senhor.
Serviram a seus ídolos, que se tornaram um laço para eles. Aos demônios sacrificaram seus filhos e suas filhas.
R.: Pela Vossa infinita misericórdia, salvai-nos, Senhor.
Derramaram o sangue inocente, sangue de seus filhos e filhas, que eles sacrificaram aos ídolos de Canaã. E o país foi profanado pelos assassínios.
R.: Pela Vossa infinita misericórdia, salvai-nos, Senhor.
Eles se mancharam por seus atos e se prostituíram com seus erros. Então a ira do Senhor se inflamou contra seu povo.
R.: Pela Vossa infinita misericórdia, salvai-nos, Senhor.
Leitura do santo Evangelho segundo São Marcos (Mc 16,15-20):
"Naquele tempo, depois de ressuscitar, disse Jesus aos onze: “‘Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados’. Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e sentou-se à direita de Deus. Então, os discípulos foram anunciar a Boa Nova por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra pelos sinais que a acompanhavam”.
Palavra da salvação.
R.: Glória a Vós, Senhor.
Renuncias a Satanás e a todos os seus anjos?
R.: Sim, renuncio.
Renuncias a todas as suas incitações ao pecado e à rebelião contra Deus?
R. Sim, renuncio.
Renuncias a todas as suas seduções: à magia, à feitiçaria, à bruxaria, à astrologia, à adivinhação, à invocação dos mortos, ao espiritismo, à idolatria, aos cultos satânicos, à música satânica, à superstição e a todas as formas de ocultismo?
R. Sim, renuncio.
Crês em Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?
R. Sim, creio.
Crês em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos, está sentado à direita do Pai e virá de novo para julgar os vivos e o mortos?
R. Sim, creio.
Crês no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna?
R. Sim, creio.
Esta é a nossa fé. Esta é a fé da Igreja, que nos gloriamos de professar, em Jesus Cristo, Nosso Senhor.
R. Amém.
Fiéis aos ensinamentos do Salvador ousamos dizer:
Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Livrai-nos de todo mal e de toda a perturbação diabólica, Vós que pela morte e ressurreição de Jesus Cristo, Vosso amado Filho, nos libertastes do poder das trevas e da morte e nos transferiste para o Vosso Reino de luz e santidade, libertai agora este nosso irmão (fale o nome da pessoa) de todo o domínio e ligação com Satanás e os seus anjos.
Libertai-o de todas as forças do mal, esmagai-as, destruí-as, para que o (fale o nome da pessoa) possa ficar bom e viver segundo a Vossa santíssima Vontade. Libertai-o de todos os malefícios, das bruxarias, da magia negra, das missas negras, dos feitiços, das maldições, do mau-olhado, dos ritos satânicos, dos cultos satânicos, das consagrações a Satanás.
Destruí qualquer ligação com Satanás e com todas as pessoas ligadas a Satanás, vivas ou defuntas. Libertai-o de toda a infestação diabólica, de toda a possessão diabólica, de toda a obsessão diabólica e de tudo aquilo que é pecado ou consequência do pecado. Destruí todos estes males no inferno para que nunca mais atormentem o (fale o nome da pessoa) nem nenhuma outra criatura no mundo.
Deus Pai todo-poderoso, peço-Vos, em nome de Jesus Cristo Salvador e pela intercessão da Virgem Imaculada, que ordeneis a todos os espíritos imundos, a todas as presenças que atormentam (fale o nome da pessoa), a deixá-lo imediatamente, a deixá-lo definitivamente e a ir para o inferno eterno, encadeados por São Miguel Arcanjo, por São Gabriel, por São Rafael, pelos nossos Anjos da Guarda, esmagados debaixo do calcanhar da Santíssima Virgem Maria, nossa Mãe Imaculada.
Vós, que criastes o homem à Vossa imagem e semelhança na santidade e na justiça, e depois do pecado não o abandonastes, antes com sábia providência cuidastes da sua salvação pelo mistério da encarnação, paixão, morte e ressurreição do Vosso muito amado Filho, salvai este Vosso servo e libertai-o do mal e da escravidão do inimigo; afastai dele o espírito de mentira, soberba, luxúria, avareza, ira, inveja, gula, preguiça e de toda a espécie de maldade.
Recebei-o no Vosso Reino, abri o seu coração para entender o Vosso Evangelho, para que viva sempre como filho da luz, dê testemunho da verdade e pratique obras de caridade segundo os Vossos mandamentos. Com o sopro da Vossa boca expulsai, Senhor, os espíritos malignos: ordenai que se retirem porque chegou o Vosso Reino.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus Convosco na unidade do Espírito Santo.
R. Amém.
O Senhor te livre de todo o mal, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
R. Amém.
Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.
Fonte: Demônio, exorcismo e oração de libertação em 40 questões.