Olá, Inbound Camper. Hoje, em vez de ficar escrevendo o que você precisa fazer, vou te ensinar agora como definir uma meta e mensurá-la gratuitamente com o Google Analytics. Afinal, Eckhart Tolle escreveu em "Praticando o Poder do Agora", "'como' é sempre mais importante do que 'o quê'". Quando o objetivo do seu site é converter visitantes em leads, você oferece algo ao seu visitante, como uma forma de coletar seus dados, e o destino final será uma página de agradecimento (thank you page).
Alguns exemplos de formulários que você pode utilizar para coleta de dados:
- Faça sua reserva de mesa;
- Solicite o contato de um especialista;
- Faça o download de uma ficha técnica;
- Cadastre-se para uma lista de espera;
- Fale conosco.
As metas do seu site podem ser o preenchimento de cada formulário disponível. E as suas taxas de conversão podem ser:
- Quantas pessoas visitaram o seu site e preencheram o Formulário X;
- Quantas pessoas visitaram a página do formulário Y e visualizaram a página de agradecimento após sua submissão.
Quando você tem uma página com o seu formulário (Passo 1) e a página de agradecimento (Passo 2), chamamos esses 2 passos de Funil.
No Google Analytics, além dos relatórios de tráfego de acesso do seu site, também é possível definir quais são as metas (Goals) do seu site e acompanhar as conversões. Não é à toa que é uma das 3 ferramentas gratuitas do Google obrigatórias para o seu site.
https://www.youtube.com/watch?v=fMeKXsl7xT8
Como configurar as metas (goals) do seu site no Google Analytics
Após configurar o Google Analytics no seu site, faça os passos abaixo:
1. Faça o login na sua conta do Google Analytics.
2. Acesse o menu Administrador.
3. Selecione sua conta, propriedade do site e vista de propriedade. Clique em Metas.
4. Escolha um modelo de meta já existente, ou realize uma configuração personalizada.
5. Defina uma descrição e tipo de meta. Minha sugestão é que escolha o tipo "destino" para a sua meta, para que você mensure a sua conversão de visitantes que visualizaram as suas páginas de agradecimento.
6. Indique qual é o endereço da sua página de destino dentro do seu site. Você também pode indicar qual é a sua página do formulário para visualizar o seu relatório no formato de funil.
7. Após configurar as metas, as informações de conversões estarão disponíveis nos seus relatórios e também pelo menu lateral Conversões.
Lembre de ajustar os formulários do seu site para, após a submissão, redirecionar o seu visitante para o mesmo endereço da página de destino indicado na meta correspondente.
Pronto para configurar sua meta agora? Já conhecia esse recurso do Google Analytics? Que outras ferramentas gratuitas você usa para mensurar suas conversões?