A estratégia de Inbound Marketing tem a característica de trabalhar várias táticas ao mesmo tempo, não só uma única tática de marketing, como o empresariado brasileiro está acostumado. Por isso, um plano de Inbound Marketing tem um valor mais elevado que os outros serviços oferecidos por agências de marketing digital. Somente um CEO com visão de crescimento compreende o ROI (Return Of Investment) e a necessidade de "plantar agora para colher depois".
No momento em que vivemos, a busca de informação pelo consumidor é a sua principal munição antes de adquirir um produto ou serviço. Para que o CEO consiga vencer esta guerra digital, sua empresa precisa estabelecer uma estratégia de Marketing de Conteúdo, de forma que esse consumidor encontre as informações que procura no site da empresa e não no seu concorrente.
Uma empresa que inicia um processo de marketing de conteúdo tem a expectativa de que sua produção de conteúdo seja encontrada, mas isso depende da indexação do conteúdo pelos sistemas de busca, para gerar visualizações orgânicas, assim a empresa não terá que pagar por isso.
O Inbound Marketing, como é conhecido hoje no Brasil, combina o Marketing de Conteúdo - com sua indexação pelos sistemas de buscas - e a sua distribuição por email e redes sociais. Porém, se considerarmos o tempo de planejamento estratégico do Inbound Marketing até a publicação dos primeiros artigos e a obtenção das melhores posições nos sistemas de buscas, como Google e Bing, estamos falando de um período de 3 a 6 meses.
Um prazo de 3 a 6 meses para gerar leads qualificados é definitivamente um prazo fora dos planos do CMO, do seu diretor comercial e de marketing, que buscam o imediatismo de "bater a meta do mês" e "salvar a pele". Este é um dos fatores que contribuem para que o Outbound Marketing surja como parte do Inbound Marketing 3.0.
Como o CEO geralmente enxerga onde ele gostariam de ter sua empresa daqui a 2 ou 3 anos, ele têm uma maior facilidade em compreender os benefícios do Inbound Marketing e como ele pode contribuir para o crescimento do negócio.
Esta mesma visão de criar uma base sólida para alavancar sua receita deve ser compartilhada com toda a empresa. Isso permitirá as melhorias contínuas nas áreas da empresas, não só no departamento comercial e de marketing, mas principalmente na experiência do cliente (atendimento ao cliente, produtos e serviços).
E você, se considera com uma visão de crescimento do negócio? Pensa a curto e a longo prazo? Responda nos comentários. Au revoir.