A tecnologia passou a fazer parte do nosso cotidiano; o comportamento da sociedade mudou e o modo como era visto o ambiente de trabalho também começou a se transformar. Dentro dessas mudanças, o home office tem se revelado como uma alternativa, mas é preciso que as empresas tenham ferramentas que as ajudem a acompanhar as atividades de seus colaboradores. A ideia de arrumar um emprego, trabalhar 8 horas diariamente, folgar no fim de semana, ter um bom salário e ser funcionário na mesma empresa até a aposentadoria não é uma meta da nova geração, que nasceu em meados de 1990 e cresceu com o sentimento imperativo de que precisa experimentar de tudo.
Se para essa geração tudo é transitório, o que faz pode seduzir para relações profissionais duradouras? O que pode ser feito para perenizar seu engajamento? Provavelmente a melhor maneira é fazê-la sentir que pertence àquele lugar, mas ao mesmo tempo é livre.
O home office pode contribuir para o aumento de produtividade
Quando você faz algo de que gosta, você produz mais. Muitas vezes as pessoas não se sentem felizes no trabalho porque as empresas não proporcionam qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Muitos colaboradores procuram empresas que ofereçam flexibilidade, feedback de seu desempenho, relações menos hierárquicas e processos menos burocráticos.
Dentro desse ambiente de mudança, as empresas que estão se modernizando têm mudado o foco de sua atenção para o cumprimento de metas de seus colaboradores, em vez do ponto batido nos horários de entrada e saída. Por exemplo, cada colaborador tem sua meta do mês; depois que é atingida, ele pode realizar outras atividades que beneficiem tanto a empresa como a si mesmos, como estudar para obter um certificado de treinamento ou pesquisar novas ferramentas de trabalho.
Algumas empresas que já se dizem modernas neste formato de metas, na verdade ainda enfrentam um problema: não deixam claro aos colaboradores quais são as suas metas do mês e como acompanharão semanalmente o seu progresso.
O home office também passou a ser um quesito quando um colaborador decide trabalhar para determinada empresa. Hoje em dia, com tantos aplicativos em nuvem, muitas tarefas podem ser realizadas fora do escritório.
As empresas podem se beneficiar ao permitir o sistema de home office, mas precisam identificar as funções e as situações que têm perspectiva de contribuir para o aumento de produtividade.
Vale a análise do trabalho remoto: ele é encarado como um custo extra ou economia para a empresa? Na maioria dos casos, ela deverá oferecer ao colaborador as condições de trabalho necessárias, como equipamentos e ajuda de custo de sua infraestrutura - por exemplo, notebook e internet a cabo.
Lembre de deixar claro ao colaborador que, em certos momentos, ele precisará estar na empresa, seja para reuniões ou para se envolver de forma presencial em projetos junto à equipe interna.
Neste momento em que vivemos grandes mudanças no país, as empresas precisam adotar ferramentas que ajudem seus gestores na comunicação e no acompanhamento das atividades de seus colaboradores, sejam eles remotos ou internos.
É ótimo oferecer aos colaboradores flexibilidade de horário e a possibilidade de trabalhar em casa, mas eles precisam saber que têm o compromisso de entregar resultados e contribuir para o crescimento da empresa.
E você, acha que seus colaboradores estão conscientes de suas metas? Que ferramentas você tem usado para a comunicação e acompanhamento de suas atividades?