Quinta-feira é dia da hashtag #TBT (Throwback Thursday)

Quinta-feira é dia da hashtag #TBT (Throwback Thursday)

Provavelmente você já viu alguém ou alguma marca utilizar a hashtag #TBT em uma quinta-feira e ficou com dúvida quanto ao significado. TBT é a abreviação de Throwback Thursday – traduzido livremente como “de volta à quinta-feira”.

A sigla TBT apareceu pela primeira vez em 2003, no site Urban Dictionary – dicionário online que apresenta termos informais. A proposta do uso dessa hashtag é postar uma imagem nas redes sociais que te traga uma boa lembrança.

Também é comum usar a hashtag #ThrowbackThursday. Quando não é quinta-feira, há quem use apenas o #Throwback.

Desde 2006 é possível encontrar artigos com ar nostálgico postados em blogs às quintas-feiras, por exemplo, sobre tênis. Mas foi em 2011, quando o Instagram permitiu o uso de hashtags, que o termo se popularizou.

Como as marcas podem utilizar a #TBT como forma de engajamento?

Para a marca entrar na brincadeira, precisa encontrar uma foto que represente seu produto ou serviço, seja atrativa, antiga e transmita emoção. Com certeza, se conseguir reunir todos esses atributos, atrairá a atenção do público e conquistará muitos likes.

Confira abaixo exemplos de grandes marcas que souberam usar a hashtag #TBT a seu favor:

Essas postagens provavelmente vão gerar engajamento para as empresas por muito tempo, já que sempre que alguém buscar pelas hashtags como forma de inspiração vai encontrar este conteúdo.

Os exemplos acima são do Instagram, mas o uso de tais hashtags não se limita a essa rede.

Veja o exemplo abaixo da página da banda inglesa Oasis no Facebook, relembrando uma de suas canções mais famosas:

Você tem alguma foto legal para o seu post de quinta-feira com #TBT?

Sobre Angelo Públio

Angelo Públio é Professor Mestre em Design e autor do Play-Driven Design, Metodologia que aumenta a presença online das empresas fazendo consumidores felizes. O resultado é: mais vendas, com menos verba de marketing.

Deixe um Comentário