Curioso exemplo de sinestesia: Coca-Cola bagunça o seu cérebro e faz você ouvir coisas em anúncios impressos. Confira!

Sinestesia significa sentir sensações unidas ou combinadas. Para as pessoas que tem essa condição, por exemplo, os sons têm cores e as palavras têm cheiro.

Para a Julie McDowall, uma sinestésica (pessoal “sensorial”), o nome “Victor” tem o cheiro de “Vicks VapoRub”.

 

Todos nós podemos ser sinestésicos

Um estudo recente sugere que todos nós podemos ter algum tipo e grau de sinestesia, quando o equilíbrio é alterado entre as atividades envolvendo os sentidos.

Um grupo de pesquisadores recrutou 21 pessoas para ficarem em um quarto escuro com os olhos vendados, recebendo estímulos sonoros, como ouvir bipes e as letras do alfabeto sendo pronunciadas. Os participantes precisavam dizer se a letra pronunciada tinha a forma curvada ou simétrica.

Foi entregue uma campainha para que os participantes apertassem se vissem algo inesperado.

50% dos participantes reportaram ver flashes de luz quando bipes barulhentos foram tocado durante o processo.

Os pesquisadores concluíram que o fato das pessoas terem que imaginar as letras para poder determinar a forma, combinado com outros estímulos como os bipes barulhentos que “quebravam” o ritmo, provocavam em alguns deles uma experiência sensorial de “verem” flashes de luzes.

   

Exemplo de sinestesia nos anúncios impressos da Coca-Cola

A agência DAVID The Agency criou uma séria de anúncios impressos para a Coca-Cola com a frase TRY NOT TO HEAR THIS (“TENTE NÃO OUVIR ISTO”), acompanhado de imagens de momentos clássicos de quem consome o refrigerante.

Usando o princípio da sinestesia, os cartazes provocam nos espectadores ouvirem em suas cabeças os sons registrados em nossa memória auditiva dos momentos que consumimos Coca-cola, simplesmente com o recurso visual dos cartazes:

  • o barulho das bolhas efervescendo (espuma) da Coca-Cola quando servimos em um copo

  • o som (“poc”) que faz ao destampar uma garrafa de vidro da coca-cola com um abridor e a tampinha caindo sobre a mesa

  • o barulho da latinha de Coca-Cola ao ser aberta quando se levanta o lacre e rompe a lata

Faça o teste ao olhar as imagens abaixo!

 

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FONTE:

'Listen' To These New Print Ads From Coca-Cola. Acesso em 28 abr 2019.

Synesthesia, por Richard Cytowic. MIT Press. 2018.

Inducing synesthesia in non-synesthetes: Short-term visual deprivation facilitates auditory-evoked visual percepts. Acesso em 28 abr 2019.

We Might All Have Synesthesia, New Study Suggests. . Acesso em 28 abr 2019.