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3 aprendizados que tive em 2019 que recomendo para qualquer pessoa que me perguntar sobre como vender mais com marketing em 2020:

#1. Inbound Marketing

O custo por clique de anúncios online tem ficado cada vez mais caro para alguns segmentos. Por isso, gerar tráfego orgânico por meio de conteúdo ajuda a diluir os investimentos mínimos em mídia paga que precisam ser mantidos.

A produção de conteúdo para Blog sempre será um “Clássico” e você precisa fazê-la. Você pode obter mais retorno de sua estratégia de Inbound Marketing se você “empacotar” o conteúdo do blog em outros formatos.

Daqui pra frente você ouvirá muito se falar em “não é o que você faz, mas é como você faz”. Assim, cada negócio precisa avaliar com que canais (webinar, podcast, YouTube, Instagram, LinkedIn) a equipe de marketing tem mais familiaridade para solidificar a presença, distribuir conteúdo frequente e aumentar a audiência.

#2. WhatsApp para empresas

O uso de WhatsApp no Brasil é muito forte e vejo que muitas empresas B2C tem procurado essa forma de se comunicar com os clientes.

Entretanto, observo que existe um credo popular de que o WhatsApp não se encaixa bem para o B2B. O engraçado é que muitas dessas mesmas pessoas têm procurado (via WhatsApp!) a NA5 solicitando consultoria.

9 de cada 10 pessoas gostariam de trocar mensagem com uma marca.
— Global Mobile Messaging Consumer Report 2016

Faça um teste: se você tiver um atendimento via Chat no seu site, troque-o pelo ícone do WhatsApp. Você notará:

  • aumento na quantidade de atendimentos (conversas);

  • aumento na quantidade de pontos de contatos com os leads/clientes.

WhatsApp funciona para B2C e B2B. Garantido! E você já pode contar com ferramentas que integram o WhatsApp com CRM para ter todas as conversas salvas automaticamente nos históricos de seus leads e clientes.

#3. Automação + Inteligência Artificial

Processos de automação de marketing têm se tornado comuns nas empresas. O exemplo mais simples disso é quando você preenche o formulário em um site e recebe um email automático no seu email.

As equipes comerciais também passaram a adotar recursos de automações de vendas, como fazer uma sequência de follow-up automático para acompanhamento das oportunidades junto aos clientes.

Por exemplo, ao enviar uma proposta comercial, é agendada uma sequência automática de envios de email de follow-up para perguntar ao cliente o que ele achou da proposta, que é cancelada de forma automática caso o cliente responda o email da proposta ou agende um horário com o vendedor.

A inteligência artificial dá uma nova dimensão às automações e faz com que resultados de vendas sejam ainda melhores.

As ferramentas de automações têm oferecido recursos de inteligência artificial como uma forma de se diferenciarem e, com o aumento da oferta, esses recursos têm se tornado, em alguns casos, mais acessíveis.

Eu, no dia-a-dia, uso Inteligência Artificial para selecionar notícias, como forma de me manter atualizado e compartilhar conteúdo relevante nas redes sociais.

Você pode usar ferramentas de marketing com inteligência artificial para realizar funções simples como identificar o melhor horário para disparar email marketing baseado no comportamento dos contatos nos disparos anteriores; e realizar automações sofisticadas baseadas nos resultados do algoritmo de inteligência artificial em vendas, que analisa a probabilidade de fechamento das oportunidades no funil de vendas e as classificam indicando a prioridade de fechamento.

Combinar automação + Inteligência artificial trará novos ganhos para o seu negócio.

Aplicando essas 3 dicas no seu planejamento de marketing de 2020, você maximizará os seus resultados e daqueles que você lidera!

Que você tenha um 2020 surpreendente!

Forte abraço!

Angelo Públio