Você já acessou dois sites diferentes – ou até um mesmo site – e encontrou um conteúdo duplicado neles? Isso infelizmente é bastante comum. Vários “Ctrl+C Ctrl+V de páginas” fazem parte do conglomerado de informações que é a internet.

Algumas vezes essa cópia ocorre como uma boa ação de um editor para divulgar um conteúdo relevante, mas o que ele muitas vezes não se sabe é da punição que está carregando para o SEO.

Vamos, neste artigo, esclarecer os fatos e como resolver as questões de conteúdo duplicado no WordPress utilizando o plugin WordPress SEO by Yoast.

Existe conteúdo duplicado não intencional?

Em alguns casos, o conteúdo idêntico não é uma prática enganosa e pode estar associada a:

  • fóruns de discussões que podem gerar páginas tanto regulares quanto reduzidas, em dispositivos móveis;
  • produtos (principalmente nos e-commerces) exibidos ou relacionados por link por meio de vários URLs distintos;
  • versões de páginas web apenas para impressão.

Apesar disso, em muitas das vezes um mesmo conteúdo se encontra em URLs diferentes intencionalmente, o que caracteriza em conteúdo duplicado e plágio. Quanto mais antiga a data de publicação do conteúdo, maior a probabilidade dele ser o original.

O que ocorre quando os sites de busca encontram conteúdos duplicados?

Quais os benefícios que uma pessoa teria ao encontrar os dez primeiros resultados iguais quando realizar uma busca no Google? Nenhum, não é mesmo?

Por isso, o Google e os outros mecanismos de busca indexam qualquer tipo de informação e a torna disponível para pesquisa.

Quando o Google encontra um mesmo conteúdo em dois sites, ele aplica algoritmos para eliminar a duplicação e limpa os dois (ou mais) resultados repetidos da sua busca. Ou seja, quando um site A tem seu conteúdo copiado e publicado no site B, os sistemas de buscas ao encontrar esses 2 conteúdos, irá tentar eliminar do seu resultado de busca o que ele "achar" que é a cópia. Em caso de dúvida do algoritmo, ele removerá as páginas dos 2 sites do sistema de busca.

Para casos mais complexos de punição, um site inteiro pode ser removido do sistema de busca.

Noindex

A única forma de você não ter problema com os sistemas de buscas é não indexar a página em seu site com o conteúdo duplicado. Por isso, surgiu a metatag noindex (não indexar, em uma tradução livre).

Metatags são instruções colocadas em seu código que fornecem informações sobre seu website para os sistemas de buscas.

Com o plugin WordPres SEO by Yoast instalado, ao adicionar/editar um novo post/página, você terá um box do plugin para realizar a configuração do "noindex" através da aba Avançado.

Adicionar novo post wordpress - SEO Yoast - noindex

Dica: se você copiou algum texto para seu blog como forma de compartilhar um conteúdo interessante, mas percebeu até aqui que o correto é usar o "noindex" e que esse conteúdo gerará visitas de forma orgânica, ele servirá apenas gerar visitas através do compartilhamento nas redes sociais ou ser enviado para os assinantes do seu blog.

Conteúdos duplicados no mesmo site

Algumas vezes o conteúdo duplicado está presente no mesmo site. Eles não precisam necessariamente ser o texto visível da página. Até as tags de títulos e meta-description para cada página são analisadas quanto a existência de duplicidades entre elas.

O título e a meta-description são o que forma os Rich Snippets, que é exibido nos resultados do sistema de buscas.

Rich Snippets

No WordPres SEO by Yoast você observará que para cada página e post criado terá a opção de definir um título e meta-descrição.

WordPress SEO Yoast - Rich Snippets

Snippets duplicados nas páginas de paginação?

É comum os sistemas de buscas identificarem as páginas de paginação como conteúdo duplicado.

As páginas de paginação, por exemplo, são aquelas que listam os artigos do seu blog e têm os links no rodapé: artigos anteriores e artigos recentes. Ao clicar nesses links, você navegará entre as páginas que têm o mesmo meta-description e uma pequena variação no título.

WordPress SEO Yoast - Titulos Metadados

Como detectar um conteúdo duplicado?

Existem algumas ferramentas úteis e gratuitas para a identificação de conteúdos duplicados. Confira:

  • Ferramentas do Google para webmasters: Essa ferramenta pode ser usada para encontrar e identificar títulos e meta tags duplicadas.
  • Screaming Frog SEO Spider Tool: O Screaming Frog pode ser usado grátis para analisar até 500 URLs do seu website. Se seu tive tiver mais do que isso, você pode optar pela versão paga. Diferente das opções que tem no mercado, este é um software que você usa local no seu computador para analisar o seu site, enquanto a maioria das ferramentas que fazem essa análise de SEO são oferecidos como serviços online.
  • Copyscape: Ao fornecer um link, a ferramenta buscará por páginas com trechos duplicados do seu conteúdo na web. Ela também informará o percentual de trechos idênticos e destacará os trechos similares.

Também é possível verificar se um conteúdo está repetido através da pesquisa no Google. Comece buscando pelo seu site no google digitando no campo de busca "site:seusite.com.br". Veja abaixo como seria pesquisando para este site:

Pesquisa Google - Filtro - site:angelopublio.com

Por padrão, o resultado apresentado tem os documentos filtrados automaticamente pelo Google que contém conteúdo idêntico no título, bem como texto do snippets. Só os conteúdos mais relevantes é que são exibidos.

Para que o Google não deixe de emitir nenhum resultado, você deve adicionar "&filter=0" no fim da URL na barra de endereço do seu navegador. Se preferir, utilize essa URL no seu navegador:

https://www.google.com.br/search?q=site:seusite.com.br&filter=0

Atente ao número de páginas exibidas e veja se esse é o número real do seu site. Também vale ir checando os resultados página por página. Preste mais atenção nas últimas páginas, lá que geralmente ficam escondidos os erros. Confira se os títulos e as descrições não são os mesmos.

Como faço para reutilizar um post?

Você tem dois motivos para reutilizar um post seu:

  • Forma de promover um conteúdo que seja muito buscado e tenha a necessidade de ser mencionado novamente no mesmo blog.
  • Compartilhar um conteúdo relevante para distribuição em outros blogs (syndicate).

Atente-se a esse post: “Como resolver o problema do conteúdo duplicado no SEO". Imagine que você achou o assunto pertinente e quer republicá-lo em seu site.

Para republicar em seu site, você deverá ter um título diferente sobre o tema, como: "O conteúdo duplicado e os prejuízos ao SEO”. Para o caso de syndicate, você poderá manter o mesmo título para o outro site.

  1. Copie o conteúdo do post que você quer utilizar (se quiser, você ainda pode usar a mesma foto).
  2. No final do post inclua uma frase que diga o seguinte: Este post foi publicado originalmente no blog Angelo Públio. Nessa mesma nota, você deverá incluir o link original de onde foi publicado o texto.
  3. Edite as configurações avançadas do WordPress SEO da Yoast, selecionando o noindex

Posso copiar e colar conteúdo de outros sites sem autorização?

Não! Você deverá entrar em contato com o site de origem e solicitar autorização para o "syndication".

Identifiquei um site que copiou meu conteúdo. O que eu faço?

Caso outra pessoa tenha publicado um conteúdo igual ao seu e você tenha descoberto pelas técnicas citadas acima, você primeiro deverá tentar ligar ou enviar um e-mail ao proprietário do site e tentar resolver o problema, podendo acionar ou não um advogado para esse conversa.

Outra forma de resolução do problema é acessar o Ferramentas do Google para webmasters e fazer a Denúncia de Spam o site que copiou o seu texto. Se o próprio Google tiver identificado a duplicidade de conteúdo, a ação pode inclusive já ter sido tomada.

Conclusão

É extremamente necessário resistir à tentação de copiar um conteúdo por completo. Se você o tiver achado interessante, utilize um trecho e não se esqueça de citar a fonte.

Também evite a cópia do seu próprio conteúdo, sem considerar as orientações para o syndication. Afinal: não é porque você criou um texto bem interessante e que gerou grande repercussão que vai colocá-lo em vários lugares do site ou republicá-lo algum tempo depois.

Esse assunto precisa ser bem debatido, já que muitos que duplicam não sabem do erro que estão cometendo. O meu próprio blog teve um conteúdo duplicado de forma expontânea e até fui avisado sobre a repostagem, mas provavelmente essa pessoa não sabia das consequências negativas para seu blog e para o meu. Tem que usar o noindex e citar a fonte. Fica aí o recado!

Você sabia sobre os malefícios do conteúdo duplicado em seu site? Já passou por essa situação? Conte sua experiência nos comentários!