Um restaurante, por ter uma relação com o desejo do consumidor, se souber trabalhar isso estrategicamente no seu marketing, conseguirá crescer o seu negócio com a melhor mídia: o boca-a-boca.
Quando se trata de gastronomia, nos grandes centros urbanos é comum ver o conceito Hi-Lo – abreviação de High and Low, termo em inglês usado no mundo da moda, que significa mesclar o luxuoso com o simples. Você encontra desde um prato simples em um restaurante sofisticado, como também em uma mesma rua que tem um restaurante sofisticado possivelmente você encontrará um fast-food.
Na maioria das vezes, um fast-food está mais lotado, com preços mais acessíveis, clientes dispostos a dedicarem pouco tempo para alimentarem-se e uma operação rápida no caixa pela oferta de combos.
Já um restaurante, tem como objetivo oferecer uma experiência gastronômica para clientes com maior disponibilidade de tempo, com pratos complexos e saborosos ou mesmo simples, mas com o seu ambiente e seus drinks elaborados de forma a completar este momento.
Quero compartilhar com você 10 dicas de marketing para o seu restaurante fazer um buzz para as pessoas certas, no lugar certo. Continue lendo e você vai entender do que estou falando.
Decida quem apreciará a sua comida
Antes de começar a usar o marketing, você precisa estabelecer um público-alvo, mas isso não se limita a pensar “eu sirvo comida japonesa, então meus clientes são aqueles que gostam dessa culinária”.
A faixa etária é a principal característica, se for um público mais jovem a abordagem pode ser mais informal, pense em uma decoração mais atrativa e original, até a luz precisa ser boa, já que a maioria dos jovens adoram fotografar o seu prato, enquanto se tratar com um público mais velho é melhor ter uma linguagem mais formal e um aspecto de um restaurante mais tradicional.
Lembre-se também de adequar os valores para o tipo de público que você quer conquistar e veja quais são os restaurantes concorrentes que esses clientes frequentam.
Seja o diferente
Muitas vezes você ouve que aquele restaurante novo X tem um drink diferente, enquanto o restaurante Y tem uma sobremesa exclusiva. E o seu restaurante, o que oferece de diferente?
A maioria das pessoas procuram restaurantes que ofereçam algo novo, diferente e que seja exclusivo. Pode ser desde uma receita de um Chef conceituado até uma inovação tecnológica. Por exemplo, o restaurante Bob Bob Ricard, em Londres (UK), oferece aos seus clientes que peçam champagne apertando um botão na mesa; ou o Restaurante Emiliano, na região do Jardim Paulista (SP), que tem opções de refeições diferenciadas e que, além da decoração moderna, oferece também um brunch completo, considerado um dos melhores da cidade pela FourSquare.
Use a criatividade
Datas comemorativas existem e você precisa aprender a utilizá-las bem. O seu restaurante pode ser focado em culinária italiana, asiática, francesa, mas com a criatividade você pode transformar o cardápio e o ambiente para ele se adequar ao Natal, Ano Novo, Carnaval e até mesmo às finais dos campeonatos de futebol.
Um dos exemplos é na Festa Junina, você pode promover um arraial em uma data para os seus clientes aproveitarem as festividades e no Natal você pode desenvolver um prato que se adeque às comidas natalinas.
Uma forma também de divulgar o seu restaurante é participando e realizando feiras, como é o caso da Burguer Fest, da qual grandes hamburguerias de São Paulo participam, ou então fazer como o restaurante Le Manjue, que quase todos os sábados proporciona uma feira orgânica.
As redes sociais são as suas melhores amigas
Atualmente é por meio do Facebook e Instagram que sabemos das principais novidades de marcas que gostamos.
Procure sempre publicar o que tem a ver com o seu público alvo e não esqueça de promover mudanças no cardápio, na decoração, pratos, promoções limitadas, eventos e outras informações que julgue interessante.
Esteja também sempre antenado com o que acontece no mundo que você consegue relacionar com o seu restaurante. A última febre foi o The Mannequin Challenge, onde as pessoas ficavam estáticas e uma pessoa usando câmera de celular percorria o ambiente entre elas.
Evite se envolver com questões polêmicas, isso pode trazer uma visão ruim do seu restaurante.
Faça da comida o seu conteúdo
Além das redes sociais, você deve investir em um blog com referências e conteúdos de qualidade que tenham relação com o restaurante e o lifestyle dos seus clientes.
As pessoas adoram receitas. Aproveite para publicá-las, oferecer dicas sobre nutrição, benefícios dos alimentos e indicar points turísticos que tenham uma identidade com o seu negócio.
Mais do que nunca, é hora de investir em vídeo. A comunicação audiovisual está crescendo cada vez mais, você pode criar um canal no YouTube, mas se ainda não se sente preparado, você pode criar pequenos vídeos com até 60 segundos para compartilhar no Facebook e Instagram. Outra opção é utilizar o Instagram Stories ou, se você atende um público bem jovem, o Snapchat.
Fique atento aos detalhes
Não adianta fazer todas essas dicas citadas acima e quando o seu cliente chegar se decepcionar com algum aspecto. Claro, que a comida precisa ser excelente, mas o atendimento também é primordial.
Aperfeiçoe o atendimento dos seus funcionários criando um guia visual com instruções dos procedimentos determinados pelo gerente de qualidade.
Oriente todos da equipe a ficarem atentos à higiene e limpeza, para evitar qualquer reclamação.
Escolha músicas adequadas à experiência que você quer propiciar. Se for um restaurante, procure o volume ideal não atrapalhar a conversa dos clientes, mas se o seu público quer agito, bom, você já sabe que precisa tratar esse assunto com prioridade.
Se o cliente sentir que está em um ambiente agradável, sendo bem atendido e saboreando uma boa comida, com certeza voltará.
Trate os seus clientes como se fossem de casa
Mais do que um bom atendimento com funcionários simpáticos, eles precisam ser atenciosos e tratar os clientes como se já os conhecessem. Isso fará com que os clientes sintam uma familiaridade com o restaurante.
Oriente os seus funcionários a perguntarem o nome do cliente, para chamá-los pelo nome com a devida saudação (Sr., Sra., etc). Explique aos seus funcionários que é importante fazerem um esforço para lembrar o nome do cliente, permitindo na próxima vez que o cliente retornar ao restaurante, ser recebido de uma forma mais íntima.
Qualquer problema que surgir ou ajuda que os clientes precisarem, os funcionários têm que serem prestativos ao máximo.
Um exemplo comum, é quando uma mãe chega com uma criança de colo, não espere que ela peça uma cadeira para a criança, adiante isso o mais rápido possível. É muito frequente os clientes procurarem uma tomada para carregar seus smartphones e seu funcionário pode ficar atento se algum cliente estiver segurando um carregador móvel.
Influenciadores são o novo marketing
Principalmente se o seu restaurante deseja atrair pessoas mais jovens, você deve saber quem são os principais digitais influencers do momento, que podem ser atores, músicos, blogueiros, YouTubers e até mesmo os Instagramers – novo termo para quem trabalha com Instagram.
Convidar os digitais influencers para conhecerem o seu restaurante, pode ser uma maneira de obter um marketing espontâneo. Você pode começar uma aproximação ao seguí-los pelo perfil do restaurante no Instagram e Twitter, ou mencionar os seus perfis em uma publicação. Com certeza os influenciadores e os seus seguidores ficarão curiosos com a sua tática.
Realize anúncios por geolocalização
Você pode realizar anúncios online utilizando geolocalização. Essa dica é valiosa para quem quer despertar a curiosidade de pessoas que estão trafegando próximo do restaurante e estão navegando nas redes sociais.
Você pode oferecer uma cortesia nesses anúncios, como uma sobremesa ou um café, como forma de ser ainda mais atraente na sua oferta.
Se preferir não fazer promoções, utilize um conteúdo sensorial, com fotos espetaculares dos seus pratos sendo comidos, no melhor do estilo food porn. Divulgar fotos de celebridades no seu restaurante, também é uma forma de atrair a atenção em publicações patrocinadas nas redes sociais.
Por fim, agradeça e sugira uma avaliação do restaurante
Oriente os seus funcionários que ao notarem clientes satisfeitos, sugiram que avaliem o seu restaurante em sites como TripAdvisor. Você pode criar um flyer para oferecer a estes clientes no momento que eles solicitarem o fechamento da conta.
E você, pode deixar uma dica de marketing para a nossa lista? Au revoir.